Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    este liveblog vai termina aqui. Obrigado por nos ter acompanhado. Pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 num novo liveblog ao longo desta terça-feira.

    Perto de 800 mil infetados no mundo. Políticos voltam a reunir com especialistas a pensar na prorrogação do estado de emergência

  • IADE desenvolve e produz 960 viseiras e vai doá-las a quatro hospitais

    A Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE), em Lisboa, desenvolveu equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde e para os profissionais que têm de garantir serviços indispensáveis e de atendimento ao público, no âmbito das medidas de combate à propagação da infeção por Covid-19.

    A escola desenvolveu de raiz um projeto de design e produção de viseiras que contribuem, com segurança, para a proteção e minimização da propagação do vírus. “As viseiras do IADE são de fácil utilização e reutilizáveis. Desenvolvidas com os materiais policarbonato transparente 0.75mm, PLA e elástico náutico, a sua produção assenta, principalmente, na tecnologia de corte a laser e com recurso à impressão 3D, o que permite uma maior produção num curto espaço de tempo”, pode ler-se em comunicado.

    Em dois dias, a equipa desenvolveu 360 viseiras, enquanto outras 600 estão a ser produzidas em parceria com a empresa de produção digital Ondagrafe. Num total de 960 unidades, as viseiras serão doadas aos hospitais Beatriz Ângelo, Santa Maria, Amadora Sintra e Estefânia.

  • A Grande Pirâmide de Gizé iluminou-se: "Fiquem em casa. Fiquem em segurança"

    A maior das Pirâmides de Gizé, no Egito, iluminou-se esta segunda-feira à noite. Através de projeções, pôde ler-se: “Fiquem em casa. Fiquem em segurança. Obrigado aos que nos mantêm seguros”.

    A Grande Pirâmide de Gizé iluminou-se: “Fiquem em casa. Fiquem em segurança”

  • FNE quer adiar exames nacionais para setembro e cancelar provas de aferição

    Os exames nacionais devem ser adiados para setembro e as provas de aferição e as provas nacionais de 9.º ano devem ser canceladas. A sugestão é da FNE, a segunda maior confederação de sindicatos de professores do país. Também a Fenprof, liderada por Mário Nogueira, já tinha sugerido a suspensão das provas de aferição do básico e o adiamento dos exames do secundário, para setembro ou início de outubro.

    Esta segunda-feira, a FNE, liderada por João Dias da Silva, reforça um pedido que também foi feito por confederações de pais e de diretores. “Entende-se que no presente ano letivo não devem realizar-se nem as provas de aferição, nem os exames de 9.º ano, e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro, pese embora com consequências para um deslizamento da data de início do próximo ano letivo ou do acesso ao ensino superior”, lê-se no comunicado enviado às redações.

    FNE quer adiar exames nacionais para setembro e cancelar provas de aferição

  • Outro surto no Outono? "É provável", diz Fauci

    Ainda durante o briefing da Casa Branca, é agora Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, que fala. À pergunta dos jornalistas sobre a possibilidade de um novo surto de coronavírus no Outono, Fauci responde ser “provável”.

    “Na verdade, antecipo que é exatamente isso que vai acontecer”, disse, embora frisando que nessa altura, seria “um jogo completamente diferente”, já que haveria maior capacidade de detetar casos e cadeias de transmissão. Para além disso, frisou, há uma vacina “em andamento”.

  • Parlamento discute 65 iniciativas em 27 minutos na quinta-feira

    A Assembleia da República discute em 27 minutos, na quinta-feira, 65 iniciativas, entre uma proposta de lei do Governo, projetos de lei e resoluções de todos os partidos com medidas para responder à pandemia da Covid-19.

    Lusa

  • 200 mil mortes nos Estados Unidos? Para Deborah Birx, esse é o melhor cenário possível

    A especialista da Casa Branca pinta um quadro negro para os Estados Unidos: 200 mil mortes são o melhor cenário possível, 2 milhões o cúmulo a que o país pode chegar se não forem tomadas as medidas necessárias.

    200 mil mortes nos Estados Unidos? Para Deborah Birx, esse é o melhor cenário possível

  • Chineses não estão a conseguir pagar os cartões. Crédito malparado aumentou 50% no país

    Os chineses não estão a conseguir pagar os cartões de crédito. Com o desemprego e o abrandamento da economia, estimam-se quebras recorde no lucro dos bancos. O flagelo poderá afetar outros países.

    Chineses não estão a conseguir pagar os cartões. Crédito malparado aumentou 50% no país

  • Profissionais do Hospital de Alcobaça em isolamento

    Vários profissionais do Hospital de Alcobaça encontram-se em isolamento profilático por terem contactado com um médico a trabalhar no serviço de urgência básica e que testou positivo para Covid-19, informou hoje o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

    De acordo com o CHL foram também já identificados os doentes que estiveram em contacto com aquele profissional e será efetuada pela autoridade de saúde local a avaliação do nível de risco, para posterior despiste de uma possível infeção e monitorização da situação clínica.

    Lusa

  • Trump. Dificilmente haverá uma ordem para o país ficar em casa

    É “bastante improvável” que os Estados Unidos ordenem aos seus cidadãos que não saíam de casa. No entanto, Donald Trump admite que os diferentes estados possam continuar a emitir ordens nesse sentido, já que a pandemia não está a afetar o país de forma igual.

    O presidente norte-americano assumiu que o Governo discutiu esse assunto, mas afasta o cenário — é “bastante improvável neste momento”, até porque seria muito “difícil” de aplicar e “não é algo que a administração queira fazer”.

    Durante o briefing nos jardins da Casa Branca, Trump anunciou também que a FDA aprovou um equipamento capaz de desinfetar máscaras N95, o que permitirá a sua reutilização. “Esta máquina consegue desinfetar até 120 mil máscaras por dia. Imaginem isso. Cada máquina pode desinfetar 120 mil máscaras por dia. Será como ter uma máscara nova. E pode ser usada até 20 vezes por cada máscara.”

    O presidente disse ainda que há duas máquinas em Ohio, uma em Nova Iorque e que outras serão enviadas para Seattle e Washington, DC. Sobre ventiladores, disse estar convicto de que cada norte-americano que precisar de um, terá o seu.

  • Ryanair avança com 'lay-off' em Portugal a partir de 1 de abril

    A Ryanair vai avançar com o ‘lay off’ simplificado, considerando o recurso à medida “indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho”, de acordo com informação enviada aos sindicatos pela sucursal em Portugal.

    Segundo a comunicação aos sindicatos relativamente à aplicação da medida de ‘lay-off’ simplificado (que permite a redução temporária do período normal de trabalho ou a suspensão de contrato de trabalho), “a empresa manterá uma disponibilidade de trabalho mínima para assegurar alguns serviços administrativos e manutenção de tarefas essenciais, mas naturalmente aplicará a medida de suspensão à maioria dos seus trabalhadores e a redução de horário de trabalho a quase todos os demais”.

    “Prevemos que esta medida possa ter a duração de dois meses, sendo que a empresa tudo fará para encurtar este período, iniciando-se previsivelmente no dia 01 de abril de 2020”, refere a mesma comunicação aos sindicatos, no dia em que os trabalhadores começaram a ser notificados.

    Lusa

  • Próximos 30 dias são vitais, diz Trump. "Um milhão de norte-americanos foram testados"

    Os próximos 30 dias vão ser cruciais para conseguir achatar a curva da pandemia nos EUA, diz Donald Trump aos jornalistas, durante o briefing na Casa Branca. “Todos temos um papel a desempenhar para ganharmos esta guerra”, acrescentou. “Este é o nosso dever patriótico. Temos tempos desafiantes pela frente durante os próximos 30 dias. (…) E são 30 dias vitais, estamos a pôr tudo em jogo.”

    O presidente dos EUA anunciou também que 1 milhão de pessoas já foram testadas no país. “Hoje atingimos um marco histórico na nossa guerra contra o coronavírus. Mais de 1 milhão de americanos foram testados — mais do que em qualquer outro país até agora”, disse Trump.

    Durante o briefing foi anunciado que os EUA estão a testar 100 mil amostras por dia, “um nível a que nenhum outro país chegou”.

  • Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

    As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela Covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia de Covid-19.

    “A celebração de cultos religiosos ou cerimónias fúnebres civis é adiada até ao final do estado de alerta”, que prevê o isolamento geral da população, pelo menos até 11 de abril, explicita o decreto-lei publicado hoje, citado pela agência France-Presse.

    Lusa

  • Festas de São João de Braga canceladas

    A edição de 2020 das Festas de São João de Braga foram, esta segunda-feira, canceladas. A associação responsável pela organização garante que as festividades populares regressarão em 2021, mas também promete adaptar a celebração deste ano. “Apesar desta adversidade, tudo faremos para no dia 24 de junho assinalar, da forma mais adequada, o dia de São João”, lê-se em comunicado.

    O destino das festas populares do mês de junho permanece em aberto. A 12 de junho, manda a tradição que Lisboa celebre o Santo António noite dentro. A 23 do mesmo mês, é no Porto (entre outras localidades do país) que o São João sai à rua. Ambos os momentos juntam centenas de pessoas nas ruas.

  • Ford vai produzir 50.000 ventiladores durante os próximos meses

    A marca de automóveis Ford anunciou que vai produzir 50 mil ventiladores durante os próximos 100 dias (aproximadamente três meses), numa fábrica no estado norte-americano do Michigan. O modelo em causa foi cedido pela Food and Drug Administration (FDA) e destina-se a tratar a maioria do pacientes com Covid-19. Os aparelhos funcionam através da pressão do ar e não necessitam de eletricidade.

  • Só os privados fazem mais de dois mil testes por dia à Covid-19

    Os laboratórios privados com quem o Estado possui acordos estão a realizar entre dois a três mil testes por dia à Covid-19, segundo informação obtida pelo Observador. Um número que, mesmo assim, fica àquem da procura, que chega a ser “quatro a cinco vezes superior“. “As chamadas não param”, foi ainda avançado ao Observador. Os testes realizados mediante a apresentação de requisição médica do Serviço Nacional de Saúde são gratuitos para o utente mas são cada vez mais as instituições de saúde privada a prescrevê-los, o que, nestes casos, tem custos associados. O que, segundo o Observador sabe, não parece afastar os portugueses.

    Já esta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, referiu que os laboratórios públicos e privados têm mantido o ritmo de mais de “1000 testes por dia” e que foram feitos, (até 25 de março) 36.677 testes à covid-19. Dados que não refletem o aumento exponencial da procura desde o primeiro dia que começaram a abrir, em todo o país, dezenas de centros de testes da covid-19, a maior parte dos quais parcerias entre laboratórios privados, câmaras municipais e autoridades regionais de saúde.

  • Sindicato confirma: TAP pretende aderir ao regime de lay-off por três meses, a partir de abril

    A TAP vai pedir adesão ao lay-off para evitar despedimentos. Sindicato confirma: “Vai pedir o lay-off para os próximos 3 meses”. Fonte da TAP diz que só oficializam depois de notificar trabalhadores.. Leia mais aqui:

    TAP deverá aderir ao regime de lay-off. Ainda nenhum trabalhador foi informado

  • Cardeal próximo do Papa Francisco testa positivo

    O cardeal-vigário da diocese de Roma testou positivo para o novo coronavírus, no que é o primeiro caso de um cardeal próximo do Papa Francisco a ser infetado.

    Segundo um comunicado da diocese, Angelo De Donatis, de 66 anos, foi hospitalizado com febre no hospital Gemelli, na capital italiana, encontrando-se estável e a receber tratamento antivírico. “Também eu estou a viver esta provação, estou sereno e confiante”, relata o cardel-vigário, solidarizando-se com o “sofrimento” dos doentes.

    O cardeal esteve em contacto com o Papa Francisco nas últimas semanas, mas não pessoalmente.

    Lusa

  • Vírus mata 36.674 pessoas e infeta quase 760 mil em todo o mundo

    A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 36.674 pessoas em todo o mundo desde seu surgimento em dezembro na China, de acordo com um balanço da agência a AFP, às 19h desta segunda-feira, a partir de fontes oficiais dos países.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, mais de 757.940 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 184 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.

    Lusa

  • Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês subsequente

    Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, prevê a proposta que cria um regime excecional de proteção aos inquilinos.

    O diploma, que será esta semana discutido e votado no parlamento, contempla regras específicas para as rendas não habitacionais e salvaguarda também a situação dos senhorios que possam ficar em situação de carência económica pela falta de pagamento das rendas dos seus inquilinos.

    Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês subsequente

1 de 8