A plataforma de alojamento local Airbnb tem 250 milhões de dólares (cerca de 228 milhões de euros) para compensar os anfitriões pelas perdas por cancelamentos relacionados com a pandemia de Covid-19, foi esta terça-feira divulgado.

De acordo com uma carta do presidente executivo da Airbnb, Brian Chesky, aos anfitriões, por cada cancelamento relacionado com a Covid-19 com “check-in” previsto para entre 14 de março e 31 de maio, a empresa devolverá 25% da taxa normal de cancelamento. Com esta política, “os hóspedes com reservas feitas em ou antes de 14 de março poderão ainda cancelar e receber um reembolso normal ou crédito de viagem equivalente a 100% do que pagaram”, de acordo com a empresa.

A plataforma criou ainda um fundo para os “super anfitriões” no valor de 10 milhões de dólares (cerca de 9,1 milhões de euros), direcionado para quem “aluga a sua casa e precisa de ajuda a pagar a sua renda ou hipoteca” e também para anfitriões de longa duração “que estão a tentar pagar as contas”.

A partir de abril, os anfitriões podem candidatar-se a fundos até 5 mil dólares [4.560 euros] que não necessitam de ser pago de volta”, detalha a missiva.

A Airbnb está também a criar uma plataforma de apoio dos hóspedes aos anfitriões, detalha a proposta, e nos Estados Unidos está a trabalhar com o governo de forma a garantir acesso a fundos, empréstimos e assistência no desemprego.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR