Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este artigo liveblog, que foi criado para acompanhar a atualidade sobre a Covid-19 no domingo, 5 de abril, é encerrado por aqui.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação. Muito obrigado por nos ter acompanhado.

    China diz ter menos de 1.300 infetados no país

  • EUA vão fazer ensaio clínico à hidroxicloroquina

    O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, está a falar na conferência de imprensa e confirmou que 3 mil doentes com Covid-19 num hospital da cidade de Detroit vão participar num ensaio clínico para testar a eficácia da hidroxicloroquina no combate à infeção.

  • Covid-19 já matou 68.125 pessoas e infetou mais de 1,2 milhões

    A pandemia do novo coronavírus já matou 68.125 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1,2 milhões desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 20h deste domingo, através de fontes oficiais dos vários países.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, mais de 1.244.740 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 191 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China. A AFP alerta, contudo, que o número de casos diagnosticados reflete atualmente apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

    Entre esses casos diagnosticados, hoje, pelo menos 238.800 são considerados curados pelas autoridades de saúde.

    A Europa totalizava às 20h de domingo 49.137 mortes, para 664.514 casos, os Estados Unidos e Canadá 9.477 mortes (339.442 casos), a Ásia 4.192 mortes (118.570 casos), o Médio Oriente 3.794 mortes (76.082 casos), a América Latina e Caribe 1.053 mortes (30.539 casos), África 431 mortes (8.921 casos) e a Oceânia 41 mortes (6.675 casos).

    Este balanço foi realizado com dados recolhidos pela AFP junto das autoridades nacionais competentes dos vários países e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Agência Lusa

  • EUA querem proibir passageiros de navios de cruzeiro de viajar pelo país

    O Governo dos EUA está a preparar legislação no sentido de proibir que os passageiros e as tripulações dos navios de cruzeiro que atraquem no país embarquem em voos domésticos e viajem para outros locais dos EUA, de acordo com a CNN. Todas as pessoas que desembarcarem de um navio cruzeiro, de acordo com essa legislação, devem estar duas semanas em isolamento assim que saírem do navio.

  • EUA com mais de 335 mil casos e mais de 9.500 mortes

    Os dados da Universidade Johns Hopkins mostram que o número de infetados nos EUA é atualmente de 335.524. Até agora, registaram-se 9.562 mortes no país. 17.266 pessoas já recuperaram da infeção.

  • EUA já testaram 1,67 milhões de pessoas

    Donald Trump diz que já foram feitos 1,67 milhões de testes nos Estados Unidos — “mais do que qualquer outro país conseguiu fazer” — e anuncia que, neste momento, em 50 estados e territórios dos EUA já foi declarado o estado de desastre.

    O Presidente dos EUA diz ainda que o país encomendou 29 milhões de doses de hidroxicloroquina, um medicamente para a malária que Trump acredita ser eficaz no tratamento da Covid-19.

    Trump e especialista em doenças infecciosas discordam em direto na TV

    Vários especialistas já disseram que não há evidência científica que comprove que este medicamento é eficaz para o tratamento da Covid-19, mas Donald Trump tem insistido que acredita que “não há nada a perder”. Depois de promover o medicamento, Trump acrescentou: “Mas que sei eu? Não sou médico”.

  • Donald Trump deseja as melhoras ao "grande amigo" Boris Johnson

    O Presidente dos EUA já está a dar uma conferência de imprensa na Casa Branca e começou por desejar as melhoras ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, hospitalizado esta noite com Covid-19. “É um grande amigo meu. Tenho a certeza de que vai ficar bem, é um homem forte, uma pessoa forte”, disse Trump.

  • Trump dá conferência de imprensa esta noite

    O Presidente dos EUA, Donald Trump vai dar uma conferência de imprensa dentro de alguns minutos, segundo um anúncio feito há momentos no Twitter. Trump esteve reunido durante esta tarde com a equipa governamental que está a liderar o combate à Covid-19 nos EUA — o país com mais casos de infeção confirmados até agora.

    Esta tarde, Trump já tinha ido ao Twitter deixar um comentário sobre a doença. “Estamos a aprender muito sobre este inimigo invisível. Ele é duro e inteligente, mas nós somos mais duros e mais inteligentes”, escreveu Trump.

  • ABC destaca Corvo, "a ilha dos zeros contagiados"

    “A nona e mais remota ilha dos Açores assenta sobre um antigo vulcão, num meio rural com aspeto extraterrestre. Afastados, muito afastados. A 2.000 quilómetros de Lisboa, ali sobrevivem nas suas casitas de pedra os pouco mais de 400 habitantes do último reduto de Portugal da Europa”. É desta forma que o ABC apresenta a ilha do Corvo, destacada pelo jornal espanhol por não ter qualquer caso de novo coronavírus (nos Açores são agora 67, mais um do que ontem) numa altura em que meio mundo se encontra em regime de isolamento.

  • Indianos fazem vigília pelas vítimas do novo coronavírus

    Milhares de indianos em vários pontos do país acenderam velas ao cair da noite, nas varandas ou à porta de casa, pelas vítimas do novo coronavírus. A iniciativa surgiu de um desafio lançado no início desta semana pelo primeiro-ministro, Narendra Modi, que pediu que, às 21h locais, se acendessem luzes durante nove minutos em sinal de solidariedade.

    Modi disse que era importante que cada indiano soubesse que não está sozinho na luta contra a doença, que já vitimou 99 pessoas. Na Índia, onde foi decretado o isolamento obrigatório e o fecho dos estabelecimentos comerciais, existem 3.588 casos confirmados.

    (Ajay Aggarwal/Hindustan Times via Getty Images)

    (Sameer Sehgal/Hindustan Times via Getty Images)

  • Haiti confirma primeira morte pelo novo coronavírus

    O Haiti confirmou este domingo a primeira vítima mortal por Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde. Até ao momento, existe 21 casos confirmados no país.

  • Em Espanha, 12 profissionais de saúde morreram com Covid-19

    Dez médicos, uma enfermeira e um auxiliar morreram em Espanha depois de terem contactado com doentes infetados com o novo coronavírus. De acordo com o El País, há pelo menos 12.300 profissionais de saúde com Covid-19, o que corresponde a 15% dos casos confirmados.

  • Governo espanhol aceita lay-off de FC Barcelona, Espanyol e Alavés

    O governo espanhol aceitou hoje os pedidos de lay-off de FC Barcelona, Espanyol e Alavés para fazer face às dificuldades económicas provocadas pela pandemia de Covid-19, noticia a Efe.

    O Ministério do Trabalho, Migrações e Segurança Social de Espanha autorizou o ERTE (Expediente Temporário de Regularização de Emprego) dos respetivos plantéis principais de futebol, que estão em confinamento e distanciamento social após a suspensão das competições. Paralelamente, os clubes podem fazer acordos individuais com os planteis.

    Segundo adianta a Efe, a direção de La Liga estima que estas medidas vão ajudar os clubes a sofrer um impacto financeiro menor.

    A imprensa espanhola dá conta de que o Atlético de Madrid, que no último verão pagou 120 milhões de euros pelo português João Félix, também espera ver aprovado o seu pedido de ERTE nos próximos dias.

    Agência Lusa

  • Cabo Verde vai receber apoio de especialistas cubanos

    O ministro da Saúde cabo-verdiano anunciou hoje que especialistas cubanos vão reforçar o tratamento a doentes com covid-19 no arquipélago e que dentro de duas semanas o número de ventiladores disponíveis mais do que duplicará, para 12o.

    O governante acrescentou que durante o dia de segunda-feira será fechado com o Ministério da Saúde de Cuba o acordo para o apoio de uma brigada de especialistas cubanos a Cabo Verde, após pedido das autoridades cabo-verdianas. “Cuba já respondeu, mostrou a disponibilidade para cooperar e ajudar. Os pormenores desse eventual acordo, protocolo, serão discutidos amanhã [segunda-feira]”, afirmou Arlindo do Rosário.

    Cabo Verde tem atualmente casos de covid-19 confirmados nas ilhas da Boa Vista (4), de Santiago (2) e de São Vicente (1). Um dos casos da ilha da Boa Vista, um turista inglês de 62 anos, acabou por morrer.

    Agência Lusa

  • Tigre em jardim zoológico de Nova Iorque testa positivo para Covid-19

    Um tigre num jardim zoológico do Bronx, em Nova Iorque, testou positivo para a presença do coronavírus, confirmou um porta-voz daquele zoo à agência Reuters. É o primeiro animal a testar positivo para a Covid-19 nos Estados Unidos — e o primeiro tigre em todo o mundo.

    O tigre em questão é uma fêmea de quatro anos de idade, com o nome Nadia. O animal tem tido tosse seca e está em recuperação, sublinhou o jardim zoológico, que afirmou ter testado o tigre por precaução. “Vamos garantir que todo o conhecimento que obtivermos sobre a Covid-19 vai contribuir para o entendimento continuado a nível mundial deste novo coronavírus.”

    Tigre num jardim zoológico de Nova Iorque testou positivo para a Covid-19

  • 23 colaboradores da Fundação de Serralves foram dispensados. Administração “não faz comentários”

    Este domingo, 23 educadores do Serviço Educativo Artes da Fundação de Serralves, “no regime de colaboradores externos em permanência”, escreveram uma carta aberta a Isabel Pires de Lima, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, reivindicando os seus postos de trabalho, uma vez que foram suspensos devido à suspensão da programação, pela atual crise pandémica.

    23 colaboradores da Fundação de Serralves foram dispensados. Administração “não faz comentários”

  • Hospital cabo-verdiano alvo de inquérito por “falhas” na receção de uma doente

    O Governo cabo-verdiano anunciou hoje um inquérito às “evidências” de “falhas” na receção de uma doente com sintomas de covid-19, posteriormente confirmados, no Hospital Dr. Batista de Sousa, Mindelo, já com vários profissionais de saúde em quarentena.

    “Terá havido falhas na condução do processo. Manda a verdade e o sentido de compromisso com a saúde dos cabo-verdianos e das cabo-verdianas que essas falhas sejam devidamente apuradas e que, naturalmente, sejam assacadas as devidas responsabilidades. Mandarei instaurar, pois, um inquérito para apuramento de todos os factos”, anunciou, em conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

    As autoridades cabo-verdianas receiam que este caso de Covid-19 — uma cidadã chinesa, de 56 anos –, confirmado na sexta-feira, o primeiro na ilha de São Vicente (Mindelo) e o sétimo em todo o país, seja o primeiro de transmissão comunitária, não sendo ainda clara a fonte de infeção. Com a confirmação deste caso, o ministro revelou que mais de uma centena de pessoas já foram colocadas em quarentena na ilha de São Vicente, das quais 86 em casa e as restantes em hotéis e espaços de isolamento, todos relacionados ou contactantes com a doente de nacionalidade chinesa, conforme estudo epidemiológico em curso.

    Cerca de duas dezenas são profissionais de saúde de uma clínica privada local e do Hospital Dr. Batista de Sousa, incluindo o médico que, por duas vezes, recebeu a doente nas urgências da unidade hospitalar e que “apresenta sintomas respiratórios”, indicou o ministro.

    As amostras aos casos suspeitos de São Vicente chegam hoje à Praia, para análise laboratorial, devendo os resultados do despiste à Covid-19 ser conhecidos durante o dia de segunda-feira. Entretanto, o hospital do Mindelo está a ser reforçado com meios técnicos e humanos. “A minha confiança nos profissionais de saúde, e particularmente os de São Vicente, não ficou minimamente abalada. Mas o meu maior compromisso, que assumi como ministro da Saúde e da Segurança Social, é o compromisso com a segurança e a saúde dos cabo-verdianos e das cabo-verdianas”, disse o ministro Arlindo do Rosário.

    Agência Lusa

  • Ovar registou hoje mais um doente recuperado

    O presidente da Câmara de Ovar, município em cerco sanitário desde 17 de março devido à Covid-19, anunciou que a lista local de recuperados passou hoje de cinco para seis pessoas, o que encara como “uma extraordinária notícia”.

    Nesse concelho do distrito de Aveiro, com 148 quilómetros quadrados e cerca de 55.400 habitantes, a autarquia registava hoje um total de 407 casos de infeção, mantendo os 16 óbitos e referindo agora seis recuperações.

    Num vídeo enviado aos jornalistas e publicado nas redes sociais, Salvador Malheiro afirma: “No nosso hospital de Ovar fizemos um segundo teste, negativo, a um infetado que foi confirmado há algumas semanas”. Começa assim a crescer o número de doentes “recuperados de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde”, que só valida uma cura após o sujeito em causa ter obtido dois testes com resultado negativo num intervalo de 48 horas.

    Para o presidente do município em estado de calamidade pública, isso confirma a tendência a que já se tinha referido no sábado, quando afirmou que, no gráfico sobre a evolução local da doença, “a curva de novos infetados estava a decrescer”.

    Quanto ao pedido de esclarecimento que os deputados socialistas da Assembleia Municipal de Ovar dirigiram ao executivo do PSD também no sábado, exigindo saber porque é que as unidades locais da Bosch e Lanema têm permissão para laborar apesar de o cerco sanitário proibir atividade não-essencial no concelho, a resposta da Câmara só chegou hoje. “Trata-se de uma resolução do Conselho de Ministros e não da Câmara Municipal, e a fiscalização também não é responsabilidade da autarquia”, disse fonte oficial à Lusa.

    Agência Lusa

  • Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após ter desrespeitado normas de isolamento social

    A diretora-geral da Saúde escocesa, Catherine Calderwood, demitiu-se do cargo depois de ter sido criticada por ter, ela própria, desrespeitado as normas de isolamento social e ter ido à sua casa de férias.

    Num comunicado citado pelo The Guardian, Calderwood diz que não quer que o seu comportamento se torne uma “distração” do assunto que importa e assegura que vai continuar a trabalhar nos próximos dias para assegurar uma transição sem sobressaltos.

    Diretora-geral da Saúde da Escócia fintou recomendações, foi advertida na casa de férias pela polícia e caso ganha dimensão política

  • "Falar verdade é muito importante", destaca (de novo) Marta Temido

    “O que gostava de recordar a cidadã Marta Temido sobre a ministra Marta Temido? Falar verdade é muito importante, fazer o melhor possível é fundamental, garantir aos portugueses que está a ser feito tudo o que é possível dentro da melhor evidência e dos meios possíveis, numa vontade inquestionável de servir da melhor forma todos num momento difícil para nós”, concluiu a ministra da Saúde

1 de 7