“A Cuf está disponível desde o primeiro minuto para, em colaboração com o Ministério da Saúde, servir as necessidades da população portuguesa”, disse esta segunda-feira Salvador de Mello, CEO da José de Mello Saúde que detém as unidades da rede Cuf, à Rádio Observador.

Sobre a proposta do Bloco de Esquerda de uma requisição dos hospitais privados, disse que não vê necessidade: “Este não é o tempo da ideologia, mas para estarmos todos unidos”.

Pode ouvir a entrevista aqui.

“Este não é o tempo da ideologia, mas para estarmos todos unidos”. Salvador de Mello responde à requisição de hospitais privados proposta pelo BE

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A respetiva rede foi reorganizada de forma a que dois hospitais — Cuf Infante Santo e Cuf Porto — estivessem operacionais para dar resposta à Covid-19. Além disso, há sete hospitais e 20 clínicas “prontas para responder às necessidades não Covid-19 da população”, garantiu. Salvador de Mello referiu-se às cirurgias e aos exames que foram cancelados, bem como aos diagnósticos que ficaram por realizar, tendo em conta “o esforço nacional de contribuição para a contenção da pandemia”. “Penso que o cancelamento foi generalizado no país. Não tem que ver com a Cuf. O próprio ministério da Saúde cancelou toda a atividade que não era urgente.”

Este domingo, 5 de abril, Marta Temido, ministra da Saúde, revelou numa entrevista à RTP que já aprovou as minutas para os contratos que serão assinados com entidades do setor privado em caso de necessidade de reforço do SNS. Serão contratos destinados a apoiar em dois tipos de resposta. Por um lado, para acolher doentes com Covid-19, nomeadamente doentes “em estado grave que precisem de cuidados críticos e ventiladores”; por outro lado, para receber doentes com outras patologias de modo a libertar espaço nos hospitais do SNS.

Ministra da Saúde admite alargar uso de máscaras. E diz que não nos deve haver entusiasmo “excessivo” com os números

Questionado sobre uma eventual falta de material de proteção, Salvador de Mello assegurou que todas as medidas de segurança foram tomadas e que existe todo o material “necessário para evitar o contágio”, referindo-se ainda a um reforço dessa mesma capacidade. “Há um enorme recurso a máscaras e a equipamentos de proteção, mas tem havido um enorme esforço, também aqui coletivo, de reforço de equipamentos — eles estão a chegar ao sistema como um todo. É importante que cheguem, mas não temos falta de material.”

O CEO da José de Mello Saúde afirmou ainda que a rede que gere disponibilizou 50 ventiladores aos SNS e assegurou que existe “capacidade interna de ventilação” nas duas unidades da rede Cuf preparadas para acolher doentes Covid-19. “Temos 140 camas dedicadas à Covid-19 e a correspondente capacidade de ventilação dos doentes internados.”

Revelou ainda que já tem profissionais de saúde infetados nos seus hospitais. E que usa máscara quando sai de casa e quando vai “à linha da frente” num dos hospitais.