Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblogue, referente à pandemia da Covid-19 no dia 20 de abril de 2020, vai ser agora encerrado. Para acompanhar as notícias do dia seguinte, 21 de abril de 2020, terça-feira, siga-nos aqui:

    Trump usa o “inimigo invisível” do coronavírus para travar temporariamente imigração

    Obrigado!

  • Trump reage à queda histórica do petróleo: "Vamos encher as reservas". E espera aprovação do Congresso

    O presidente norte-americano vincou ainda esta segunda-feira o crescimento no stock de ventiladores e testes no país ao longo do surto. “Agora, somos os reis dos ventiladores”, referiu mesmo. Leia mais aqui:

    Trump reage à queda histórica do petróleo: “Vamos encher as reservas”. E espera aprovação do Congresso

  • Manifesto para recuperação económica sustentável junta 94 organizações

    O Manifesto por uma Recuperação Económica Justa e Sustentável em Portugal, feito a pensar no relançamento da economia no pós-pandemia de Covid-19, foi esta segunda-feira lançado, contando com 94 organizações e personalidades subscritoras, anunciou a organização.

    “No momento em que decorrem as discussões sobre o relançamento da economia pós-Covid-19, a sociedade portuguesa une-se em torno de uma visão coletiva sobre uma recuperação económica que coloca no centro das preocupações uma sociedade mais justa, mais eficiente no consumo de recursos e mais resiliente”, lê-se no comunicado.

    Manifesto para recuperação económica sustentável junta 94 organizações

  • Afinal, no Brasil morreram 113 e não 383 pessoas nas últimas 24h. Ministério da Saúde enganou-se

    O Governo brasileiro, através do ministério da Saúde do país, acaba de corrigir os números de vítimas mortais com o novo coronavírus. Afinal, nas últimas 24h morreram 113 pessoas e não 383, como inicialmente avançado pelas autoridades de saúde brasileiras, que entretanto corrigiram os dados.

    O Brasil tem assim 2.575 óbitos por Covid-19 e 40.581 pessoas com infeção confirmada com o novo coronavírus.

    O número de casos confirmados teve uma subida de 5%. No entanto, o próprio ministério da Saúde do país admitiu, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que o número de casos deverá ser superior, até porque até ao momento só pacientes hospitalizados são submetidos ao teste.

  • Estado da Geórgia reabre ginásios, cabeleireiros, cinemas e restaurantes nos próximos dias

    O país, EUA, está para reabrir — e o estado da Geórgia deverá ser um dos que retomará a normalidade possível mais rapidamente. De acordo com o Governador do estado, Brian Kemp, a partir de sexta-feira voltam a estar abertos na Geórgia espaços como ginásios, cabeleireiros, salões de manicure e salões de bowling. Na próxima semana, voltam a estar abertos restaurantes, teatros e cinemas — só bares e discotecas continuarão encerrados.

    A notícia é avançada pelo site noticioso norte-americano The Hill, que cita declarações do governador do estado da Geórgia proferidas esta segunda-feira. Brian Kemp terá vincado que os espaços que voltarão a abrir terão de escalar turnos para evitar grandes concentrações de trabalhadores, manter a distância de segurança entre funcionários e testar empregados com “doenças respiratórias e febre”. Os trabalhadores terão também de usar máscaras faciais e luvas quando “apropriado”, segundo o governador da Geórgia.

    Se estes espaços deverão reabrir já na sexta-feira, 24 de abril, no início da próxima semana — segunda-feira, dia 27 — poderão voltar a funcionar “salas culturais [teatros e salas de cinema], clubes sociais privados e restaurantes”, ao contrário de bares e discotecas, que permanecerão encerrados.

  • Ultrapassadas 170 mil mortes em todo o mundo devido à Covid-19

    Foi ultrapassado esta segunda-feira à noite o registo de 170 mil mortes relacionadas com infeção com SARS-CoV-2, o vírus causador da doença Covid-19. O número de óbitos em todo o mundo, às 21h45 de Portugal continental, cifrava-se em 170.129, de acordo com o portal que agrega dados de vários pontos do mundo, Worldometer.

    O valor não significa que tenham existido exatamente 170.129 óbitos no mundo devido à Covid-19, visto que não só diferentes países têm distintos critérios para contabilizar as mortes de pacientes infetados (há variações na inclusão de pacientes que tenham morrido infetados e que tenham morrido tendo como causa principal a doença), como o registo de óbitos oficiais está sempre atrasado — em muitos países, o número de vítimas mortais é atualizado diariamente e reporta-se às 24h do dia anterior.

    Alemanha com muito menos mortes do que França e Reino Unido

    Também às 21h45, o número de pessoas com infeção confirmada com este vírus em todo o mundo desde o início do surto era de 2.471.930 — ou seja, aproximando-se já do valor de dois milhões e meio de pessoas infetadas. O número de infetados que recuperaram é agora de 645.008.

    Os países com mais vítimas mortais são os Estados Unidos da América (42,201), Itália (24.114), Espanha (20.852), França (20.265) e Reino Unido (16.509), embora a incidência do surto na população de cada país seja bastante diferente, dado o número muito distinto de habitantes em países como os EUA (tem mais de 320 milhões de habitantes) e Espanha (com menos de 50 milhões de habitantes).

    Já os países com maior número de infetados são também EUA (786,566), Espanha (200.210), Itália (181.228), França (155.383) e Reino Unido (124.743) — mas também a Alemanha, que curiosamente tem quase mais 22 mil mais infetados do que o Reino Unido (146.653) mas onde número de vítimas mortais é quase quatro vezes inferior ao do Reino Unido e é quatro vezes inferior ao de França, que tem mais 8.730 infetados.

  • França. Comemorações do 8 de maio vedadas ao público

    Segundo o Ministério da Defesa francês, as comemorações do 8 de maio vão acontecer, mas vedadas ao público. A data que assinala a vitória dos Aliados sobre o exército nazi, e que este ano assinala o 75º aniversário desse momento histórico, havia sido suspensa na última semana, devido às restrições sanitárias importas pelo governo de Emmanuel Maron.

    Contudo, a secretária de Estado da Defesa francesa, informou esta segunda-feira que o país comemorará a data, mas de forma adaptada. “Uma cerimónia com o Presidente da República ocorrerá pela manhã, em Paris, no Arco do Triunfo, na presença de um número limitado de autoridades civis e militares”, revelou Geneviève Darrieussecq. Em comunicado, adicionou ainda que a cerimónia terá transmissão televisiva.

    As autoridades locais poderão também assinalar a data, porém respeitando as normas de restrição e distanciamento social.

  • OMS compara pandemia à "gripe espanhola"

    O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comparou esta segunda-feira a pandemia de Covid-19 à chamada “gripe espanhola” que há um século matou 100 milhões de pessoas, mas disse que “desastre” idêntico pode ser evitado.

    Falando numa conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu-se à epidemia de Covid-19 como “o inimigo público número um”, que combina a capacidade de contágio de uma gripe com a letalidade das epidemias de MERS e SARS (síndromes respiratórios agudos provocados igualmente por coronavírus).

    OMS compara pandemia à “gripe espanhola”

  • Cientistas suíços esperam ter vacina contra o coronavírus em outubro

    Uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta para uso na Suíça em outubro próximo, anunciaram esta segunda-feira cientistas de uma equipa que trabalha no desenvolvimento deste produto no Hospital Universitário de Berna e na indústria de biotecnologia.

    “Esta será a primeira ou uma das primeiras vacinas” a conter a pandemia do Covid-19″, disse em conferência de imprensa o chefe do Departamento de Imunologia do Hospital Universitário de Berna (também conhecido como Inselspital), Martin Bachmann, que lidera o trabalho de pesquisa.

    Cientistas suíços esperam ter vacina contra o coronavírus em outubro

  • Galp vai parar maior refinaria do país

    Galp revela paragem na refinaria de Sines por um mês, a partir de 4 de maio. Já não há espaço para armazenar mais produtos refinados em condições de segurança.

    Galp vai parar refinaria de Sines a 4 de Maio e por um mês, mas não recorre ao lay-off

  • Kuwait antecipa recolher obrigatório com o início do Ramadão

    Com o Ramadão a começar no final desta semana, o Governo do Kuwait optou por estender o recolher obrigatório para conter o surto de Covid-19 no país. A obrigação de recolhimento passará a vigorar entre as quatro da tarde e as oito da manhã. A suspensão do trabalho do setor público, que envolve os próprios ministérios, foi prolongada até 31 de maio. O país do Médio Oriente contabiliza até agora 1.995 casos de infeção pelo novo coronavírus e nove vítimas mortais.

  • Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população

    A Câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir 320 mil máscaras reutilizáveis, revelou o presidente que espera que gesto seja entendido como “um impulso para que cada um cuide da sua proteção”:

    Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população

  • Irlanda com número recorde de mortes em 24h

    Na Irlanda, as últimas 24 horas registaram o dia com mais óbitos por Covid-19 desde que o surto começou a propagar-se no país. A informação foi avançada pelo ministério da Saúde do país, que apontou esta segunda-feira para 77 mortes nas últimas 24h, refere a estação norte-americana CNN.

    Desde os primeiros casos de contágio por infeção com o novo coronavírus na República da Irlanda, nunca o número de óbitos diários tinha sido sequer próximo das 77 vítimas mortais anunciadas esta segunda-feira.

    O segundo dia com mais vítimas mortais tinha sido anunciado a 17 de abril, quando se reportaram 44 mortes em 24h na região. Este domingo, as autoridades de saúde da República da Irlanda tinham registado 39 mortes.

    A Irlanda regista atualmente 15.652 casos de infeção confirmada com o novo coronavírus — menos do que, por exemplo, Portugal, que já ultrapassou os 20 mil casos de infeção confirmada (20.863, mais precisamente). A população do país é inferior a metade da população portuguesa.

  • Terceira edição do Festival Sou Quarteira cancelada. Evento regressa em agosto de 2021

    A terceira edição do festival algarvio estava marcada para o próximo mês de agosto, mas a organização anunciou esta segunda-feira o seu cancelamento, “face às medidas de mitigação da propagação do novo coronavírus que irão manter-se durante os próximos meses, mesmo após o final do estado de emergência em Portugal”, segundo um comunicado da organização tornado público nas redes sociais.

    Terceira edição do Festival Sou Quarteira cancelada. Evento regressa em agosto de 2021

  • 25 de abril. Partidos reduzem número de deputados na sessão solene

    Envolta em polémica, a sessão solene do 25 de abril no Parlamento não contará com mais do que 65 deputados, o que representa menos do que um terço dos deputados da Assembleia da República. A bancada do PS anunciou que iria levar apenas um quinto dos deputados, em vez dos 36 a que tinha direito, e no PSD serão no máximo 27. CDS só leva um deputado, tal como o PAN, os Verdes e os deputados únicos representantes de partido. BE e PCP contarão com seis e quatro deputados, respetivamente.

    A AR está reunida esta tarde com a DGS, numa reunião “técnica” para dar conta das medidas de segurança adotadas, e os convites já foram endereçados às personalidades externas. “Serão entre 30 a 40”, nas galerias. Ou seja, no total, estarão no Parlamento menos do que as 130 pessoas inicialmente previstas.

    Leia mais aqui:

    25 de abril. Partidos reduzem número de deputados presentes na sessão solene

  • Crash no petróleo. O barril em Nova Iorque cai para valores negativos

    Nunca o preço do crude tinha atingido um valor tão baixo na negociação nos EUA. Segundo a agência Reuters, o preço do barril do petróleo caiu abaixo dos zero dólares — não leu mal — na negociação em Nova Iorque. O West Texas Intermediate, que serve de referência para os preços do petróleo nos EUA, está em valores negativos.

    O crash é justificado pela queda abrupta na procura, por causa da pandemia, deixando o mercado “inundado” de petróleo e sem capacidade de o armazenar.

  • Bancos pedem uso de máscaras aos seus clientes

    Já há dois bancos que deram indicações aos seus clientes sobre a necessidade de usarem máscara quando se deslocarem aos balcões. Também a Caixa Geral de Depósitos está a estudar esta hipótese.

    Santander e BCP querem clientes com máscara na próxima semana

  • Portugal está a agir de forma correta, estima OMS, mas levantar confinamento traz perigos

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que os números indicam que Portugal está a reagir de forma correta em relação à Covid-19, mas alerta para os perigos de levantar o confinamento demasiado rápido.

    Numa conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, Michael Ryan, diretor do programa de emergências sanitárias, embora admitindo não estar a par de todos os dados sobre Portugal, disse que os números indicam que o país agiu de forma correta e que “a boa notícia” é que o ritmo de crescimento da doença está estável.

    Portugal está a agir de forma correta, estima OMS, mas levantar confinamento traz perigos

  • Protestos na cidade russa de Vladikavkaz — contra isolamento social, falta de informação e pouco apoio económico

    Algumas centenas de pessoas manifestaram-se esta segunda-feira na cidade de Vladikavkaz, no sul da Rússia. O jornal The Moscow Times avança que o número de manifestantes aproxima-se das cinco centenas (500), ao passo que o jornal britânico The Guardian refere apenas que o protesto juntou “uma aglomeração de centenas”.

    De acordo com o The Moscow Times, que cita o meio de comunicação anti-Kremlin MBKh News, o protesto terá sido motivado pela “perda de empregos e falta de informação sobre o surto do coronavírus”. O The Guardian, por sua vez, refere que os manifestantes opõem-se às “medidas duras de isolamento social” decretadas na zona sul do país e que houve “confrontos com a polícia de choque, pedidos para que o governador local apresentasse a demissão” e ainda exigências de “alívio das medidas anti-coronavírus, que incluíram encerramento de empresas, e um maior apoio financeiro para quem ficou sem emprego”. O protesto aconteceu na praça central da cidade.

    Vladikavkaz residents protest against self-isolation order

    @ Olga Smolskaya/TASS

    O site noticioso de oposição a Vladimir Putin, MBKh News, refere que os principais motivos de protesto passavam pela perda de empregos e falta de informação clara relativa à propagação das infeções com o vírus SARS-CoV-2. Este meio acrescenta que as autoridades policiais deslocaram-se ao local do protesto e proíbiram a gravação de imagens e vídeos, inclusivamente por jornalistas, que terão sido forçados a eliminar as gravações. Ainda assim, algumas pessoas terão fintado a proibição, dado que foram já divulgadas imagens da manifestação:

    Vladikavkaz residents protest against self-isolation order

    @ Olga Smolskaya/TASS

    Quem também está a relatar os protestos é a agência de notícias italiana Agenzia Nova. Este meio, contudo, aponta para um número superior de manifestantes: refere que cerca de 1.500 pessoas estiveram reunidas a protestar contra o regime de auto-isolamento e contra a falta de informação e apoio económico em período de crise de saúde. A agência de notícias italiana refere ainda que “foram feitas detenções”.

  • Com 547 óbitos em hospitais nas últimas 24 horas, França ultrapassa as 20 mil mortes

    No dia em que ultrapassa a marca das 20 mil mortes por Covid-19, França regista 444 novos óbitos em hospitais (número consideravelmente acima das 227 comunicadas no boletim de ontem).

    O número total de pessoas que já morreram por Covid-19 no país é de 20.265. Só em lares e instituições similares, o números de óbitos até agora é de 7.752, mais 103 desde o último balanço. França torna-se, assim, o quarto país do mundo a ultrapassar as 20 mil vítimas mortais causadas pelo vírus.

    Com quase 2.500 novos casos, o total de infetados é agora de 155.383.

    O número de pessoas hospitalizadas é agora 30.584. 5.863 estão internadas nos cuidados intensivos, número que desce pelo 12º dia consecutivo.

    Nas últimas 24 horas, 831 pessoas recuperaram da infeção pelo novo coronavírus, fazendo o total subir para 37.409.

    De domingo para segunda, foi ainda registada a primeira morte na Guiana Francesa — um homem de 70 anos, já com outras patologias.

1 de 7