Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continuaremos a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia de Covid-19 aqui:

    Estados Unidos da América registam mais 2.751 mortes por Covid-19

  • Governo está a trabalhar com operadores e regulador para criar tarifa social para internet

    O secretário de Estado para a Transição Digital disse esta terça-feira à Lusa que o Governo está “a trabalhar” com os operadores e com o regulador para ser criada a tarifa social de acesso a serviços de internet.

    Governo está a trabalhar com operadores e regulador para criar tarifa social para internet

  • Senado dos EUA aprova pacote de 484 mil milhões de dólares para resposta aos efeitos da pandemia

    O Senado norte-americano aprovou esta terça-feira um pacote de ajuda de 484 mil milhões de dólares (445,89 mil milhões de euros) direcionado para linhas de crédito para pequenas empresas em dificuldades, apoio a hospitais e testes para o coronavírus, além de um reforço do “bolo” de apoios federais para a saúde pública e para resposta à crise económica provocada pela pandemia.

    Segundo o The New York Times, este pacote resulta de uma ronda intensa de negociações entre democratas e a Administração Trump, e do “bolo” total vão ser destinados 310 mil milhões de dólares para o fundo de apoio às pequenas empresas, que já estava esgotado antes de muitas empresas poderem apresentar a candidatura ao fundo.

    Este valor é apenas uma parte de um valor total de mais de um bilião de dólares que as duas câmaras esperam aprovar nas próximas semanas em pacotes de ajuda aos efeitos da pandemia de Covid-19.

  • Brasil com 166 mortos e 2.498 casos confirmados nas últimas 24 horas

    O Brasil registou 166 mortos e 2.498 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 2.741 óbitos e 43.079 casos confirmados desde o início da pandemia, informou esta terça-feira o governo.

    De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o aumento no número de mortes nas últimas 24 horas foi de 6,45%, passando de 2.575 mortes na segunda-feira, para 2.741 esta terça-feira. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6,15%, de 40.581 para 43.079 casos confirmados.

    Brasil com 166 mortos e 2.498 casos confirmados nas últimas 24 horas

  • Marcelo discutiu responsabilidades de serviço público com presidente dos CTT

    O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta terça-feira o presidente executivo dos CTT – Correios de Portugal, com quem discutiu “o exercício do serviço público” da responsabilidade desta empresa “nestes tempos de confinamento”.

    Marcelo discutiu responsabilidades de serviço público com presidente dos CTT

  • Erupções na pele. Um possível novo sintoma da Covid-19 que está a ser estudado

    Todos os dias, nas estatísticas atualizadas pela Direção-Geral da Saúde com os números dos casos de Covid-19, são explicados por percentagens os sintomas que a maior parte dos pacientes em Portugal sentiram: febre, tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza generalizada. São aliás esses os sintomas que servem de alerta para ligar para a linha do Serviço Nacional de Saúde. No entanto, em Espanha, onde já se registam 204.178 casos positivos e 21.282 mortos, estão agora a ser investigados outros sintomas como as erupções na pele, que foram detetados em alguns doentes que testaram positivo.

    Erupções na pele. Um possível novo sintoma da Covid-19 que está a ser estudado

  • Navigator suspende a produção de papel

    A Navigator vai reduzir a sua produção de papel a partir do dia 22 de abril por um período estimado de 30 dias, suspendendo temporariamente e de forma gradual a produção em algumas das suas máquinas de papel. Em comunicado, a empresa refere que “no imediato a produção será reduzida em cerca de 700 toneladas por dia, podendo, no máximo, ir até cerca de 2000 toneladas diárias” e garante que a “paragem não terá impacto no rendimento dos trabalhadores”.

    A Navigator esclarece que, após ter sido decretado o estado de emergência nos principais países em que opera, “verificou-se uma significativa redução de atividade económica nomeadamente com o fecho de comércio, escolas, universidades e escritórios”, com impacto direto na atividade dos seus clientes e no consumo global de papel, o que se manifestou numa “redução significativa nas encomendas de papel, com cancelamentos e sobretudo adiamentos”.

  • Rui Rio considera injusto que governo dê 15 milhões de euros à comunicação social

    O presidente do PSD, Rui Rio, considera injusto que o governo dê 15 milhões de euros às empresas de comunicação social quando não o dá a empresas de outras áreas, além de que muitas vezes se atrasa a pagamentos a empresas da área da saúde. O líder da oposição questiona a opção no Twitter numa publicação em que partilha uma notícia do PS:”Será justo o Governo dar 15 milhões às empresas de comunicação social quando não o faz às outras e quando a muitas delas (designadamente às da Saúde) nem sequer paga o que deve a tempo e horas?” E questiona ainda o modelo de financiamento escolhido para este apoio à comunicação social: “Será correto que o faça por compra de publicidade ao Estado que ele próprio gere?”

    Rui Rio critica com frequência os órgãos de comunicação social tanto em intervenções públicas como através da conta pessoal no Twitter. O presidente do PSD já disse também várias vezes que tem sido prejudicado pela imprensa, naquela que é uma relação conturbada desde que chegou à liderança do partido.

  • Marinha cria protótipo de ventilador de baixo custo

    A Marinha deu esta terça-feira a conhecer o protótipo de um ventilador mecânico de baixo custo que foi criado pelos militares e pode vir a ser “produzido em massa” em Portugal, caso surjam empresas interessadas. O equipamento produzido teve um custo de cerca de 1.500 euros.

    Marinha cria protótipo de ventilador de baixo custo

  • Mortes passam barreira dos 170 mil e mais de 2,5 milhões de infetados no mundo

    A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 174.001 pessoas e infetou mais de 2,5 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos, 567.400 são considerados curados.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, até às 19h TMG (20h de Lisboa) de esta terça-feira, 2.525.240 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.

    Mortes passam barreira dos 170 mil e mais de 2,5 milhões de infetados no mundo

  • Ainda não há data para reabertura dos restaurantes

    No final das reuniões com o primeiro-ministro, da hotelaria e da restauração, foi a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que disse que o que o Governo está a fazer com estas audições é “um exercício ainda preliminar”. “Não foi fixada uma data em concreto” e o que está a ser feito é “tentar perceber como a nova normalidade pode ser reposta”.

    A reuniões serviram para ouvir o setor sobre “as normas que devem prevalecer numa fase de reabertura e transição para uma nova normalidade”, detalhou a secretária de Estado que diz que da reunião “resultou uma reflexão alargada sobre as normas que deverão vigorar nesta nova fase”.

  • Restauração pede extensão dos apoios ao setor

    Depois dos representantes dos hotéis, o primeiro-ministro recebeu esta tarde o setor da restauração, representado pela AHRESP, que pediu que as medidas de apoio à atividade sejam mantidas para lá dos três meses de duração. O vice-presidente da associação, Carlos Moura, considera que “não é possível fazer a retoma [da atividade], que pode acontecer já em finais de maio, se não houver manutenção de apoios para que as empresas sobrevivam sem terem de despedir pessoas”.

    E isto porque, diz, “vai continuar a haver quebra do volume de negócios”, tendo em conta que se vão manter algumas restrições, tal como redução da capacidade dos estabelecimentos — “em alguns casos pode ser” de um terço, como em março. E também revela que tem havido “atrasos na chegada de recursos financeiros à tesouraria das empresas”, apesar do “grande esforço” que reconhece na criação de “linhas de apoio à tesouraria”.

  • BCP e Santander já suspenderam empréstimos de 12 mil milhões, em 150 mil moratórias

    Entre Millenium BCP e Santander já foram concedidas 150 mil moratórias a clientes, no âmbito dos apoios para fazer face à crise. Estão em causa, em conjunto, cerca de 12 mil milhões de euros.

    Os números foram revelados esta tarde em audições nas comissões parlamentares de Economia e de Orçamento e Finanças, em que os bancos alertaram para a subida do crédito malparado. O Santander antevê mesmo que seja necessário a banca preparar uma almofada de 2 a 6 mil milhões de euros para este efeito. E garantiu que os bancos “não vão lucrar com esta crise”, porque a quebra de receitas será forte.

    O BCP avisou ainda que há “um problema por resolver” relativamente a pequenas empresas que “não têm capacidade para suportar crédito adicional”.

    Com os novos apoios, o BPI revelou que as empresas têm agora um acréscimo de burocracia — entregar nove documentos (em vez de dois) — para acederem a crédito com garantia estatal. O Santander garante que este é o principal entrave para as microempresas.

    Nestas audições, Miguel Maya, presidente executivo do BCP, revelou ainda que decidiu abdicar do bónus a que tinha direito.

    Pode ler mais aqui:

    BCP e Santander já suspenderam empréstimos de 12 mil milhões de euros, em 150 mil moratórias

  • Reembolsos do IRS começaram a ser processados

    A campanha do IRS entrou na fase de processamento dos reembolsos aos contribuintes, adiantou esta terça-feira fonte do Ministério das Finanças, sinalizando o início do pagamento dos primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado a entrega das declarações.

    Reembolsos do IRS começaram a ser processados

  • Hotelaria estuda criação de selo de garantia sanitária para reabrir já no verão

    A Associação Hotelaria Portugal foi esta tarde recebida pelo primeiro-ministro, numa audiência de onde responsáveis por este setor revelaram que está a ser estudada a criação de um “selo de garantia sanitária dos hotéis” para dar garantias de segurança aso turistas. A previsão de retoma de atividade divide-se em dois períodos: junho/julho nas zonas de férias e setembro as cidades.

    Raul Martins, presidente da associação, assumiu que a hotelaria “está dependente do que a aviação conseguir fazer” e conta com “um ano zero ou mesmo um ano negativo em dezembro” em matéria de turismo. E diz que o ministro da Economia disse aos responsáveis do setor na audiência em São Bento que “o lay-off não deveria continuar depois dos três meses previstos, apesar das insistências. Mas outras medidas serão iniciadas pelo Governo”, espera, no sentido de “apoiar o emprego, porque um hotel não abre com 20% da ocupação”.

    E questionado sobre a necessidade de as empresas recorrerem a despedimento, Raul Martins diz que sem apoio do Governo “as empresas têm de despedir, é a última coisa que queremos agora”, assume. Também diz que o setor não tem hotelaria de descer os preços em Portugal “porque não é isso que vai fazer vir as pessoas, mas a segurança”. “E fomos bons alunos e somos vistos lá fora como um exemplo de segurança, temos o número de ventiladores que permitem ter confiança se houver algum contágio durante as férias”. “É nisso que nos baseamos. Não estamos cá para baixar preços, por muito que os operadores queiram. 2021 será um bom ano de recomeço”.

  • Testes serológicos: "Existirem anticorpos não é sinónimo de proteção"

    O diretor clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Luís Pinheiro, explica que o teste serológico pode ser útil para caracterizar a evolução da Covid-19, mas não serve de garantia de imunidade. Luís Pinheiro explica ainda quem vai ser testado. Ouça aqui a entrevista na Rádio Observador.

    Diretor clínico do CHLN: “Existirem anticorpos não é sinónimo de proteção”

  • Entre março e abril registaram-se mais 1.255 mortes em Portugal do que o esperado, diz estudo

    Entre 16 de março, quando Portugal registou a primeira morte por Covid-19, e o dia 14 de abril registaram-se mais 1.255 mortes em Portugal do que seria de esperar, tendo por base a mortalidade média diária da última década. Segundo o Centro de Investigação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública, na Universidade Nova de Lisboa, no estudo “Excesso de Mortalidade, em Portugal, em Tempos de Covid-19”, a que o Observador teve acesso, 49% deste excesso de mortes foi devido à Covid-19, enquanto os restantes 51% morreram por causa de outras doenças.

    Nesta percentagem de outras doenças poderão estar doentes de Covid-19 “que terão passado sem diagnóstico”. “Muitas pessoas terão falecido em casa ou em instituições de cuidados continuados antes de poderem ter sido testadas para a presença do vírus”, lê-se neste estudo. “Outras, ainda, com doenças agudas ou crónicas graves, terão procurado os serviços de saúde, mas encontraram as estruturas, os profissionais e os equipamentos fortemente dedicados à resposta aos doentes com a Covid-19, não tendo por isso recebido o nível de atenção que teriam recebido em circunstâncias normais”, acrescentam os especialistas.

    Entre março e abril registaram-se mais 1.255 mortes em Portugal do que o esperado, diz estudo

  • França. 531 mortos nas últimas 24 horas

    Segundo as autoridades francesas, foram registadas 531 mortes nas últimas 24horas. Desde o início da pandemia, já morreram 20.796 pessoas em França. O número total de infetados atingiu os 117.324 desde o início da pandemia.

    O número de pessoas nos cuidados intensivos voltou a cair pela 13ª vez consecutiva. O diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon, informou que 5.433 ainda se encontram neste tipo de unidades (eram 5.683 na segunda-feira). O número de pessoas hospitalizadas também desceu para 30.106 (na véspera eram 30.584).

  • Militares desinfetam escolas antes do regresso de aulas no 11.º e 12.º

    Os militares vão lançar uma “operação gigantesca” em cerca de 800 escolas, incluindo a desinfeção de escolas antes de reabrirem as aulas do 11.º e 12.º anos, anunciou esta terça-feira o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

    Militares desinfetam escolas antes do regresso de aulas no 11.º e 12.º

  • Mário Centeno: "Não é preciso mudar os tratados. A União Europeia é à prova de vírus"

    Na audição do Parlamento Europeu, Mário Centeno diz que “não é preciso mudar os tratados para dar resposta a esta crise” e diz que “a União Europeia é à prova de vírus”. O presidente do Eurgrupo diz que as “regras que gerem a União Europeia vão permitir-nos chegar a uma resposta adequada face a este problema que constitui um grande desafio para todos.”

    Centeno lembra que “neste momento, os países estão a financiar-se com taxas de financiamento diferentes” e é isso que “muito provavelmente irá acontecer no futuro”, mas é preciso haver cuidado para não existir uma “uma fragmentação” e isto não impede uma “resposta dos Estados a esta crise.”

1 de 6