A partir do dia 27 de abril, próxima segunda-feira, quando for ao banco vai ter de usar máscara, caso seja cliente do Millennium BCP e do Santander — por enquanto, já que também a Caixa Geral de Depósitos está a ponderar esta solução. Os bancos seguiram a recomendação da Direção-geral de Saúde que veio considerar “o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória” e já avisaram que a frequência nos balcões vai exigir esta proteção.

Numa nota enviada à comunicação social, o Millennium BCP define que a partir do início da próxima semana “todos os clientes devem usar máscara de proteção respiratória sempre que tencionem aceder ao interior de uma sucursal do banco”. A instituição bancária tem, neste momento, abertas cerca de 450 sucursais onde instalou “barreiras protetoras de acrílico nos locais de atendimento” e “apenas permite que no interior da Sucursal permaneçam os clientes que podem ser atendidos, a cada momento”.

Também o Santander Portugal mantém as “medidas de acesso condicionado aos balcões” e a indicação para o uso, sempre que possível, dos meios digitais pelos clientes para resolver assuntos com o banco. Mas a partir de 27 de abril também vai exigir que os seus clientes usem máscara quando se deslocarem aos balcões.

As indicações podem não ficar por estes bancos que já tornaram pública esta decisão, já que também a Caixa Geral de Depósitos está a ponderar medidas que vão no mesmo sentido. Segundo fonte oficial do banco, contactada pelo Observador, o uso de máscaras nos balcões do banco é “um dos cenários em cima da mesa”, mas a decisão final só será tomada nos próximos dias.

O banco público tem tido agências abertas por todo o país, mantendo regras no acesso ao interior das mesmas e tendo instalado barreiras de acrílico nos locais de atendimento direto aos clientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR