A Câmara de Vila Real anunciou esta quarta-feira que deram negativo todos os 271 testes à Covid-19 realizados aos utentes de sete estruturas residenciais para idosos e ainda da Associação de Paralisia Cerebral.

Preocupada com “a demora” das instituições de ensino superior e a Segurança Social em operacionalizar a realização de testes, a Câmara de Vila Real decidiu avançar, na semana passada, com um rastreio em todas estruturas residenciais do concelho com protocolos estabelecidos com a Segurança Social.

Segundo anunciou esta quarta-feira o município, todos os 271 testes realizados deram negativo à Covid-19. De acordo com a autarquia, foram testados utentes do Centro Social e Paroquial (CSP) da Campeã, CSP de Mateus, CSP de São Tomé do Castelo, CSP de Santo António, Lar da Imaculada Conceição da Santa Casa da Misericórdia, Associação Paz e Amizade – Lar de Idosos de Lordelo e a Residência Dom Rodrigo.

O rastreio incluiu ainda os 14 utentes da Associação de Paralisia Cerebral (APC) de Vila Real.

O município disse que assumiu o custo destes testes, efetuados com recurso a zaragatoa. O rastreio foi feito por um laboratório privado “devidamente credenciado” e contou com o apoio e acompanhamento Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I – Marão e Douro Norte, o que “assegura a validade dos resultados obtidos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também os cerca de 70 utentes do Lar Nossa Senhora das Dores foram testados, aquando do surto detetado naquela instituição.

No dia 22 de março foi conhecido o primeiro caso de um idoso infetado no lar, localizado no centro da cidade de Vila Real.

Entre utentes e funcionários, o número de infetados nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ascendeu aos cerca de 100 e, depois de uns dias de indecisão, o edifício foi evacuado e descontaminado e os residentes espalhados por quatro unidades hospitalares.

Na semana passada iniciou-se o regresso, que está a ser feito de forma faseada, dos utentes ao lar, entre os quais o primeiro a dar positivo à Covid-19, um doente oncológico que já recuperou do novo coronavírus.

Já regressaram cerca de 40 idosos, que foram infetados e já testaram negativo à Covid-19.

Esta quarta-feira mesmo regressaram mais três residentes que estavam internados no polo do Porto do Hospital das Forças Armadas, que se encontram curados da infeção por Covid-19.

Portugal regista esta quarta-feira 785 mortos associados à Covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) que indica terem sido confirmados em Vila Real 145 casos desde o início da pandemia.