Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog que seguiu a atualidade relacionada com a Covid-19 ao longo da sexta-feira 1 de maio.

    Deixamos-lhe a ligação para o artigo que irá concentrar as últimas notícias ao longo deste sábado. Muito obrigado por nos acompanhar.

    Morreram mais 1.883 pessoas nos EUA no último dia

  • Guterres: “As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras”

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu mais proteção para os idosos, os mais vulneráveis à pandemia da covid-19, sublinhando que “ninguém, jovem ou velho, é prescindível”, e lembrando que ele próprio é idoso.

    “As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras”, frisou António Guterres, numa mensagem vídeo transmitida na sexta-feira, durante a qual recordou que a taxa de mortalidade por covid-19 nas pessoas com mais de 80 anos é cinco vezes superior à média global. Segundo o antigo primeiro-ministro português, a pandemia está a gerar “medo e sofrimento incalculáveis” nos idosos, não só devido à doença, mas também por causa do risco de pobreza, discriminação e isolamento.

    “Como pessoa idosa que sou, com responsabilidade por uma mãe ainda mais idosa, estou profundamente preocupado com a pandemia a nível pessoal e com os seus efeitos nas nossas comunidades e sociedades”, afirmou Guterres, de 71 anos.

    Agência Lusa

  • Empresa na Azambuja com 30 casos vai fechar para testar todos funcionários

    Cerca de 30 trabalhadores de uma empresa de produtos alimentares na Azambuja, no distrito de Lisboa, estão infetados com covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, adiantando que a fábrica vai ser fechada no sábado. “Há cerca de 30 infetados. Seis foram detetados hoje. Sábado vão ser encerradas as instalações da Avipronto, e até todos os funcionários serem testados”, disse Luís de Sousa (PS).

    Segundo o autarca, a empresa já tinha iniciado os testes aos funcionários, mas ainda não tinham sido testados todos os “mais de 200 trabalhadores”, pelo que vai ficar fechada, pelo menos, até sexta-feira. Frisando que a empresa “cumpre todas as regras de segurança e higiene”, Luís de Sousa explicou que muitos dos funcionários residem fora da Azambuja e deslocam-se para o local de comboio, meio de transporte onde acredita que foram contagiados.

    “Vêm de comboio. As carruagens vêm cheias. Como se costuma dizer, parecem sardinhas em lata. É natural que haja contágios”, afirmou o autarca, acrescentado que já foi pedido à CP que aumentasse o número de carruagens. Dos cerca de 30 infetados, seis receberam hoje o resultado positivo e estão de quarentena na casa onde residem, todos juntos.

    Agência Lusa

  • Academia de Coimbra angaria fundos para hospital combater pandemia

    A Associação Académica de Coimbra promove, durante o mês de maio, uma campanha solidária para “angariar fundos para apoiar uma nova ala do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dedicada ao combate da pandemia de covid-19”.

    A campanha, intitulada “Das palmas à ação”, conta com a colaboração de todas as estruturas da Associação Académica de Coimbra (AAC), “em especial com a organização da Queima das Fitas, através de várias atividades”, destaca um comunicado da associação, enviado esta sexta-feira à agência Lusa.

    “Num momento de excecionalidade como este, é-nos dada a oportunidade de contribuirmos para um bem maior”, afirma o presidente da AAC, Daniel Azenha, sustentando que “não podemos, nem queremos ficar de braços cruzados”.

    Covid-19: Academia de Coimbra angaria fundos para hospital combater pandemia

  • EPIS, EPAL e Águas do Vale do Tejo entregam 240 computadores a alunos desfavorecidos

    A Associação EPIS (Empresários pela Inclusão Social) já começou a entregar os 50 computadores portáteis adquiridos com o apoio da EPAL e da Águas do Vale do Tejo a alunos desfavorecidos dos concelhos de Alenquer, Mafra, Oeiras, Peniche e Torres Novas.

    Desde 6 de abril, a campanha de angariação de donativos para aquisição destes equipamentos, bem como de acessos à internet, para ajudar alunos que se encontram em situação de exclusão digital já obteve 77 mil euros, ou seja, metade do objetivo definido para a associação. Um total de 240 computadores portáteis e cerca de 80 acessos à internet que estão a ser entregues faseadamente.

    A Associação EPIS tem como objetivo angariar pelo menos 150 mil euros.

  • Donald Trump: "Felizmente, vamos ficar abaixo das 100 mil mortes"

    Com o escalar da pandemia nos Estados Unidos, o discurso oscilante de Donald Trump anteviu hoje que o país possa ficar abaixo de uma centena de milhar de óbitos em resultado no novo coronavírus. “Felizmente, vamos ficar abaixo das 100 mil mortes, o que é um número horrível, no entanto”, afirmou o presidente.

    Atualmente, o país soma já 65.645 mortos por Covid-19, depois de vários briefings do presidente dos Estados Unidos a desvalorizar o surto. No final de março, em entrevista à NBC News, Deborah Birx, responsável por coordenar a resposta da Casa Branca ao surto de Covid-19, admitiu que 200 mil mortes causadas pelo vírus nos Estados Unidos poderiam ser o melhor cenário possível.

  • Polícia alemã deteve manifestantes contra o confinamento

    A polícia alemã efetuou várias detenções, em Berlim, de manifestantes de extrema-esquerda e extrema-direita que tentaram fazer do 1.º de maio um marco na contestação às medidas de confinamento e restrição, impostas pela pandemia de covid-19 no país. Leia aqui.

    Polícia alemã deteve manifestantes contra o confinamento

  • FPF disponibiliza um milhão de euros aos clubes da II Liga

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai disponibilizar um milhão de euros aos clubes da II Liga, ao antecipar as verbas para o financiamento para infraestruturas da próxima temporada, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo. Este montante integra o fundo que incentiva os clubes na melhoria das condições dos estádios, mas que, excecionalmente, pode ser usado para outros fins.

    A II Liga foi suspensa por tempo indeterminado em 12 de março, devido à pandemia de covid-19, após 24 das 34 jornadas, tendo o Governo excluído o regresso desta competição, no plano de desconfinamento apresentado na quinta-feira.

    Agência Lusa

  • Carris reforça oferta a partir de segunda-feira

    A Carris anunciou esta sexta-feira que, a partir de segunda-feira, vai reforçar a oferta de autocarros e que todos os utilizadores têm de usar máscara, entrar pela porta da frente e validar o título de transporte.

    Em comunicado, a empresa adiantou que as entradas voltam a ser realizadas pela porta da frente e que a validação do título de transporte é obrigatória, depois de se ter decidido, há mais de um mês, que a entrada se fazia pela porta traseira e sem validação do título de viagem, devido ao novo coronavírus.

    A tarifa de bordo volta a estar disponível, esclareceu, pedindo aos passageiros para fazerem os pagamentos com o valor certo.

    Covid-19: Carris reforça oferta a partir de segunda-feira

  • Associação propõe criação de novas esplanadas face a novas regras

    A associação nacional de restaurantes PRO.VAR anunciou esta sexta-feira que está a entrar em contacto “com todas” as autarquias para auscultar sobre a possibilidade de “criar esplanadas com metade das mesas que sobram no interior” dos restaurantes.

    A partir de 18 de maio, os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas abrem portas, com limite de 50% e horário até às 23:00, de acordo com o Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo na quinta-feira.

    Face a isto, a PRO.VAR (PROmover & inoVAR) “está a entrar em contacto com todas as câmaras municipais do continente e ilhas, para propor que encontrem soluções para compensar a perda, por força das novas regras impostas”, refere a entidade, em comunicado.

    Covid-19: Associação propõe criação de novas esplanadas face a novas regras

  • Já escolheu a sua máscara? Espreite o que estas marcas portuguesas andam a fazer

    São laváveis, reutilizáveis e feitas a partir de vários tipos de tecido. Muitas marcas estão a usar o Instagram para receberem encomendas e exporem as chamadas máscaras sociais (não cirúrgicas). Foi lá que encontramos algumas das propostas com mais pinta para alegrar este período sombrio, incluindo as máscaras feitas pela marca que confeciona algumas das exuberantes camisas de Manuel Luís Goucha. Há sugestões para miúdos, com outros acessórios a condizer e sóbrias ao máximo. São 25 e estão todas na fotogaleria.

    Já escolheu a sua máscara? Espreite o que estas marcas portuguesas andam a fazer

  • Metropolitana: 32 músicos interpretam Haydn sem sair de casa

    A distância ditada pela ordem de confinamento não impediu 32 músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa de se juntarem virtualmente para fazerem o que melhor sabem: tocar. A obra em questão é o 4º Andamento da Sinfonia 104 de Joseph Haydn e o resultado deste pequeno concerto remoto foi partilhado esta sexta-feira. Veja o vídeo.

    Metropolitana: 32 músicos interpretam Haydn sem sair de casa. Veja o vídeo

  • Índia estende confinamento por mais duas semanas com medidas para zonas críticas

    O Governo da Índia ordenou esta sexta-feira a extensão do confinamento dos seus 1,3 mil milhões de habitantes até 18 de maio para conter o novo coronavírus, enquanto o país regista 35.043 casos positivos e 1.147 mortes pela covid-19.

    A ordem emitida pelo Ministério do Interior avança, também, com novas diretrizes para regular as diferentes atividades nesse período de confinamento, com base nos níveis de risco de propagação entre os estados do país, que serão distinguidos como zonas vermelhas (zonas críticas), verde e laranja com “considerável relaxamento”.

    Covid-19: Índia estende confinamento por mais duas semanas com medidas para zonas críticas

  • Governo dos Açores prorroga cerca sanitária do concelho de Nordeste

    O Conselho do Governo dos Açores decidiu esta sexta-feira prorrogar, no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, a declaração do estado de calamidade pública e a sua cerca sanitária das 00:00 de segunda-feira até às 00:00 de 18 de maio.

    Segundo o comunicado, a medida foi tomada devido ao “surgimento de mais quatro casos positivos de infeção” pela covid-19 no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

    A ação justifica-se ainda pelo facto de, “após 15 dias de serviço, ter havido uma mudança de turno de funcionários a 22 de abril, e os mesmos, nos testes à covid-19, realizados previamente à sua saída de serviço, terem testado negativo, mas estarem a cumprir quarentena obrigatória nas suas residências”.

    Covid-19: Governo dos Açores prorroga cerca sanitária do concelho de Nordeste

  • Madeira mantém 86 casos de infeção, já com 47 doentes recuperados

    A Madeira mantém 86 casos de covid-19 pelo sétimo dia consecutivo, com 47 doentes recuperados, mais quatro do que na quinta-feira, indicaram esta sexta-feira as autoridades regionais de saúde, sublinhando que já foram realizados 3.949 testes no arquipélago.

    “Hoje é mais um dia bom. Não registámos casos. É o sétimo dia consecutivo”, afirmou o secretário da Saúde, Pedro Ramos, na videoconferência diária sobre da pandemia na região, reforçando: “Vamos todos fazer com que estes dias continuem, até termos um ciclo de incubação de 14 dias.”

    Covid-19: Madeira mantém 86 casos de infeção, já com 47 doentes recuperados

  • Estados Unidos autorizam uso do remdesivir contra o coronavírus

    O uso de remdesivir em doentes de Covid-19 foi autorizado pela FDA, a agência norte-americana que regula os medicamentos. O antiviral ainda está a ser alvo de vários ensaios clínicos, mas um novo estudo aponta para que o medicamento acelere a recuperação dos doentes.

    Os testes em humanos que suportam esta decisão da FDA arrancaram no dia 21 de fevereiro com uma amostra de 1.063 pacientes. Os doentes que receberam remdesivir tiveram uma recuperação 31% mais rápida do que aqueles que receberam o placebo.

  • Mais de 235 mil mortos entre 3,3 milhões de infetados no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 235.519 pessoas em todo o mundo e infetou 3,3 milhões desde que surgiu em dezembro, segundo o balanço da agência AFP, às 20h00 de hoje, baseado em dados oficiais.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, até às 19h00 TMG (20:00 em Lisboa) de hoje, 3.303.510 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios, desde o início da pandemia. Segundo a AFP, este número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de contaminações, uma vez que um grande número de países só está a testar os casos que precisam de tratamento hospitalar. De entre esses casos, pelo menos 1.003.600 foram já considerados curados.

    Desde a contagem realizada às 19:00 TMG de quinta-feira, foram registadas 3.928 novas mortes e 70.199 novos casos em todo o mundo.

    Agência Lusa

  • OMS reitera “origem natural” do novo coronavírus

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que o novo coronavírus é de “origem natural”.

    “Quanto à origem do vírus em Wuhan, ouvimos muitos cientistas que o estudaram e temos a certeza de que é de origem natural”, afirmou o diretor dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan, numa videoconferência de imprensa, acrescentando: “O importante é que determinemos o hospedeiro natural deste vírus.”

    A tomada de posição da OMS surgiu na sequência da teoria levantada pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), que ligou a origem do SARS-CoV-2 a um laboratório em Wuhan, na China, cidade onde o vírus foi detetado pela primeira vez em dezembro de 2019. Donald Trump acusou mesmo a OMS de agir nesta questão como “uma agência de relações públicas” de Pequim.

    Agência Lusa

  • Segurança Social transferiu até ao momento 216 milhões de euros

    A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje que a Segurança Social transferiu “até ao momento” 216 milhões de euros em medidas criadas pelo Governo para responder à crise provocada pela pandemia.

    “A Segurança Social já pagou, já transferiu para o sistema bancário, que depois transfere para as empresas, até ao momento 216 milhões de euros”, afirmou a governante, que falava no Fórum 1.º de Maio, organizado pela Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista e transmitido na página de Facebook daquela estrutura.

    “Isto aconteceu em três semanas, se compararmos o que é que o sistema bancário conseguiu pôr cá fora através das linhas de crédito nomeadamente às empresas, percebemos que quem respondeu neste momento com capacidade de resposta real, com liquidez e capacidade de pôr estas medidas no terreno, foi o sistema público”, prosseguiu Ana Mendes Godinho. “Neste momento, estas medidas que já foram pagas abrangem cerca de 70 mil empresas e cerca de 60 mil pessoas”, acrescentou.

    Agência Lusa

  • 1.º de Maio. Rui Rio critica viagem de sindicalistas em camionetas: "É uma pouca vergonha"

    “Milhares de pessoas da CGTP e do PCP na rua a festejarem o 1º de Maio em pleno Estado de Emergência é inaceitável, mas trazê-las de camioneta, quando hoje é proibido circular entre concelhos, é uma pouca vergonha. Para o Governo, a geringonça goza de estatuto especial. Assim não!” Rui Rio reagiu com esta publicação, no Twitter, à concentração de pessoas que, em Lisboa, comemoraram o Dia do Trabalhador.

    A CGTP quis um evento simbólico, mas estiveram mais de mil pessoas na Alameda, como escreveu o Observador. Houve calor, cervejas, máscaras vermelhas e distanciamento social. Leia aqui como se fez o 1.º de maio em menos de 45 minutos.

1 de 5