A China desenvolveu três vacinas contra a Covid-19 que se encontram agora na segunda fase de ensaios clínicos (ensaios feitos num grupo maior de pessoas, em doentes com a doença em estudo, de modo a avaliar o desempenho do medicamento). O anúncio, citado pela agência de notícias Xinhua, foi feito no domingo pelo responsável da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Pequim, Xu Qiang.

Na capital chinesa, um total de 21 projetos de ciência e tecnologia estão a ser desenvolvidos enquanto resposta ao novo coronavírus. Além disso, cinco medicamentos foram aprovados para ensaios clínicos, sendo que todos entraram na segunda fase dos estudos clínicos, tal como foi anunciado em conferência de imprensa.

O plano de três anos (2020-2022) desenhado para fortalecer o sistema de emergências para a segurança da saúde pública inclui mecanismos para a prevenção, prática clínica, investigação científica e também a aprovação de projetos de emergência. Além de assegurar os fabricantes farmacêuticos e de vacinas, Pequim vai ainda “fortalecer” o papel das novas tecnologias, como big data, inteligência artificial e o 5G.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR