Enquanto entidade promotora da cultura e do turismo em solo europeu, a European Best Destinations elaborou uma lista das dez melhores praias para aproveitar o verão em plena pandemia. Além da paisagem, foram tidos em conta critérios de segurança, nomeadamente as reduzidas taxas de contágio das respetivas regiões, a dimensão do areal, a diversidade da oferta turística e a proximidade de infraestruturas médicas.

O resultado é uma lista de dez praias, agora consideradas as mais seguras da Europa, no contexto da atual pandemia. Três delas são portuguesas — Comporta, Meia Praia e Porto Santo.

A primeira surge no segundo lugar do ranking. A European Best Destinations destaca o potencial dos areais portugueses para férias em família. No caso da Comporta, refere ainda a curta distância que separa o destino da capital.

O do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, surge em quarto lugar. “Depois de meses de confinamento, este é o destino perfeito para relaxar na natureza”, descreve a organização. Na mesma lista, em sétimo lugar, surge a Meia Praia, em Lagos. A European Best Destinations faz referência ao centro histórico, às lojas tradicionais, aos bares e cafés e ao mercado de produtos frescos local.

A lista inclui outros países, nomeadamente a Grécia, que ocupa a primeira posição com a cidade de Preveza. Polónia, Malta, Letónia, Lituânia e Alemanha também integram o ranking, contudo Portugal é o único a conseguir a proeza de ter três praias distinguidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR