Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar as mais recentes notícias sobre a pandemia de Covid-19 neste novo liveblog.

    China com mais 44 novos casos nas últimas 24 horas. Orçamento Suplementar votado hoje

  • OMS congratula-se com ensaio sobre esteroide que reduz mortalidade por Covid e vai atualizar orientações

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) congratulou-se hoje com os resultados iniciais dos ensaios clínicos do Reino Unido que mostram que o esteroide dexametasona pode salvar vidas em pacientes gravemente doentes com Covid-19. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS afirma que “este é o primeiro tratamento que mostra reduzir a mortalidade em pacientes com Covid-19 que necessitam de suporte de oxigénio ou de ventilador”.

    A OMS afirma que os resultados que foram partilhados pelos investigadores britânicos mostram que “para pacientes em ventilação mecânica, o tratamento demonstrou reduzir a mortalidade em cerca de um terço e, para pacientes que necessitam apenas de oxigénio, a mortalidade foi reduzida em cerca de um quinto”. “São ótimas notícias e dou os parabéns ao governo do Reino Unido, à Universidade de Oxford e aos muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para este avanço científico que salvou vidas”, acrescenta o diretor-geral da organização.

    Num comunicado divulgado esta noite, a OMS explica que a dexametasona é um esteróide usado desde a década de 60 para “reduzir a inflamação em várias condições, incluindo distúrbios inflamatórios e certos tipos de cancro”, consta da Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da OMS desde 1977 e está disponível na maioria dos países.

    A OMS faz ainda saber que vai coordenar uma meta-análise para aumentar os conhecimentos sobre este tratamento e vai atualizar “as orientações clínicas para refletir como e quando o medicamento deve ser usado no Covid-19”.

    Covid-19. Identificado primeiro medicamento capaz de reduzir risco de morte em doentes críticos

  • Risco de aparecimento de novas doenças transmitidas pelos animais está "mais alto do que nunca"

    A World Wide Fund for Nature adverte para a “pressão insustentável” que o ser humano está a colocar sobre a natureza e diz que se isso não for travado pelos líderes mundiais, outras pandemias virão.

    Risco de aparecimento de novas doenças transmitidas pelos animais está “mais alto do que nunca”

  • Brasil regista 34.918 novos casos em 24 horas

    O Brasil regista o seu pior dia ao nível de novos casos de infeção confirmados, valor que em 24 horas chegou aos 34.918, elevando assim o total de infeções para 923.189. Segundo as autoridades de saúde do país foram ainda registadas 1.282 mortes em relação aos números de segunda-feira — são agora 45.241 no total. São Paulo é o estado com o maior número de casos no país, somando 190.285 pessoas diagnosticadas e 11.132 mortes, sendo seguido pelo Rio de Janeiro, que concentra 83.343 infetados e 7.967 óbitos.

  • Cabo Verde trava desconfinamento na ilha do Sal face ao aumento de casos

    O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou um plano de intervenção para a ilha do Sal, devido ao aumento de casos de Covid-19, que será coordenado localmente pelo ministro do Turismo.

    Cabo Verde trava desconfinamento na ilha do Sal face ao aumento de casos

  • Pandemia agudizou situações de violência doméstica pré-existentes

    Segundo a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o que recolheu das reuniões que manteve com as estruturas da rede nacional no período de emergência aponta para uma “agudização dos casos de violência que já pré-existiam” em 70% dos casos. “Não eram situações novas espoletadas pela Covid e pelo confinamento, ao contrário do que por vezes se vê em alguma literatura sobre o assunto, mas situações em que já existia violência que se intensificou em situação de confinamento e de convivência permanente das vítimas com os agressores”, disse.

    Pandemia agudizou situações de violência doméstica pré-existentes

  • Pandemia com mais de 438 mil mortos e oito milhões de infetados no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 438.250 pessoas e ultrapassou os oito milhões de infetados em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

    De acordo com a agência noticiosa francesa, até às 19h00 (20h00 de Lisboa) de hoje 8.090.290 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, nos finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.698.500 são agora considerados curados.

    Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento hospitalar, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

    Desde a contagem feita às 19h00 de segunda-feira, 3.851 novas mortes e 114.921 novos casos ocorreram em todo o mundo.

    Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 671 novas mortes, Brasil (627) e México (439).

    (Lusa)

  • Funcionários da Higiene Urbana de Lisboa esperam até sexta-feira por mais medidas

    Um grupo de funcionários da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa que acusou a autarquia de esconder casos de Covid-19 concordou esta terça-feira aguardar até sexta-feira por mais medidas de higienização, após uma reunião com responsáveis do município.

    Algumas dezenas de funcionários da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa concentraram-se na segunda-feira para pedir explicações à autarquia, tendo estado alguns representantes reunidos hoje com responsáveis pelo setor.

    No final do encontro, Fernando Torrezão e Dário Lopes, dois destes trabalhadores, afirmaram à Lusa que, depois das explicações ouvidas, iriam esperar até sexta-feira a fim de ver aplicadas medidas que exigiram e que foram assumidas no encontro. Entre elas estão o reforço da “higienização dos balneários e acessos após utilização de cada turno de colaboradores”, bem como da higienização das viaturas de recolha de resíduos urbanos, e a formação de equipas de trabalho fixas.

    As preocupações destes trabalhadores surgiram num grupo numa rede social, quando se aperceberam de que havia pelo menos um caso de um colega com Covid-19, sem que os restantes tivessem sido alertados ou testados. Em relação à Covid-19, segundo os dois trabalhadores, foi explicado que o caso está a ser acompanhado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), à qual foi entregue também uma relação dos colegas que contactaram com o doente, e que “será à DGS que compete contactar os funcionários”.

    No dia anterior, Dário Lopes tinha afirmado que os funcionários sabem de “casos de covid-19 na Câmara Municipal de Lisboa” e que “a Câmara de Lisboa está a ocultar” os casos aos trabalhadores, que estão a trabalhar “a medo”. Os trabalhadores tinham dado à Câmara um prazo até às 20h00 de segunda-feira para uma resposta ou esclarecimento, caso contrário ameaçavam parar a recolha do lixo, o que não se verificou devido ao agendamento desta reunião.

    A Lusa questionou então sobre este assunto o gabinete do vereador responsável pela Higiene Urbana, Carlos Castro, mas não obteve resposta.

    (Lusa)

  • Festa ilegal com quase 100 pessoas. Quatro horas bastaram para criar novo surto no Algarve

    Grupo que alugou o salão prometeu que seriam apenas 20, mas podem ter sido quase 100. E depois da intervenção da GNR, a festa continuou noutro local. Até ao momento há 16 infetados, dois internados.

    Festa ilegal com quase 100 pessoas. Quatro horas bastaram para criar novo surto no Algarve

  • Angola registou seis novos casos positivos e os primeiros fora de Luanda

    Angola registou hoje seis novos casos positivos de Covid-19, dos quais três na província do Cuanza Norte, as primeiras infeções fora da capital angolana, Luanda, disse esta terça-feira o secretário de Estado para a Saúde Pública. Franco Mufinda adianta que os outros três casos, de transmissão local, estão circunscritos à cerca sanitária do Hoji-Ya-Henda.

    O governante angolano disse que os três primeiros casos no Cuanza Norte dizem respeito a dois cidadãos da África Ocidental e a um angolano, que furaram a cerca sanitária de Luanda. “Em relação à província do Cuanza Norte, estamos a preparar uma equipa multidisciplinar para fazer o acompanhamento no que diz respeito à gestão de casos, sobretudo a vigilância epidemiológica”.

    Segundo Franco Mufinda, este processo vai carecer de um estudo do vínculo epidemiológico, que já começou e será complementado pela equipa do Ministério da Saúde, composta por técnicos séniores. Um dos doentes no Cuanza Norte, informou Franco Mufinda, “inspira cuidados”, por apresentar outras doenças.

    Nesta altura, Angola regista um total de 148 casos, dos quais seis óbitos, 64 recuperados e 78 ativos. Até à data foram recolhidas 15.183 amostras, das quais 148 positivas e 14.433 negativas, encontrando-se em processamento 655.

    (Lusa)

  • Refinaria de Sines retoma atividade após mais de um mês de paragem

    A refinaria de Sines retomou a atividade, após mais de um mês de paragem devido à impossibilidade de escoar os combustíveis, face à redução do consumo provocada pela pandemia, disse fonte oficial da Galp Energia à Lusa.

    Questionada pela Lusa sobre a retoma da atividade, fonte oficial da petrolífera adiantou que “o ajustamento planeado do sistema refinador da Galp, anunciado no final de abril, continua a decorrer conforme o programado”. “O calendário previsto para o processo de retoma gradual da produção está a ser cumprido, tendo sido já reativada a produção da refinaria de Sines”, no distrito de Setúbal, adiantou.

    De acordo com a mesma fonte, “assegurando a operação logística de abastecimento ao mercado nacional, a Galp continua a monitorizar a evolução da conjuntura do mercado nacional, ibérico e internacional, de forma ajustar o alinhamento do seu sistema refinador com os contextos desafiantes e incertos à escala global”.

    Em 20 de abril, a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva anunciou a suspensão da atividade durante pelo menos um mês na refinaria de Sines, a partir de 04 de maio, depois da paragem da fábrica de combustíveis na refinaria da Matosinhos, no distrito do Porto, cuja atividade não foi ainda retomada.

    (Lusa)

  • Redução "significativa da atividade" leva Super Bock Group a reduzir 10% dos trabalhadores

    É mais um efeito económico das medidas de combate à pandemia. O grupo Superbock tenciona reduzir em 10% a sua força de trabalho. Uma decisão justificada pela recessão e pela paragem das vendas, e constrangimentos que existem ainda, no funcionamento de restaurantes, bares e hotéis que levaram a uma significativa redução da atividade.

    Super Bock Group vai reduzir força de trabalho em 10%

  • Venda do Eurobic à Abanca cai

    As negociações entre Isabel dos Santos e outros acionistas para vender o EuroBic aos espanhóis da Abanca falharam. Um dos problemas terá sido a divergência quanto ao impacto da pandemia no preço do banco. A empresária filha do antigo presidente angolano continua disponível para vender a sua participação cujos direitos de voto estão congelados por causa da investigação causada pelo Luanda Leaks.

    Eurobic confirma que negociações para a venda à Abanca não tiveram sucesso

  • França com mais 111 mortos

    A França somou 111 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento explicado pela atualização de óbitos em casas de repouso e centros de dependência, elevando para um total de 29.547 mortes, indicaram hoje fontes sanitárias francesas.

    Desse total, 19.090 foram registados em hospitais (mais 38 no último dia) e 10.457 em residências de idosos e instituições de dependência, um número que não era atualizado desde 9 de junho. A nível de casos confirmados, o país regista mais de 194 mil casos.

    Continuam hospitalizadas no país 10.535 pessoas, 820 das quais nas unidades de cuidados intensivos (UCI), apesar do saldo líquido entre entradas e saídas das UCI se mantém em queda, com menos 26 pacientes nas últimas 24 horas.

    A França aligeirou as medidas restritivas de interação social no domingo e, na segunda-feira, reabriram os restaurantes e bares em todos o país.

    (Lusa)

  • EUA com 18.577 novos casos de Covid-19

    De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC, o equivalente norte-americano da portuguesa DGS), há 18.577 novos casos de Covid-19 confirmados nos EUA. Além disso, como avança o The Guardian, houve mais 496 mortes devido à pandemia.

    Com este números os EUA registam agora 2.104.346 infetados e 116.140 mortos com Covid-19. Esta segunda-feira o país tinha registado 20.092 novos casos de Covid-19 e 448 mortos. Nova Iorque e Nova Jérsia continuam a ser os estados com maior número de infetados.

  • Espanha com 76 novos casos

    Nas últimas 24 horas Espanha registou 219 novos casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, avançam as autoridades do país. Mais de metade (42) destes casos são na capital, Madrid. Ao todo, Espanha regista agora 244.328 infetados.

    Como explica o El Mundo, quanto às hospitalizações, os dados divulgados nesta terça-feira indicam que, na última semana, 86 pessoas foram internadas (em comparação com 94 na segunda-feira) e 6 delas entraram nos cuidados intensivos (em comparação com segunda-feira, que havia 3).

  • Lar de Aljubarrota com mais de três dezenas de infetados

    Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, testaram positivo para a Covid-19, estando ainda por conhecer o resultado de mais meia centena de testes, informou a câmara. O mais recente foco de infeção de Covid-19 do concelho, registado no lar da Santa casa da Misericórdia de Aljubarrota, “está a aumentar e a ramificar para familiares com suspeitas de infeção”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.

    Dos 35 idosos do lar, “27 testaram positivo e mais dois aguardam confirmação”, explicou, acrescentando que, no que toca aos trabalhadores da instituição, “há seis positivos”, entre os cerca de 70 testados. Porém, acrescentou, “falta ainda conhecer, entre hoje e amanhã [quarta-feira], o resultado de mais de meia centena de testes”.

    Os números são “preocupantes” para o presidente desta autarquia do distrito de Leiria, que já determinou “o encerramento da creche”, a funcionar no mesmo edifício do lar, mas numa ala separada.

    A câmara solicitou a intervenção da GNR “na desinfeção de todo o edifício” e remeteu para quarta-feira, quando forem conhecidos os resultados de todos os testes, o anúncio de “novas medidas” que vão ser decididas em conjunto com as autoridades de saúde.

    O foco na Santa Casa foi conhecido no sábado, na sequência do internamento de dois idosos “com patologias respiratórias” no Hospital de Leiria, onde “foram testados com resultado positivo para a Covid-19”, disse à agência Lusa o provedor da instituição, José Carvalho.

    Os dois idosos, de 72 e 82 anos, “encontram-se internados e estáveis”, informou esta manhã o provedor, esclarecendo que os restantes casos confirmados “estão devidamente isolados”, dependendo a capacidade de resposta da instituição “do número de novos casos que surgirem”.

    (Lusa)

  • Investigadores estudam possibilidade do novo coronavírus infetar células tumorais

    Fernando Schmitt, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, afirmou esta terça-feira que o projeto visa estudar a presença do vírus e do recetor ACE [recetor presente na membrana celular e através do qual o SARS-CoV-2 infeta as células humanas] em tecidos tumorais.

    Investigadores estudam possibilidade do novo coronavírus infetar células tumorais

  • Faro prolonga suspensão da taxa turística

    A Câmara de Faro vai prolongar a suspensão do pagamento da taxa turística até ao final de outubro, data para que estava previsto o fim da sua cobrança anual, foi esta terça-feira anunciado.

    Em comunicado, a autarquia adianta que, na prática, a medida, aprovada na segunda-feira, isenta as unidades do pagamento daquela taxa até março do próximo ano, já que a taxa turística só tem incidência entre 01 de março e 31 de outubro de cada ano. “Proposta pelo presidente da Câmara, esta medida tem em atenção a situação excecional que ainda se vive, em particular no setor do turismo, a passar por severas dificuldades por via dos cancelamentos e da escassez de novas reservas de alojamento devido à pandemia da doença Covid-19”, lê-se na nota.

    A autarquia já tinha suspendido a aplicação da taxa no final de março, tal como os restantes concelhos algarvios que já a aplicavam ou estavam a preparar-se para iniciar a sua cobrança, no âmbito de uma decisão conjunta da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), que vigoraria até final de maio. “Ainda assim, em face da previsão de redução do número de voos para o aeroporto provenientes dos principais países emissores de turismo, estimada entre os 50% e os 60%, bem como da constatação do aumento da taxa de desemprego na indústria turística regional, a autarquia deliberou tomar esta medida adicional”, prossegue a nota.

    A taxa de 1,5 euros por pessoa e por noite foi aprovada em 2019 pelo município, depois de a AMAL ter deliberado a criação de uma taxa turística a ser implementada na região.

    (Lusa)

  • São Tomé e Príncipe regista 10 novas infeções e soma total de 671

    São Tomé e Príncipe registou esta terça-feira 10 casos positivos de Covid-19, com base em 24 testes rápidos realizados, elevando o total do país para 671, anunciou fonte do Ministério da Saúde. De acordo com a porta-voz do ministério, Isabel dos santos, com estes 10 novos casos, o país soma um total de 671 infeções pelo novo coronavírus. Mantém-se em 12 o número de vítimas mortais.

    De acordo com a mesma fonte, existem 182 casos recuperados, enquanto o número de pacientes internados no hospital de campanha aumentou de oito para 14 pessoas.

    Em África, há 6.770 mortos confirmados em quase 252 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente. Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.664 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.492 casos e 15 mortos), Cabo Verde (782 casos e sete mortos), São Tomé e Príncipe (671 casos e 12 mortos), Moçambique (638 casos e quatro mortos) e Angola (142 infetados e seis mortos).

    (Lusa)

1 de 4