Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Encerramos assim o liveblog desta terça-feira, onde acompanhámos os momentos mais relevantes da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo. Continue connosco esta quarta-feira, aqui.

    https://observador.pt/2020/07/15/belgica-reduz-drasticamente-mortes-e-regista-zero-obitos-na-terca-feira/

  • Fase final dos ensaios clínicos de vacina nos EUA começa em 27 de julho

    O resultado da primeira fase de testes mostra que as “cobaias” desenvolveram respostas imunes ao vírus. Última e mais abrangente fase do estudo começará a 27 de julho.

    Vacina da norte-americana Moderna mostra resultados promissores na primeira fase de testes

  • Brasil regista mais de 1.300 mortes e 41.857 novos casos de infeção nas últimas 24 horas

    O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais de 1300 mortes e 41.857 novos casos de infeção por Covid-19, segundo o Ministério da Sáude brasileiro.

    O Brasil apresenta esta terça-feira, no total, 74.133 óbitos e 1.926.824 casos de infeção pelo novo coronavírus.

  • Governo aprova manutenção das situações de alerta, contingência e calamidade

    O Governo aprovou esta terça-feira a manutenção, até ao final do mês, da situação de alerta na generalidade do continente, de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade em 19 freguesias, no âmbito da pandemia da Covid-19.

    A intenção do executivo já tinha sido anunciada na segunda-feira pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na sequência de uma reunião com os presidentes dos municípios de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas (todos no distrito de Lisboa), nos quais se localizam as 19 freguesias mais afetadas.

    No comunicado relativo à reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada hoje por via eletrónica, é referido que as situações de alerta, contingência e calamidade vão permanecer das 00:00 do dia 15 (quarta-feira) até às 23h59 do dia 31 de julho.

    “Esta decisão tem em consideração que, apesar de se verificar uma tendência decrescente do número de novos casos de doença na maioria das regiões do território nacional, regista-se uma incidência persistente em algumas áreas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona Norte da Área Metropolitana de Lisboa”, lê-se na nota.

    (Lusa)

  • Juíza Ruth Bader Ginsburg internada com possível infeção

    Aos 87 anos, e depois de já este ano ter vencido (de novo) o cancro, a juíza do Supremo Tribunal foi hospitalizada esta terça-feira na sequência de uma possível infeção. “A juíza está a repousar confortavelmente e ficará no hospital alguns dias para receber tratamento antibiótico intravenoso”, explicou a porta-voz Kathleen Arberg, esclarecendo o estado de saúde da norte-americana, que acusou febre e calafrios. Ruth Bader Ginsburg, a veterana magistrada nomeada para a mais alta instância judicial por Bill Clinton, em 1993, e que decide sobre alguns dos temas fraturantes da sociedade norte-americana, como o aborto, a saúde, o casamento homossexual ou a discriminação de género, encontra-se agora no The Johns Hopkins Hospital, em Baltimore.

  • Capital da Venezuela volta a estar sobre "lockdown" já a partir de amanhã

    A capital da Venezuela, Caracas, entrará num apertado confinamento já a partir de amanhã. As autoridades pretendem controlar o surto de Covid-19 que assola a cidade. O estado vizinho, Miranda, também será trancado. Delcy Rodríguez, o vice-presidente de Nicolás Maduro, diz que estas decisões foram tomadas para “proteger a saúde do povo”.

    Grande parte da Venezuela encontra-se “fechada” desde que foi identificado o primeiro caso de infeção com o novo coronavírus, ainda no início de início de março. Desde então já foram registados 9707 casos e 93 mortes mas observadores internacionais temem que o governo autoritário de Maduro esteja a omitir os números reais.

  • Vírus já matou mais de 570.000 pessoas e infetou quase 13,2 milhões no mundo

    A pandemia de coronavírus matou pelo menos 574.278 pessoas e infetou quase 13,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 desta terça-feira, baseado em dados oficiais.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h00 TMG (20:00 de Lisboa) desta terça-feira, 13.178.180 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 7.096.000 agora são considerados curados.

    Contudo, a AFP avisa que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, pois alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

    Lusa

  • Mais 16 casos em Angola aumenta número de infeções para 541

    Angola registou mais 16 casos de Covid-19 no país, aumentando para 541 o número de infeções pelo novo coronavírus, anunciou esta terça-feira o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

    Os novos casos são todos da província de Luanda (Ingombota, Maianga, Belas e Viana), com idades entre 5 e 68 anos, sendo 11 do sexo masculino e cinco do sexo feminino, adiantou Franco Mufinda, no balanço epidemiológico diário.

    Foram esta terça-feira rastreadas no âmbito da testagem em massa (testes serológicos) 2.400 pessoas na Assembleia Nacional e no Palácio de Justiça em Luanda.

    Lusa

  • Cabo Verde regista mais 78 doentes recuperados e total passa a ser de 850

    Cabo Verde registou esta terça-feira mais 78 doentes recuperados da infeção pelo novo coronavírus, um dos números diários mais elevados no país, que passou a ter um total de 850 pessoas com alta, disse o diretor nacional de Saúde.

    Até este momento temos 850 doentes recuperados e hoje tivemos um dos maiores números: 78, nomeadamente no Sal (38), Praia (35) Santa Cruz (1) e Santa Catarina (4)”, anunciou Artur Correia, na habitual conferência de imprensa de ponto de situação da Covid-19 em Cabo Verde.

    O porta-voz do Ministério da Saúde destacou o caso da Praia, na ilha de Santiago, o concelho do país com mais casos de Covid-19 acumulados, mas também o que tem mais doentes recuperados, 616 até agora, mais do que os 359 casos de infeção ativa.

    Lusa

  • Layoff simplificado já chegou a 877 mil pessoas

    Desde o início da criação do layoff simplificado, para responder às dificuldades criadas pela pandemia da Covid-19, este já chegou a 877 mil pessoas segundo a ministra do trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

    No final da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social a ministra acrescentou ainda alguns números em relação a este apoio extraordinário no âmbito da Covid-19. Inicialmente foram feitos “114 mil pedidos de layoff simplificado, na primeira prorrogação 90 mil e em junho 58 mil pedidos de prorrogação”.

    Segundo Ana Mendes Godinho estes números refletem “o número de empresas que estão a deixar de estar em layoff e acederão ao incentivo que foi criado”, referindo-se ao incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial.

    IEFP com 10 dias para decidir incentivo à normalização da atividade empresarial

  • Médicos franceses detetam primeiro caso de bebé infetado no útero materno

    A mãe de 23 anos contraiu o vírus no final do terceiro mês de gestação e os médicos acreditam que a infeção chegou ao bebé através da placenta. A criança recuperou sem precisar de tratamento.

    Covid-19. Médicos franceses detetam primeiro caso de bebé infetado no útero materno

  • Cabo Verde com mais 61 casos e atualiza dados com total de 1.780

    Cabo Verde registou mais 61 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e atualizou o total acumulado desde 19 de março para 1.780, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social adiantou que os laboratórios do país analisaram 616 amostras na segunda-feira, dos quais 61 deram resultado positivo.

    Os novos casos positivos foram registados nas ilhas de Santiago (32), distribuídos pelos concelhos da Praia (31) e Santa Catarina (1), do Sal (25) e de São Nicolau (4).

    Lusa

  • São Tomé e Príncipe com mais quatro casos positivos

    São Tomé e Príncipe registou mais quatro casos positivos de Covid-19 em 13 testes laboratoriais realizados nas últimas 24 horas, elevando para 736 infeções acumuladas no país, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde. Segundo Isabel dos Santos, o número de pacientes recuperados aumentou para 316, enquanto no hospital de campanha estão internados quatros pessoas infetadas pelo novo coronavírus. De acordo com a mesma fonte, que falava na atualização do boletim diário sobre o novo coronavírus, os cidadãos em isolamento domiciliar diminuíram para 402.

    A porta-voz do Ministério da Saúde não deu indicações de quantas pessoas estão no serviço sintomático respiratório. O número de óbitos mantém-se em 14 desde que em meados de março a doença foi declarada no país.

    (Lusa)

  • Caso positivo de menino na Figueira da Foz põe 28 crianças em isolamento

    Um menino, aluno de um jardim-de-infância da Figueira da Foz, testou hoje positivo para Covid-19, situação que levou ao isolamento de outras 28 crianças e quatro funcionários da instituição, disse à agência Lusa fonte da autoridade de saúde. Em causa está um aluno do pré-escolar do 2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz, que terá sido infetado em contexto familiar e que já estava em isolamento.

    Em declarações à agência Lusa, o delegado de saúde da Figueira da Foz, José Farias, confirmou o caso positivo do menino “com três ou quatro anos”, acrescentando que as crianças e outras pessoas que com ele tiveram contacto no jardim-de-infância “foram para casa e estão em isolamento”.

    (Lusa)

  • Funcionário da DGS infetado com Covid-19

    Um funcionário da Direção-Geral de Saúde (DGS) está infetado com o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao Observador pela DGS.

    O caso foi detetado na semana passado e o colaborador, que está assintomático, está em isolamento em casa, tal como outros funcionários da DGS que estiveram em contacto direto com ele. Nenhum dos funcionários que se encontra em isolamento profilático foi testado e, até ao momento, ninguém desenvolveu sintomas.

    A infeção ocorreu em contexto familiar, acrescentou ainda a DGS. O Observador tem indicação de que o funcionário infetado é motorista da DGS, mas essa informação não foi confirmada pelo organismo.

  • Impacto económico na Guiné-Bissau vai ser "muito negativo"

    O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, disse esta terça-feira que o impacto económico da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país vai ser “muito negativo”, porque afetou fortemente a campanha de comercialização de castanha de caju.

    O comércio esteve a funcionar dentro de um limite geográfico muito reduzido. Os mercados foram encerrados. Os transportes e circulação das pessoas entre as regiões foram suspensos. O comércio internacional (importação e exportação) foi fortemente reduzido. E, o mais grave aconteceu no setor da castanha de caju, principal produto de exportação do país”, disse João Fadiá, em entrevista à Lusa.

    https://observador.pt/2020/07/14/covid-19-impacto-economico-na-guine-bissau-vai-ser-muito-negativo/

  • Vendas nas lojas caíram 40% na última semana face a 2019

    As vendas nas lojas cederam 40%, entre os dias 6 e 12 de julho, em comparação com 2019, segundo os dados do observatório da Associação de Marcas do Retalho e Restauração (AMRR), divulgados esta terça-feira.

    A análise contou com dados recolhidos em mais de 2.300 lojas de associados da AMRR, de norte a sul do país, e referem-se à semana entre os dias 6 e 12 de julho. A quebra média fixou-se nos 40% face ao período homólogo”, indicou, em comunicado, a associação.

    https://observador.pt/2020/07/14/vendas-nas-lojas-cairam-40-na-ultima-semana-face-a-2019/

  • França vai tornar obrigatório uso de máscara

    O uso de máscara vai passar a ser obrigatório em França, anunciou esta terça-feira o Presidente da República, Emmanuel Macron numa entrevista na televisão, que disse haver sinais de que o novo coronavírus está a “ganhar um pouco de força”.

    Temos sinais de que o vírus está a ganhar novamente um pouco de força e é preciso prevenir e preparar. […] Logo, temos de continuar a aplicar os gestos barreira e aí temos algumas fraquezas. Nas próximas semanas vamos tornar obrigatório o uso de máscara em todos os lugares públicos fechados“, disse Macron, acrescentando que a medida entra em vigor a partir de 1 de agosto.

    https://observador.pt/2020/07/14/covid-19-franca-vai-tornar-obrigatorio-uso-de-mascara/

  • Espanha regista 234 novos casos de infeção e mais 3 mortes nas últimas 24 horas

    Espanha regista, nas últimas 24 horas, 234 novos casos de infeção por Covid-19, cerca de mais cem casos de infeção do que em relação a segunda-feira, dia 13 de junho.

    Foram 3 as mortes registadas nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 28409.

  • Itália com 117 novos casos de infeção e 17 óbitos nas últimas 24 horas

    Itália regista mais 117 novos casos de infeção por Covid-19, mais 17 óbitos pela doença e 335 novos recuperados, nas últimas 24 horas.

    Nesta terça-feira registaram-se mais quatro mortes do que em relação a segunda-feira, contudo, o número de novos contágios foi nas últimas 24 horas inferior ao que se registou no boletim de segunda-feira, dia 13 de julho.

    No total, Itália soma 243344 casos de infeção por Covid-19 e, 34984 mortes relacionadas com o novo coronavírus.

1 de 3