Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Para continuar a seguir as notícias da Covid-19, por favor acompanhe-nos non liveblog de 16 de julho de 2020, aqui:

    https://observador.pt/2020/07/16/eua-ultrapassam-a-barreira-dos-70-mil-casos-num-dia/

  • Vírus já matou quase 580 mil pessoas e infetou mais de 13,4 milhões no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 579.938 pessoas e infetou mais de 13,4 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 7,2 milhões dos casos são já considerados curados. Leia mais aqui.

    Vírus já matou quase 580 mil pessoas e infetou mais de 13,4 milhões no mundo

  • Madeira mantém seis doentes ativos, um está internado no Hospital do Funchal

    Atualmente, 8.222 pessoas estão identificadas e acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso a uma aplicação, designada ‘MadeiraSafeToDiscover’. Leia mais aqui.

    Madeira mantém seis doentes ativos, um está internado no Hospital do Funchal

  • Vírus já matou quase 580 mil pessoas e infetou mais de 13,4 milhões no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 579.938 pessoas e infetou mais de 13,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um relatório da agência AFP, às 19h00 TMG desta quarta-feira, baseado em dados oficiais.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h00 TMG (20h00 de Lisboa, desta quarta-feira), 13.407.780 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 7.264.600 agora são considerados curados.

    Lusa

  • Jovens pedem ajuda ao PR para mudar discurso que os faz "bode expiatório" da pandemia

    O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) pediu esta quarta-feira a ajuda do Presidente da República para mudar o discurso da sociedade para um tom “não paternalista, não moralista, face à juventude”, que sentem ser o “bode expiatório” da pandemia.

    “O CNJ está muito preocupado quando os jovens são um bode expiatório para as questões da pandemia”, disse Rita Saias, presidente do CNJ, durante uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito dos 35 anos do organismo.

    Frisando que os dados das autoridades de saúde pública mostram que “os jovens não são os novos polinizadores da Covid-19”, Rita Saias pediu a ajuda e a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa

    Lusa

  • Jair Bolsonaro faz novo teste à Covid-19 e continua a testar positivo

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tornou a testar positivo para a Covid-19, noticia a edição brasileira da CNN, a quem o próprio Bolsonaro confirmou a informação.

    Bolsonaro realizou o teste na manhã de terça-feira e o resultado foi conhecido à noite, confirmando que o Presidente brasileiro continua infetado.

    Jair Bolsonaro testou positivo à Covid-19 pela primeira vez no dia 7 de julho, após ter desvalorizado repetidamente a doença, que chegou a classificar como uma “gripezinha”.

    Apesar de estar infetado, Bolsonaro volta a desvalorizar Covid-19 e defende medicamento controverso

  • Angola declara transmissão comunitária no país. Há registo de 576 casos

    O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República declarou esta quarta-feira a circulação comunitária da Covid-19 em Angola, no dia em que foram detetados mais 35 casos, somando um total de 576.

    O anúncio foi feito pelo coordenador da comissão multissetorial de combate e prevenção à Covid-19, que salientou que estão reunidas as evidências para que seja declarada a circulação comunitária do novo coronavírus na província de Luanda.

    Angola declara transmissão comunitária no país. Há registo de 576 casos

  • Cabo Verde com mais 58 casos novos eleva total para 1.837

    Cabo Verde registou mais 58 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o acumulado desde 19 de março para 1.837, informou esta quarta-feira o diretor nacional de Saúde.

    Na habitual conferência de imprensa sobre a Covid-19, na cidade da Praia, Artur Correia avançou que foram registados novos casos na ilha de Santiago (21), distribuídos pelos concelhos da Praia (15), Santa Cruz (05) e Santa Catarina (1).

    Foram ainda diagnosticados mais casos na ilha do Sal (23), Ribeira Brava de São Nicolau (13) e um na ilha de São Vicente, que voltou a registar um caso positivo 20 dias depois.

    Lusa

  • França regista 40 mortes devido ao vírus nas últimas 24 horas

    A França contabilizou nas últimas 24 horas 40 mortes associadas à Covid-19 em meio hospitalar, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 30.120, segundo a Direção-Geral da Saúde francesa.

    Do total de mortes, 19.579 foram registadas nos hospitais. Os dados dos lares são agora atualizados semanalmente e a mais recente atualização, divulgada hoje, revelou que foram registados 65 novos óbitos nestas instituições nos últimos 7 dias, elevando o seu total para 10.541.

    Lusa

  • Portugal entre 165 países que querem distribuição equitativa de vacinas

    Mais de 160 países, incluindo Portugal, querem participar numa iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para distribuir equitativamente vacinas para a Covid-19, assim que existam, anunciou esta quarta-feira aquela agência das Nações Unidas.

    Em comunicado, a OMS afirma esta quarta-feira que 75 países – entre os quais Portugal – manifestaram interesse em aderir à COVAX, juntando-se a 90 outros cujo objetivo é conseguir até ao fim de 2021 não só criar uma vacina para o novo coronavírus, mas distribuir dois mil milhões de doses igualmente por todos os participantes.

    Portugal entre 165 países que querem distribuição equitativa de vacinas

  • Máscaras e rigoroso controlo sanitário na retoma dos voos domésticos em Cabo Verde

    Uso obrigatório de máscara, distanciamento físico e um rigoroso controlo sanitário fizeram esta quarta-feira parte da retoma das ligações aéreas domésticas em Cabo Verde, quase quatro meses após a suspensão, com todos desejosos do fim da pandemia de Covid-19.

    No aeroporto internacional Nelson Mandela, na Praia, quem chega para viajar tem de esperar na fila no exterior e guardar uma distância de pelo menos 1,5 metros.

    É gratificante poder ir visitar a minha família”, disse à agência Lusa Reginaldo Cruz, para quem o controlo sanitário à entrada do aeroporto “está a funcionar”, mas não gostou do controlo na Delegacia de Saúde para obter a declaração de teste rápido negativo à Covid-19.

    Lusa

  • Itália regista 13 mortes nas últimas 24 horas e aproxima-se dos 35 mil mortos

    Itália registou 13 mortes associadas à doença Covid-19 nas últimas 24 horas, com o país a aproximar-se da barreira das 35 mil vítimas mortais contabilizadas desde o início da crise sanitária em fevereiro, divulgaram esta quarta-feira as autoridades italianas.

    Com o registo destes 13 novos óbitos, um decréscimo em relação aos dados de terça-feira (17), eleva-se para 34.997 o número total de vítimas mortais contabilizadas no país, das quais cerca de metade foram registadas na região da Lombardia (norte de Itália), a zona do território italiano mais afetada pela pandemia.

    Itália regista 13 mortes nas últimas 24 horas e aproxima-se dos 35 mil mortos

  • Supremo brasileiro concede prisão domiciliária a ex-ministro que testou positivo

    O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro concedeu ao final da noite de terça-feira prisão domiciliária ao ex-ministro Geddel Vieira Lima devido ao agravamento do seu estado de saúde, após ter testado positivo para o novo coronavírus.

    O demonstrado agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido, justifica a adoção de medida de urgência para preservar a sua integridade física e psíquica, frente à dignidade da pessoa humana”, indicou o presidente do STF, Dias Toffoli, na decisão que concedeu prisão domiciliária ao ex-governante, condenado por associação ilícita e branqueamento de capitais.

    Lusa

  • Facebook: "23% das PMEs portuguesas confirmam que pararam a atividade"

    O Facebook revelou esta quarta-feira o resultado do primeiro relatório sobre o impacto da Covid-19 nas pequenas e médias empresas (PMEs). Ao todo, foram questionados “30 mil líderes de PMEs” num total de 50 países. O resultado “é preocupante”, diz a rede social. Em relação a Portugal, 36% das PMEs “garantem que a falta de dinheiro em caixa vai ser o próximo principal problema, e 23% das empresas já tiveram de reduzir o número de colaboradores”, avança o Facebook. Além disso, “23% das PMEs portuguesas confirmam que pararam a atividade“.

    “O que o Facebook revela hoje através de um inquérito a 30 mil líderes de PMEs é preocupante”, diz a empresa em comunicado.

    Facebook: “23% das PMEs portuguesas confirmam que pararam a atividade”

  • EUA. Governador republicano que apoiou Trump em comício com multidão está infetado com Covid-19

    O governador do estado norte-americano do Oklahoma, o republicano Kevin Stitt, anunciou esta quarta-feira que está infetado com a Covid-19, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

    Kevin Stitt tem sido um dos maiores apoiantes de Donald Trump durante o combate à pandemia da Covid-19 e foi um dos governadores a promover um dos planos de reabertura económica mais abrangentes do país.

    Stitt também tem recusado utilizar máscara em público e rejeitou implementar a obrigatoriedade de utilização de máscaras no estado do Oklahoma.

    O republicano governa um dos estados norte-americanos em que a Covid-19 mais se disseminou nas últimas semanas. No Oklahoma, já foram diagnosticados perto de 22 mil casos de Covid-19 e 428 pessoas morreram.

    Stitt esteve presente em junho no comício de Donald Trump na cidade de Tulsa, naquele estado, um dos mais controversos momentos da campanha eleitoral norte-americana nos últimos meses. Trump anunciou que regressaria aos comícios com multidões apesar de os EUA serem neste momento o país com mais casos de Covid-19 em todo o mundo.

    A campanha de Donald Trump obrigou todos os participantes no comício a assinar um termo de responsabilidade por causa da Covid-19, mas o comício acabaria por se revelar um fracasso: a organização esperava um milhão de apoiantes, mas o estádio com capacidade para 19 mil pessoas acabou por ficar com a lotação a um terço.

    Ainda assim, as autoridades de saúde norte-americanas consideram que o comício de Trump em Tulsa terá sido um dos principais focos a contribuir para o ressurgimento da pandemia da Covid-19 naquele estado.

  • Mulher com suspeita de infeção fugiu do hospital da Figueira da Foz e foi encontrada pela PSP a caminho de casa

    Uma mulher com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus fugiu esta quarta-feira do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde aguardava a realização de um teste e foi apanhada pela PSP, disseram fontes hospitalar e policial.

    Em esclarecimento escrito sobre o caso pedido pela agência Lusa, o HDFF confirma que, na manhã desta quarta-feira, uma mulher com 65 anos e “comportamento desajustado” recorreu ao Serviço de Urgência Respiratória Aguda – Covid, apresentando “sintomatologia compatível” com Covid-19/infeção respiratória, “pelo que reunia condições para fazer o teste” de despistagem do coronavírus.

    Mulher com suspeita de infeção fugiu do hospital da Figueira da Foz e foi encontrada pela PSP a caminho de casa

  • Mais 4 mortes e 390 casos. Espanha regista os números mais elevados desde o fim do estado de alarme

    Espanha registou nas últimas 24 horas mais 4 mortes e 390 casos de Covid-19, de acordo com dados oficiais citados pela imprensa espanhola.

    Trata-se, segundo os jornais espanhóis, do maior número de novos casos diários desde o final do estado de alarme.

    O número total de mortes por Covid-19 em Espanha subiu para 28.413. Já o número total de casos diagnosticados no país aumentou para 257.494.

    As regiões de Madrid (72.797 casos) e da Catalunha (65.852) são aquelas que registam maior número de casos em todo o país.

  • Portugal guia-se pela Austrália para antecipar o inverno. Por lá, já chegou a segunda vaga

    Numa fase em que a situação epidemiológica na região de Lisboa e Vale do Tejo continua a suscitar “preocupação”, apesar da relativa “estabilização dos números diários”, assumiu a secretária de Estado, Jamila Madeira, é para os meses de inverno — e para uma provável segunda vaga de Covid-19 — que Portugal tem as atenções voltadas.

    Esta é a mensagem que as autoridades de saúde, assim como o primeiro ministro, António Costa — que, esta quarta-feira, advertiu que o país não aguenta um novo período de confinamento — querem realçar. Graça Freitas, na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, explicou que o grande país de observação do hemisfério sul é a Austrália, por ser “altamente desenvolvido do ponto de vista da saúde, dos estudos que faz e da vigilância epidemiológica que faz”.

    Covid-19. Portugal guia-se pela Austrália para antecipar o inverno. Por lá, já chegou a segunda vaga

  • Marcelo: "Não podemos deixar de ter os pés na terra e ter cuidado com esta onda que existe"

    Depois de o primeiro-ministro ter dito que o país não aguenta um novo confinamento, Marcelo Rebelo de Sousa diz que além da importância de olhar para o futuro, é necessário “continuar com os pés na terra” para que não haja desleixo com a situação atual que o país vive.

    “É preciso olhar para o futuro e preparar o futuro sabendo que, como ele [primeiro-ministro] disse que é muito difícil voltar a repetir o confinamento, portanto tem que se encontrar fórmulas de se antecipar e substituir uma solução radical, prevenindo essa segunda onda. Não podemos é deixar de ter os pés na terra e ter cuidado com esta onda que existe, estabilizou, mas existe. Não vão as pessoas dizer que se vão preocupar com o que se vai passar e desleixar-se com o que se passa agora“, destacou o Presidente da República.

  • Uso de máscaras passa a ser obrigatório no País Basco a partir da meia-noite

    A conselheira de Saúde do governo regional do País Basco anunciou esta quarta-feira que o uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir da meia-noite na via pública e em espaços fechados de uso público, independentemente da distância social.

    Desta forma, o País Basco adota a mesma medida que outras comunidades autónomas espanholas aprovaram, incluindo as três que fazem fronteira com o País Basco: Cantábria, La Rioja e Navarra.

    A decisão resulta da análise da evolução da pandemia que as autoridades sanitárias regionais estão a realizar no País Basco desde o início da “nova normalidade”.

    Lusa

1 de 3