O vereador da Câmara Municipal de Viseu João Paulo Gouveia venceu esta terça-feira as eleições na concelhia do PSD com 77% dos votos frente à outra lista liderada pelo atual presidente dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

Acabámos de herdar uma grande responsabilidade”, admitiu João Paulo Gouveia perante as dezenas de militantes que aguardaram pelo resultado das eleições do final do dia desta terça-feira e a quem prometeu “uma liderança com responsabilidade, com sentido de missão e determinação”.

João Paulo Gouveia é licenciado em Engenharia Agrícola, mestre em Viticultura e Enologia e doutorando em Viticultura e é o porta-voz nacional para a agricultura do Conselho Estratégico Nacional.

É igualmente vereador da Câmara Municipal de Viseu desde 2013, com os pelouros das Freguesias, Desenvolvimento Rural, Mobilidade e Ordenamento do Território. É também presidente da Associação de Desenvolvimento Local do Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vencedor desafiou a lista opositora a trabalhar com a sua equipa, “porque agora é o partido que conta” e afirmou que, pela frente, a concelhia do PSD tem, “nestes dois anos de mandato, responsabilidades” como, por exemplo, a de “aumentar o número de militantes e reforçar a militância”.

Queremos renovar, unir e preparar o PSD para vencer todos os desafios futuros das eleições autárquicas e presidenciais”, assumiu o agora presidente da concelhia do partido e, aos jornalistas, adiantou que “o candidato será definido a seu tempo, juntamente com o PSD, com a distrital”.

Se esse candidato é ou não o atual presidente, João Paulo Gouveia disse que “é preciso que ele queira ser candidato”, mas admitiu que “o doutor Almeida Henriques tem condições para ser candidato à Câmara de Viseu”.

E também há orientação política do congresso e da comissão política do partido de que os presidentes de câmara recandidatáveis poderão sê-lo e, nestas condições, o doutor Almeida Henriques poderá ser o candidato do PSD”, reforçou.

Dos cerca de 2.000 militantes do PSD, 424 constavam no livro eleitoral desta noite e, destes, 370 votaram para a mesa e para a comissão política, que contou com seis votos em branco, dois nulos, 283 na Lista A, presidida por João Paulo Gouveia, e 79 na lista B, liderada por Carlos Costa.

O líder da lista derrotada, também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, congratulou-se, em declarações aos jornalistas, por o partido “ter uma das maiores mobilizações de sempre, com cerca de 87% de votantes, o que não teria acontecido se não houvesse duas listas”.

Quem saiu vencedor foi o partido e estamos cá para continuar a trabalhar, porque as convicções nunca perdem eleições. […] Estamos sempre disponíveis para trabalhar com quem for preciso, não vamos negar esforços para o partido, que é quem nos mobiliza”, adiantou aos jornalistas Carlos Costa.