As startups Postmetria, VRGlass, Loud Voice Services, Vixtape e Dizconto são as vencedoras da segunda edição do WPP Booster. Nos próximos seis meses, estas empresas vão desenvolver os seus projetos com a “equipa de mentores da WPP, sessões de formação e workshops da WPP Academy”. Este programa de aceleração para startups foi desenvolvido Grupo WPP, uma empresa de comunicação, em parceria com a StartUp Lisboa, a incubadora que nasceu do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa em 2021.

As empresas vencedoras vão ter a “possibilidade de interagirem com as equipas da WPP para troca de ideias e projetos, com base na carteira de clientes do grupo em Portugal”, dizem os responsáveis do concurso em comunicado. Como prémio, as startups vão ter ainda acesso ao edifício Garagem, avenida 24 de Julho, em Lisboa, e a um espaço de co-working dedicado aos cinco projetos vencedores.

A Postmetria criou uma plataforma que analisa, através de inteligência artificial, o “grau de satisfação espontânea” dos consumidores. Já a VRGlass , é responsável pela “Virtual Town”, um software que permite “visitar” digitalmente “restaurantes, salas de reuniões, lojas, cidades ou até eventos, em ambiente virtual”. A Loud Voice Services, que também recorre a inteligência artificial tem desenvolvido um software para permitir que “qualquer maquina ‘oiça’ e ‘fale’ com o seu utilizador”. O Project Vixtape é responsável por uma plataforma que “distribui conteúdo interativo e publicidade em ecrãs digitais presentes em espaços públicos”. Por fim, a Dizconto, é uma startup que quer que as “marcas e os seus clientes” comuniquem “eliminando a presença de terceiros, tais como influencers, anúncios pré-pagos ou qualquer outro investimento inicial”.

Ao todo, o WPP Booster teve mais de 20 candidaturas para escolher empresas dedicadas à comunicação comercial. Agora, Rodrigo Freixo, da VMLY & R, Duarte Roquette, da Bar Ogilvy, Raquel Gonçalves, da Wunderman Thompson, Álvaro Nogueiras e André Lima, do GrupoM, Tiago Monteiro, da Mediacom e Carlota Burnay, da Hill & Knowlton Strategies, vão ser orientar as cinco startups escolhidas durante o resto de 2020.

O WPP Booster foi criado em 2018 e “procura soluções em categorias como a criatividade, desde redes sociais ao desenvolvimento de conteúdos, media e predictive analytics [análise de dados], em áreas como a estratégia ou visualização/ tratamento de dados, e na tecnologia, em áreas tão emergentes como a realidade virtual ou inteligência artificial”, explicam os responsáveis.