O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, que em 2006 foi distinguido com o prestigiado Prémio Pritzker, doou a totalidade do seu acervo à Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, com sede em Matosinhos.

A confirmação foi dada pela própria instituição portuguesa. Na sua conta oficial na rede social Facebook, a Casa da Arquitectura indica ainda que o acervo doado pelo arquiteto brasileiro “engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 50 do século passado até aos nossos dias”. Ao todo, foram doados “cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projetos”.

Na descrição do acervo doado, a instituição de Matosinhos indica ter recebido aproximadamente 6.300 desenhos analógicos, 3 mil fotografias e slides e 300 publicações, além de “um conjunto de maquetes feitas pelo próprio”.

Além do Prémio Pritzker, Paulo Mendes da Rocha, que tem atualmente 91 anos, foi ainda distinguido — mais recentemente, em 2016 — com um Leão de Ouro de carreira, na Bienal de Arquitetura de Veneza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Mendes da Rocha recebe Leão de Ouro da Bienal de Veneza

Entre os principais projetos do arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, estão o Ginásio do Clube Atlântico Paulista, o Museu Brasileiro de Escultura – MUBE, o restauro da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o o Museu de Arte de Campinas.

“Um dos maiores arquitetos do mundo” e “um momento grande para Portugal”

Citado em reação oficial, o Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, falou em “grande satisfação, pela disponibilidade do Paulo Mendes da Rocha em aceder ao nosso desafio para incorporar na CA a totalidade do seu acervo, completando as duas doações anteriores”.

Casa da Arquitectura em Matosinhos acolhe acervo de Eduardo Souto de Moura

Em troca, a instituição compromete-se a assegurar “a unicidade do acervo”, a “apresentação ao mundo através das suas plataformas digitais” e “a partilha e disponibilização a investigadores, estudantes, universidades a custo zero, promovendo o estudo, a publicação e a investigação sobre esta tão importante obra”. Para 2022 está prevista uma exposição monográfica sobre a obra do arquiteto, que a organização promete que será “a maior exposição sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha a realizar em Portugal”.

Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, corroborou a satisfação de Nuno Sampaio lembrando ainda que Paulo Mendes da Rocha foi “autor da obra do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa”. Já o presidente da instituição, José Manuel Dias da Fonseca, notou a importância história da doação, que descreveu como “um momento grande para Portugal” e “exemplar”, dado que “um dos maiores arquitetos do mundo reconheceu no nosso país e na CA o abrigo certo para todo o seu arquivo, através desta doação”.

Gonçalo Byrne: “Imagem de luxo apagou a função primordial do arquiteto”