Jamila Madeira revela que não pediu para sair do cargo de secretária de Estado Adjunta da Saúde. Numa curta declaração enviada ao Observador, a socialista diz ter ficado “muito surpreendida com a opção da senhora ministra da Saúde“.

Não pedi para sair e naturalmente fiquei muito surpreendida com a opção da senhora ministra da Saúde! Mas saio de consciência tranquila de missão cumprida com a certeza de que fiz tudo o que estava ao meu alcance num ano particularmente inédito! Faço votos para que o XXII Governo, liderado por António Costa, com quem tenho muito orgulho em trabalhar e para o país tudo continue a correr pelo melhor! A bem de todos!”

A mensagem escrita foi enviada depois de o Observador ter questionado a secretária de Estado que sai esta quinta-feira de funções, com a tomada de posse dos novos secretários de Estado indicados ontem pelo primeiro-ministro ao Presidente da República. A socialista diz sair de “consciência tranquila” e sublinha “orgulho” em ter trabalhado com António Costa, não fazendo o mesmo com a ministra com quem esteve em trabalho direto, Marta Temido. Contactado pelo Observador, o Ministério da Saúde não comenta as declarações da secretária de Estado cessante.

Jamila Madeira, que foi eleita deputada nas últimas legislativas, assumiu o cargo no Ministério da Saúde no início deste Governo e foi agora (menos de um ano depois) substituída como secretária de Estado Adjunta de Marta Temido pelo seu colega no Ministério António Lacerda Sales que sai destas alterações promovido: passa a ser ele o Adjunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A socialista foi a única governante desta leva que saiu sem ser a pedido. Segundo o jornal Público tinha avançado esta quinta-feira, terá sido a própria ministra da Saúde a pedir a substituição de Jamila Madeira por Lacerda Sales, que tem ganho destaque no Ministério na gestão da pandemia. Para a equipa de Marta Temido entra agora o vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, Diogo Serras Lopes que já tinha estado no gabinete do primeiro-ministro como conselheiro económico.

Nesta micro-remodelação foram substituídos ao todo cinco secretários de Estado e os novos tomam posse esta quinta-feira à tarde.

Baixa no Ministério da Saúde em plena pandemia: Jamila Madeira é uma das cinco saídas do governo