O presidente do PS Açores, Vasco Cordeiro, destacou esta quarta-feira a criação de “cerca de cinco mil empregos” efetivos ao longo dos últimos quatro anos de governação socialista, número que sobe para mais de 12 mil nos últimos 12 anos.

Estamos a falar de efetivamente de emprego criado. Ou seja, entre 2012 e 2020 foram criados mais 12.500 empregos na nossa região. De 2016 a 2020 cerca de cinco mil empregos criados na nossa região”, declarou Vasco Cordeiro.

O também presidente do Governo Regional, que tomou posse pela primeira vez em 2012, referiu que os números se referem a “emprego efetivo criado” e “que não têm a ver” com o número de pessoas em programas ocupacionais.

O cabeça de lista do PS pelos círculos de São Miguel e da compensação às próximas eleições regionais de 25 de outubro falava esta quarta-feira, em Ponta Delgada, após uma visita a uma superfície comercial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Instado a comentar sobre o peso dos empregos precários e de curta duração no aumento dos empregados na região, Vasco Cordeiro afirmou que “basta confirmar os dados” para perceber que a precariedade tem diminuído no arquipélago e que tem existido uma “diminuição muito acentuada” dos números em programas ocupacionais.

Não só conseguimos aumentar o emprego, como conseguimos diminuir a precariedade no emprego, diminuir o recurso a programas de ocupação, dando desta forma uma nota muito clara daquela que é a sustentabilidade do emprego que foi criado”, assinalou.

O líder socialista referiu que os números apresentados “não significam que todos os desafios” ao nível da precariedade “estejam resolvidos”, mas salientou que a região tem uma “das taxas mais baixas de desemprego” do país de 4,9%.

“Fizemos já no âmbito da pandemia da Covid-19 um trajeto de ponto de vista da segurança do emprego que permite que hoje a região tenha a mais baixa, senão das mais baixas, taxas de desemprego do nosso país: 4,9%”, afirmou, acrescentando que a região apresenta também uma “taxa de desemprego jovem abaixo da média nacional”.

Para “concretizar a aposta na segurança e na confiança do emprego”, o socialista disse pretender um aumento da “qualificação dos trabalhadores”, um reforço das “novas ferramentas de comunicação” ao nível das empresas e uma maior eficiência na “área logística e dos transportes”.

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem a 25 de outubro.

Nas eleições regionais açorianas existem nove círculos eleitorais, um por cada ilha, mais um círculo regional de compensação que reúne os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha. O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.