A Câmara Municipal da Amadora vai lançar um projeto de aquisição de bens de primeira necessidade através de um cartão pré-carregado, de modo a promover melhores condições de vida aos munícipes, foi esta terça-feira anunciado.

“O apoio previsto será de natureza temporária e pontual, e poderá ter uma duração até três meses, renovável por igual período, em situações devidamente fundamentadas pelo técnico gestor de caso, não podendo exceder o prazo máximo de seis meses”, pode ler-se em comunicado.

De acordo com o município liderado por Carla Tavares (PS), a iniciativa “Cartão Bens 1.ª” será implementado até dezembro e deverá reduzir o “risco de pobreza e exclusão social” no concelho.

A permanente atualização do diagnóstico social ditou a necessidade de ampliar as respostas de apoio, ao nível da satisfação das necessidades básicas dos munícipes em situação de carência económica, agora agravada pela situação de pandemia da Covid-19″, ressalvou a autarca, citada no comunicado.

Com vista à supressão das necessidades básicas de alimentação e higiene, o projeto “Cartão Bens 1.ª” nasce como uma estratégia potenciadora da autonomia das famílias.

“Este apoio irá permitir uma maior adaptabilidade e responsabilização no que concerne à gestão e à escolha dos produtos a serem adquiridos”, adiantou o município.

A autarquia conta com um Fundo de Coesão Social Municipal, desde 2012, que tem permitido prestar “apoios complementares aos disponibilizados pela Segurança Social”.

“A prestação deste apoio tem sido concretizada através da aquisição de medicação e de apoio financeiro para responder a necessidades diversas”, é descrito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR