Um dos momentos mais icónicos da carreira de Carlos do Carmo, falecido esta sexta-feira no Hospital de Santa Maria com um aneurisma, foi o festival da canção de 1976. O fadista foi convidado para interpretar os oito temas levados a concurso. Os bastidores mais inusitados deste episódio foram contados neste especial publicado pelo Observador em 2018, que pode ler aqui.

Um homem, oito músicas e dois partidos: a história de Carlos do Carmo e do Festival da Canção de 1976

Este sábado, depois das notícias das 11h, numa emissão especial conduzida por Ana Filipa Rosa e pelo jornalista Diogo Lopes, a Rádio Observador (que pode ouvir em direto aqui) vai revisitar esse festival da canção especial, retransmitindo as canções (uma cortesia da RTP) e ouvindo alguns dos protagonistas de 1976, como o maestro António Vitorino d’Almeida, Fernando Tordo, Manuel Alegre, José Nuno Martins e Tozé Brito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos do Carmo (1939-2021): o nome dele era fado

Esta sexta-feira, pouco depois das 10h, assim que foi conhecida a notícia da morte de Carlos do Carmo, a Rádio Observador entrou em emissão especial conduzida pelo jornalista André Maia e foi ouvindo, entre outras, as reações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de artistas como Simone de Oliveira e Kátia Guerreiro, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Depois retransmitimos a grande entrevista feita pelo editor de Cultura do Observador, Tiago Pereira, a Carlos do Carmo, em casa do fadista, antes do seu adeus aos palcos, em Novembro de 2019, e que pode ouvir aqui.

Entrevista a Carlos do Carmo: “Diziam-me ‘Ó miúdo, tu cantas bem, mas a tua mãe…’”

Pode ouvir a Rádio Observador em 98.7 fm na Grande Lisboa, ou em 98.4 no Grande Porto e Braga, ou online em todo o mundo, clicando aqui.

“Tenho o coração partido”. As reações à morte de Carlos do Carmo