Alex Apolinário, jogador do Alverca, caiu inanimado em campo durante o jogo em casa frente ao União de Almeirim, a contar para a décima jornada da Série F do Campeonato de Portugal. Ainda não são conhecidas mais informações sobre o estado do jogador, que foi levado para o Hospital de Vila Franca de Xira após ter recebido assistência em campo. Apesar de a ambulância ter saído de campo, o jogador esteve ainda a ser assistido no estádio, saindo cerca de uma hora depois do sucedido para a unidade hospitalar já devidamente estabilizado. A notícia chegou também à imprensa internacional, com o Globoesporte e a Marca a darem conta do sucedido.
https://twitter.com/criasdatoca/status/1345722601948274694
“O FC Alverca Futebol SAD informa que o atleta Alex Apolinário aparentemente sofreu, no relvado, aos 27 minutos do jogo diante do UFC Almeirim, uma parada [paragem] cardiorrespiratória. O atleta foi imediatamente atendido pelos profissionais de saúde do FC Alverca Futebol SAD, devidamente treinados, com desfibrilador, que está sempre presente nos jogos e treinos da equipa”, começou por esclarecer o clube em comunicado.
“Queremos agradecer em primeiro lugar aos Bombeiros e à ambulância que rapidamente chegaram ao relvado do Estádio e assumiram o socorro ao nosso jogador. Queremos agradecer também a solidariedade prestada por todos os atletas e staff do UFC Almeirim neste momento tão delicado pelo qual passamos e estamos vivenciando no dia de hoje. Logo após a roda de orações feita por todos presentes, ao centro do relvado em nosso estádio, Alex Apolinário teve a sua situação estabilizada e foi removido, a critério dos socorristas, ao Hospital de Vila Franca de Xira para continuar com sua recuperação. Desejamos e oramos pela total reabilitação de Alex Apolinário”, acrescentou o clube ribatejano na mesma missiva divulgada nas redes sociais.
O encontro, que ia no minuto 27, esteve parado durante mais de dez minutos, com vários jogadores a rezar no campo, e foi suspenso. Todos os elementos fizeram uma roda para rezar depois de o brasileiro ter sido retirado de ambulância. A seguir a esse momento, os jogadores foram todos para o balneário. O jogo estava a ser transmitido pelo canal do clube, sendo percetível a preocupação quando o médio caiu inanimado no relvado.
▶ Força Alex Apolinário! pic.twitter.com/cVqWc2sFbW
— SCU Torreense (@scu_torreense) January 3, 2021
Aos 24 anos, Alex Apolinário está pela terceira temporada no Alverca, depois de ter passado pela formação e pelas equipas Sub-23 de clubes brasileiros como o Botafogo de São Paulo, o Cruzeiro e o Athl. Paranaense. O médio ofensivo foi um dos grandes destaques na vitória frente ao Sporting na Taça de Portugal da última época, tendo mesmo apontado um dos golos frente aos leões no triunfo por 2-0 na terceira eliminatória da prova.
https://www.facebook.com/fcalvercafutebolsad/posts/723476291928234?__cft__[0]=AZUyzYr8VPEzUO1_9AtAKuZQN1Y05ng3IvrZrFTu9jaXJ4df056f_tdFPewRylLf-HJV2myG0mGHfqJgW5pAYKGPht3fjB8lMrlbHT-2WXgKVWSX9xDsLcr5Cst4qeSDPw9ZAM9a-D9YbrmstL3Tbst7&__tn__=%2CO%2CP-R
https://www.facebook.com/uniaoalmeirimsad/posts/264317015284989