Angelina Jolie decidiu colocar à venda o único quadro pintado pelo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, durante a Segunda Guerra Mundial. A  peça vai a leilão no dia 1 de março, pela Christie’s,  e pode chegar até aos 2,5 milhões de libras (mais de 2,8 milhões de euros), apesar de a atriz norte-americana começar por pedir 1,5 milhão de libras (1,7 milhão de euros).

De acordo com a CNN, o quadro retrata a “Torre da Mesquita Koutoubia” em Marrakesh, Marrocos, após a sua participação na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943, durante a qual Churchill e o Presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, formularam a estratégia para derrotar a Alemanha nazi.

No dia a seguir à conclusão da Conferência, Churchill convidou Franklin D. Roosevelt a juntar-se a ele em Marrakesh para que este pudesse observar as belas vistas da cidade, e também o por-do-sol que Churchill tanto apreciava. Roosevelt ficou tão impressionado e encantado com o cenário, que Churchill decidiu eternizá-las num quadro de presente para o convidado, em nome da amizade e da aliança entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Muitos anos depois, o quadro acabou por ir parar à coleção de obras de arte de Angelina Jolie em 2011, que agora resolveu desfazer-se dele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR