A taxa de Abandono Precoce de Educação e Formação atingiu o valor mais baixo de sempre em 2020, ficando abaixo da meta europeia dos 10%. De acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal o “Abandono Escolar Precoce” foi de 8,9%, tendo alcançado os 8,4% em território continental, informa o Ministério da Educação esta quarta-feira.

Em comunicado, o Governo aponta que estes resultados “mostram uma evolução constante, firme e extraordinariamente notável do país”, lembrando que este é “um dos principais indicadores da performance dos sistemas educativos” em contexto europeu.

Também em 2019, Portugal tinha “evoluído muito favoravelmente – de 11,8% para 10,6%”, continua a mesma nota. Mas os valores atingidos em 2020, tornaram possível cumprir com a meta europeia – que era de 10% até 2020.

O Ministério da Educação refere também que os resultados deste ano “são ainda mais marcantes considerando que coincidiram com um aumento muito considerável do emprego jovem, nos últimos anos”, uma vez que esta situação “poderia constituir um estímulo para o não prosseguimento de estudos” entre a camada mais jovem da população, tendo em conta a crise pandémica.

A nota recorda ainda que, “há duas décadas, quando começou a ser apurado este indicador, segundo uma metodologia comum à escala europeia, Portugal registava valores próximos dos 50% de abandono escolar precoce e que ultrapassavam em cerca de 30% o valor da média europeia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR