Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O roteiro internacional da moda está em marcha. Depois de Nova Iorque, e com a Semana da Moda de Londres a terminar já esta terça-feira, Portugal Fashion e ModaLisboa juntam-se para reforçar a presença portuguesa nos dois calendários que se avizinham: Milão e Paris.

Na primeira, onde a semana da moda decorre de 23 de fevereiro a 1 de março, o destaque vai para a estreia de Gonçalo Peixoto, nome habitual no alinhamento de desfiles da ModaLisboa. O jovem criador tem a sua apresentação marcada para a próxima terça-feira. Será em formato digital, exibida pelas oito da manhã (horário de Portugal Continental).

É uma cooperação inédita entre as duas organizações. Fruto da parceria estabelecida há mais de dois anos, o Portugal Fashion assume agora a dianteira das organizações internacionais de divulgação e promoção dos designers de moda portugueses, integrando nomes ligados a ambas as plataformas.

Tal como Miguel Vieira e David Catalán, que em janeiro integraram o calendário oficial da semana da moda masculina, Alexandra Moura volta a representar a criatividade nacional na Semana da Moda de Milão, ao lado de nomes como Prada, Armani, Valentino e Dolce & Gabbana. Também a designer apresentará a coleção para o próximo outono em formato digital. O momento é esperado no dia 28 de fevereiro, pelas 15h (hora de Portugal Continental).

A partir de dia 1 de março, é em Paris que vão centrar-se todas as atenções. Também aí, a ação concertada das duas organizações resulta em novas presenças portuguesas no calendário parisiense. Ricardo Andrez e Constança Entrudo fazem parte do calendário de eventos, alinhamento paralelo aos desfiles das grandes marcas, à semelhança de Maria Carlos Baptista. Natural de Coimbra, a jovem criadora sagrou-se vencedora da última edição do concurso Bloom do Portugal Fashion, em outubro do ano passado. Tal como os restantes designers, vai agora apresentar a coleção outono-inverno 2021/22 através de um vídeo previamente gravado em solo português. Por anunciar ficam apenas as datas das apresentações destes criadores nacionais durante a Semana da Moda de Paris, que decorre de 1 a 9 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR