436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Divórcio

Celebridades

Pitt processa Jolie por vender quota da adega 

O processo acusa Jolie de "infligir danos gratuitos a Pitt" e de ter parado de contribuir para o funcionamento da adega desde 2013. Pitt sabia que estavam a decorrer negociações, mas só isso.
Relações

Aceitas divorciar-te de mim?

A pandemia tem, efetivamente, rompido com muitos casamentos mas também tem colocado muitos casais sob o escrutínio. Com alguma distância e ponderação, muitos têm respondido “não, não aceito”.
Termómetro

Pamela Anderson e o novo divórcio

A atriz de 54 anos voltou a pedir o divórcio ao fim de um ano de casamento. Adele forçada a cancelar 24 concertos em Las Vegas.
Direito

E agora 2022?

Com a possibilidade, através de videoconferência, do divórcio por mútuo consentimento no Registo Civil está dado o primeiro passo para a utilização das vantagens do mundo digital no contexto jurídico.
China

China teve menor número de casamentos desde 2003

Foram menos 1,13 milhões de casamentos no ano de 2020, sendo o sétimo ano consecutivo em queda. Os divórcios também estão a cair, algo que contraria a tendência de aumento registada nos últimos anos.
Resposta Pronta

Divórcios online. "Nova lei em 2022? É possível"

Medida que permite tratar divórcios e escrituras por videoconferência não avança já. Bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Baptista Silva, considera que promulgação "não é urgente".
Noticiário

8h. Divórcios por videoconferência não avançam

Medida devia entrar em vigor nesta segunda-feira, mas ministério da justiça diz que Belém não promulgou. Belém diz que o diploma não chegou
Família

Os 111 anos da Lei do Divórcio

Por cada cem casamentos registados em Portugal durante o ano de 2020, ocorrerem 91 pedidos de divórcio. Estamos no topo da média europeia dos casais em crise para os quais o casamento já acabou.
Espanha

Cães não poderão ficar sozinhos mais de 24h

A proposta do governo espanhol prevê várias proibições: animais deixam de ser vendidos em lojas (com uma exceção), ou usados em circos ou feiras. E não podem ficar sozinhos por mais de um dia ou três.
Sociedade

10 coisas para não dizer a alguém que se separou

Muitas vezes nem é por mal, mas quando nos separamos ouvimos tantas coisas que ferem, que me ocorreu a tentativa de fazer um pequeno guia para evitar mais sofrimento.
Direito

Primeiro, a criança. Depois, a sua residência

Ouçamos as nossas crianças. Tudo estará em saber, no caso concreto, qual o melhor regime de convivência para a criança e não para os pais.
Bill Gates

Bill e Melinda Gates anunciam divórcio

O fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, anunciou que se vai divorciar da mulher, Melinda Gates. "Não acreditamos que possamos continuar a crescer como um casal".
China

China obriga homem a pagar ex-mulher pelo trabalho

Segundo o novo Código Civil, cônjuges que se divorciam têm, pela primeira vez, o direito de reclamar indemnização caso tenham assumido mais responsabilidades domésticas. A mulher receberá 6.400 euros.
Divórcio

A Justiça e responsabilidade partilhada dos filhos

Não deve caber aos juízes serem instrumentos da política redistributiva do Estado. Teria sido necessário pois densificar minimamente a questão da pensão de alimentos no Código Civil.
Justiça

Crianças. Juíz pode decidir residência alternada

A alteração, que terá aprovação garantida, define "as condições em que o tribunal pode determinar a residência alternada do filho em caso de divórcio, separação judicial de pessoas e bens".
Porque Sim Não é Resposta

Casamentos que não sobrevivem ao confinamento 

O número de divórcios disparou quando começou o desconfinamento. Muitos casamentos pouco sólidos ruíram durante esta pandemia.
Divórcio

Número de divórcios disparou com o desconfinamento

O número de divórcios caiu em Portugal durante o confinamento — em abril houve apenas 160, menos 86% do que no mesmo mês do ano anterior. Mas em maio o número disparou para 912.
Coronavírus

Quarentena. Risco de violência doméstica é maior

O coronavírus trouxe uma "proximidade forçada" aos casais. A APAV diz que o risco de violência doméstica pode aumentar e pede aos vizinhos estejam atentos. "Quarentena não é desculpa."
Fraude

Fraude com página de divórcios online há 10 anos

Há mais de 10 anos que existe um esquema na internet que engana quem pretende divorciar-se. Burlão tem alterado os domínios da página e gaba-se de ter feito cinco mil divórcios.
Divórcio

PS quer residência alternada em caso de divórcio

O grupo parlamentar do PS pretende impulsionar "o direito da criança a viver com ambos os progenitores" na sequência de um processo de divórcio.
Casamento

Em 2018 houve mais casamentos mas mais tarde

Em 2018, contabilizaram-se 34.637 casamentos, um aumento de 3% relativamente a 2017. Registou-se também um aumento da idade média no primeiro casamento.
Celebridades

Laura Wasser. A rainha dos divórcios de Hollywood

De 'Brangelina' a Miley Cyrus e Liam Hemsworth, o seu mais recente cliente, é a advogada (por 850 dólares à hora) a quem as celebridades e milionários recorrem quando os casamentos chegam ao fim.
Espaço

Este pode ser o primeiro crime cometido no espaço

Summer Worden e Anne McClain decidiram separar-se em 2018, mas o processo tem sido atribulado. Worden acusa agora McClain de ter acedido à sua conta bancária sem autorização a partir do espaço.
Divórcio

Prazo para casar logo após divórcio perto do fim

Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aprovou alteração ao Código que vai permitir que uma pessoa se case logo após se divorciar sem ter de esperar 300 dias.
Celebridades

Pitt e Jolie estão oficialmente solteiros

O anúncio foi feito há quase três anos, mas a batalha legal pela guarda dos filhos e pela divisão dos bens promete continuar a arrastar-se. Por isso, os atores decidiram oficializar já a separação.
Justiça

Danos do divórcio e direito à indemnização

Hoje o processo judicial de divórcio não admite pedidos indemnizatórios sendo necessária uma acção cível e reviver factos e episódios que se prefere esquecer. Este regime todos os dias cria injustiças
Parlamento

Divórcio. Prazo para casar de novo volta à AR

A proposta para acabar com a obrigação de as mulheres esperarem mais 120 dias do que os homens para casarem de novo regressa ao Parlamento esta quarta-feira. Deputados vão tentar consenso.
Empresas

Bezos vai divorciar-se. Qual o impacto na Amazon?

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, vai divorciar-se da mulher, que foi "fundamental" para criar a empresa. Não há "impacto material", diz analista, mas há dúvidas.
Instituto Nacional Estatística

Mais casamentos e menos divórcios em Portugal

Houve 33.634 casamentos em Portugal em 2017, (mais 1.235 que em 2016) e menos 719 divórcios do que no ano anterior. Idade média dos noivos: 32 anos. Os divórcios chegam aos 45 anos.
Casamento

Prazo para casar após divórcio: proposta parada

O PS, BE e PAN querem acabar com o prazo que obriga homens a esperar 180 dias e mulheres 300 após dissolução de um matrimónio para poderem casar novamente, mas proposta está parada há mais de um ano.
Polémica

Críticas razoáveis, mentirosas e inacreditáveis

Sabendo-se que, tendo de optar, em 80% dos casos, os tribunais optam pela residência única da mãe, esta tem todo o poder negocial do seu lado. Ou seja, pode impor as condições que lhe apetecer.
Filhos

She for he?

Atacar os homens que defendem a guarda alternada dizendo que o que pretendem é "não pagar pensão de alimentos e infernizar a vida das crianças e das mães” é alimentar o ódio e o preconceito de género.
Divórcio

Residência alternada. 23 associações contra

A petição que define como regra a residência alternada dos filhos em caso de divórcio é apresentada esta 3ª feira no Parlamento. E não pára de crescer o número de associações contra.
Papa Francisco

Divorciados. Papa agradece a D. Manuel Clemente

O Papa Francisco agradeceu a D. Manuel Clemente o documento do cardeal patriarca de Lisboa sobre os divorciados recasados, que se tornou polémico por propor a abstinência sexual a estes casais.
Divórcio

Objetivos divergentes entre causas para divórcio

Um inquérito realizado a 43 mil mulheres revela que entre os dez principais motivos para o divórcio, os objetivos de vida diferentes são a razão que leva mais casais a separarem-se.
Divórcio

"Cada vez mais crianças são chamadas ao tribunal"

Há processos de divórcio que se arrastam durante anos e pais que se perdem para o conflito. Em entrevista, a psicóloga Rute Agulhas explica a diferença entre conjugalidade e parentalidade.
China

China. 73% das mulheres iniciam divórcios

Um relatório do Tribunal Supremo Popular chinês indica que as mulheres iniciaram 73% dos processos de divórcio. Incompatibilidade, violência doméstica, abuso físico e verbal estão entre as causas.
Marrocos

Marrocos. Divórcio à vista na família real?

O divórcio pode ter chegado à família real de Marrocos, mas apesar de algumas notícias assegurarem o fim do casamento de 16 anos de Lalla Salma com o rei Mohamed VI, não há confirmação oficial.
Divórcio

Mulher de Donald Trump Jr. pede o divórcio

Vanessa Trump pediu o divórcio. Os motivos não se conhecem, mas a imprensa norte-americana escreve que se têm vindo a afastar devido às viagens de negócios do filho do presidente dos EUA.
Igreja Católica

Divórcio, abstinência e Igreja. 8 grandes dúvidas

Explicador. A intervenção de D. Manuel Clemente tornou-se polémica. A Igreja propõe a abstinência sexual a divorciados que voltam a casar? E como os recebe? Lemos os documentos e temos 8 respostas.
D. Manuel Clemente

"Não é D. Manuel que aconselha, é João Paulo II"

Para o diretor do serviço de pastoral familiar do patriarcado de Lisboa, padre Rui Pedro Carvalho, é "redutor" dizer que D. Manuel Clemente aconselha a abstinência sexual aos divorciados recasados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.