801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Divórcio

Divórcio

Reconstrução de relações parentais supervisionadas

As supervisões de convívios são decretados judicialmente quando existe risco para com os filhos, como a possibilidade de rapto por um dos pais, situações de abuso, ou violência física ou emocional.
Divórcio

Liberdade e lealdade: o divórcio sem consentimento

O equilíbrio entre a liberdade individual e as responsabilidades conjugais encapsula a expressão popular “à vontade não é à vontadinha”.
Divórcio

Acabou o casamento... e foram pais para sempre

Nos casos de divórcio ou separação, no que diz respeito à regulação das responsabilidades parentais, parece-nos sempre preferencial assegurar a guarda partilhada com residência alternada.
Divórcio

Afinal, eu não conhecia aquela pessoa

Sendo assim, talvez não seja um ror de acertos de contas. Nem ódio. Nem revolta. Nem, mesmo, perplexidades. Ou uma onda súbita de estranheza. São, sobretudo, remorsos. Só remorsos. Simplesmente.
Divórcio

Condenado a pagar à ex-mulher trabalho doméstico

Indemnização começou nos 120 mil euros, mas o tribunal reduziu o valor por considerar que a mulher também beneficiava das tarefas e que o homem também contribuía para a manutenção do lar.
Família

Divórcio grisalho

Não, não somos nós quem envelhece. É a forma como, assustadoramente, sem surpresa, o namoriscar se divorcia de nós. E, quase sem queixa, a isso diz-se que sim. E quase tudo se deixa.
Celebridades

Will e Jada Smith vivem separados desde 2016

Casal já estava separado quando Will agrediu Chris Rock na 94ª gala dos Óscares. Jada Smith defende que sentem "um amor profundo" um pelo outro e que "nunca haverá uma razão" para o divórcio oficial.
Celebridades

Hugh Jackman e Deborra-Lee separados após 27 anos

Hugh Jackman e Deborra-Lee Furness anunciaram o fim do casamento. O casal completou no passado mês de abril 27 anos de união. São pais de Oscar, de 23 anos, e de Ava, de 18 anos.
Divórcio

Halle Berry paga mais uma pensão de alimentos

Olivier Martinez vai receber 8.000 dólares por mês de pensão de alimentos e mais uma percentagem dos honorários acima de 2 milhões. É a segunda pensão de alimentos que Berry é obrigada a pagar.
Celebridades

Marido de Britney Spears pede divórcio

Depois de 14 meses de casamento, Sam Asghari e a estrela da pop estarão separados. Terão tido uma "discussão nuclear" que envolve rumores de traição pela parte de Britney Spears.
Finlândia

Primeira-ministra da Finlândia anuncia divórcio

Sanna Marin e Markus Raikkonen, pais de uma menina de cinco anos, separam-se após 19 anos de relacionamento e três de casamento.
Casas

Divorciados, mas a viver na mesma casa

A falta de capacidade dos casais divorciados para comprar casa depois da separação é um problema cada vez maior, especialmente no sul da Europa. Dividir a mesma residência em duas é uma solução.
Fact Check

Piqué gozou com Shakira em frente ao filho?

Publicação nas redes sociais mostra antigo jogador a passar a última música da ex-mulher e a dizer que a tinha aturado “14 ou 15 anos”.
Noticiário

10h. Governo avança com apoios às rendas 

Em causa estará um "mecanismo permanente de apoio" para famílias que registem uma quebra abrupta de rendimento, motivada por situações como divórcio, desemprego ou doença.
Divórcio

Divórcio e traição: vamos falar disso em público?

Alguns condenarão a decisão da colombiana de lavar sua roupa suja matrimonial em público. Outros vão ouvir a letra e agradecer a uma mulher que teve coragem de dizer o que muitos calam durante anos.
Três Toques

Tom Brady vai separar-se. Quem é o "culpado"? CR7

Ronaldo marcou o golo número 700 por clubes, mas as notícias sobre o português não ficam por aqui. CR7 pode ter influenciado a separação de Tom Brady e Gisele Bündchen. Casillas dá que falar.
Fortunas

Ex-mulher de Jeff Bezos vai divorciar-se novamente

MacKenzie Scott, a 40.º mulher mais rica do mundo, vai divorciar-se novamente. A escritora e filantropa pediu o divórcio de Dan Jewett, o professor com quem casou no ano passado.
Celebridades

Angelina Jolie reclama 246,8 milhões a Brad Pitt

Processo surge como resposta a um outro, interposto por Pitt em fevereiro, e diz respeito à venda da participação de Jolie do negócio de produção vinícola detido pelos dois.
Divórcio

Depois, casaram. E não foram felizes para sempre…

Em 1960 houve 1 divórcio por cada 100 casamentos. Em 1980, 8. Em 2000, 30. Em 2020, os anos de pandemia terão pesado neste número, 92. Talvez haja mais divórcios porque há crises de menos no casamento
Divórcio

Seis anos depois Murdoch e Hall separam-se

"Apenas há alguns meses, pareciam perfeitamente felizes", garantem fontes próximas ao casal. Discussões terão começado durante a pandemia. Casamento durou seis anos, o mais curto de Murdoch.
Tecnologia

Co-fundador da Google avança com divórcio

Foi de forma discreta que Sergey Brin, co-fundador da Google, pôs fim a um casamento de quatro anos. O sexto mais rico do mundo avançou com os papéis do divórcio em janeiro.
Celebridades

Pitt processa Jolie por vender quota da adega 

O processo acusa Jolie de "infligir danos gratuitos a Pitt" e de ter parado de contribuir para o funcionamento da adega desde 2013. Pitt sabia que estavam a decorrer negociações, mas só isso.
Relações

Aceitas divorciar-te de mim?

A pandemia tem, efetivamente, rompido com muitos casamentos mas também tem colocado muitos casais sob o escrutínio. Com alguma distância e ponderação, muitos têm respondido “não, não aceito”.
Termómetro

Pamela Anderson e o novo divórcio

A atriz de 54 anos voltou a pedir o divórcio ao fim de um ano de casamento. Adele forçada a cancelar 24 concertos em Las Vegas.
Direito

E agora 2022?

Com a possibilidade, através de videoconferência, do divórcio por mútuo consentimento no Registo Civil está dado o primeiro passo para a utilização das vantagens do mundo digital no contexto jurídico.
China

China teve menor número de casamentos desde 2003

Foram menos 1,13 milhões de casamentos no ano de 2020, sendo o sétimo ano consecutivo em queda. Os divórcios também estão a cair, algo que contraria a tendência de aumento registada nos últimos anos.
Resposta Pronta

Divórcios online. "Nova lei em 2022? É possível"

Medida que permite tratar divórcios e escrituras por videoconferência não avança já. Bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Baptista Silva, considera que promulgação "não é urgente".
Noticiário

8h. Divórcios por videoconferência não avançam

Medida devia entrar em vigor nesta segunda-feira, mas ministério da justiça diz que Belém não promulgou. Belém diz que o diploma não chegou
Família

Os 111 anos da Lei do Divórcio

Por cada cem casamentos registados em Portugal durante o ano de 2020, ocorrerem 91 pedidos de divórcio. Estamos no topo da média europeia dos casais em crise para os quais o casamento já acabou.
Espanha

Cães não poderão ficar sozinhos mais de 24h

A proposta do governo espanhol prevê várias proibições: animais deixam de ser vendidos em lojas (com uma exceção), ou usados em circos ou feiras. E não podem ficar sozinhos por mais de um dia ou três.
Sociedade

10 coisas para não dizer a alguém que se separou

Muitas vezes nem é por mal, mas quando nos separamos ouvimos tantas coisas que ferem, que me ocorreu a tentativa de fazer um pequeno guia para evitar mais sofrimento.
Direito

Primeiro, a criança. Depois, a sua residência

Ouçamos as nossas crianças. Tudo estará em saber, no caso concreto, qual o melhor regime de convivência para a criança e não para os pais.
Bill Gates

Bill e Melinda Gates anunciam divórcio

O fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, anunciou que se vai divorciar da mulher, Melinda Gates. "Não acreditamos que possamos continuar a crescer como um casal".
China

China obriga homem a pagar ex-mulher pelo trabalho

Segundo o novo Código Civil, cônjuges que se divorciam têm, pela primeira vez, o direito de reclamar indemnização caso tenham assumido mais responsabilidades domésticas. A mulher receberá 6.400 euros.
Divórcio

A Justiça e responsabilidade partilhada dos filhos

Não deve caber aos juízes serem instrumentos da política redistributiva do Estado. Teria sido necessário pois densificar minimamente a questão da pensão de alimentos no Código Civil.
Justiça

Crianças. Juíz pode decidir residência alternada

A alteração, que terá aprovação garantida, define "as condições em que o tribunal pode determinar a residência alternada do filho em caso de divórcio, separação judicial de pessoas e bens".
Porque Sim Não é Resposta

Casamentos que não sobrevivem ao confinamento 

O número de divórcios disparou quando começou o desconfinamento. Muitos casamentos pouco sólidos ruíram durante esta pandemia.
Divórcio

Número de divórcios disparou com o desconfinamento

O número de divórcios caiu em Portugal durante o confinamento — em abril houve apenas 160, menos 86% do que no mesmo mês do ano anterior. Mas em maio o número disparou para 912.
Coronavírus

Quarentena. Risco de violência doméstica é maior

O coronavírus trouxe uma "proximidade forçada" aos casais. A APAV diz que o risco de violência doméstica pode aumentar e pede aos vizinhos estejam atentos. "Quarentena não é desculpa."
Fraude

Fraude com página de divórcios online há 10 anos

Há mais de 10 anos que existe um esquema na internet que engana quem pretende divorciar-se. Burlão tem alterado os domínios da página e gaba-se de ter feito cinco mil divórcios.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa