O documentário “Untold Stories: Portuguese-Americans along the 99 corridor”, que estreia na quinta-feira num evento virtual, mostra as histórias originais dos portugueses que emigraram para o vale central da Califórnia, na maioria oriundos dos Açores.

O trabalho exibe sobretudo a experiência dos emigrantes portugueses, mas inclui o testemunho de alguns lusodescendentes. Um deles é o congressista republicano Devin Nunes, conhecido aliado do ex-Presidente Donald Trump, que fala da família, do vale e da sua experiência na comunidade portuguesa.

O congressista democrata lusodescendente Jim Costa, que representa o 16.º distrito da Califórnia e é muito ativo na comunidade luso-americana, também partilhou a sua experiência no documentário. A lista de entrevistados inclui igualmente o juiz aposentado William Silveira, o empresário Richard Machado e a pintora Maria Fernanda Simões, entre outros.

Este documentário resultou das histórias orais que foram recolhidas em vídeo até à altura da pandemia”, disse à Lusa Diniz Borges, presidente do Instituto Português Além-Fronteiras (PBBI, na sigla inglesa), que coordenou o projeto.

A narrativa divide-se em vários temas, começando pela chegada dos emigrantes portugueses ao vale de São Joaquim e passando pela manutenção da língua portuguesa, a importância da rádio na comunidade nos anos 1960 e 1970, o papel da igreja e das festas religiosas e a ligação que as pessoas ainda têm sobretudo aos Açores, mesmo os que já nasceram nos Estados Unidos ou emigraram muito novos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por último, há um segmento dedicado ao que é ser português e o que é ser americano”, detalhou Diniz Borges. “O que é ser americano, mas ainda sentir-se português”.

O trabalho foi produzido por uma equipa do Departamento de Média, Comunicação e Jornalismo da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, com direção da videógrafa Candace Egan, docente do departamento, e Kelley Campos McCoy, professora de jornalismo. O título alude à estrada 99, que percorre todo o vale central e liga as várias comunidades onde os portugueses assentaram.

O PBBI está em conversações com a estação de televisão pública local, Valley PBS, para a exibição do documentário, e outras estações de acesso público poderão seguir-se. “Também vamos tentar disponibilizar para quem estiver interessado, incluindo as televisões das comunidades”, acrescentou Diniz Borges.

Depois desta estreia, que decorre num evento virtual às 12:00 locais (20:00 em Portugal continental), a equipa tem a intenção de produzir mais documentários, ao ritmo de um por ano, para explorar temas como a influência dos portugueses na agropecuária e o papel na comunicação social. O calendário está, no entanto, pendente da rapidez com que houver um regresso à normalidade.

Não temos ainda data fixa para regressar“, disse Diniz Borges. “Estamos a pensar recomeçar no verão. Tudo depende do avançar da pandemia e das pessoas quererem receber-nos nas suas casas”.