Estamos em plena década do clima, na Casa do Impacto. E, para este hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa — o maior do país em inovação sustentável — a mitigação dos efeitos das suas alterações tem de ser uma clara prioridade.
A Casa do Impacto entende que só com informação poderá haver verdadeira formação de mentalidades e propósitos. Nesse sentido, o hub promove continuamente eventos com o objetivo de melhorar a educação e desenvolve programas de apoio a projetos na área através da capacitação, investimento e prémios. A potenciar todas as suas iniciativas nesse sentido, a Casa procura promover o diálogo entre todos os seus stakeholders: parceiros institucionais, governos, empresas, investidores e startups. Porque um dos motores da inovação é a discussão de temas e de ideias. E é no abraçar conjunto de desafios que surgem as propostas de resolução com resultados efetivos.
Roadshow digital além fronteiras
É já neste mês de abril que começa o Road to Impact. Neste Roadshow, a Casa do Impacto vai percorrer digitalmente as várias regiões de Portugal Continental, Açores, Madeira e ainda o Reino Unido, Brasil e Espanha. Serão 9 Sessões para esclarecer e motivar o empreendedorismo de impacto que culminarão no Demoday. Será um dia em que os participantes do Road to Impact ficarão a conhecer a realidade de passar à prática através das próprias startups da Comunidade de Impacto que apresentarão, na primeira pessoa, os seus caminhos e as suas soluções.
Formação contínua
Além deste Roadshow, talvez o evento de formação mais marcante desta área, a Casa promove mensalmente, desde 2019, as Thursdays With Impact. Em cada mês é discutido um tema ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a sustentabilidade é sempre um foco, com vários convidados oradores falam por si. A iniciativa já contou com as exposições de Nuno Brito Jorge, Co-founder e CEO da GoParity, Renato Braz, Investment Manager na InnoEnergy, Joana Brandão, Managing Associate na PLMJ, Bárbara Leão de Carvalho, Co-founder da Biovilla e Impact Investments Manager na Grosvenor, Francisco Guerreiro, Eurodeputado, Catarina Canelas, Jornalista, Rita Amaral, Assessora da Direção da LIS-Water, entre outros, que abordaram vários tópicos e temas ligadas a década do clima.
Santa Casa Challenge
É um instrumento de financiamento da Casa do Impacto que, sob a forma de prémio, elege três projetos vencedores para receberem Alpha Packs para a Web Summit, sendo que o primeiro e o segundo colocados recebem também um pack de incubação gratuito na Casa do Impacto para dois membros da equipa durante um ano e, apenas para o primeiro colocado, há ainda um prémio de 15 mil euros para investimento no seu projeto. Em cada edição, o Santa Casa Challenge prioriza um tema que, em 2021, é a Saúde de Qualidade, mas em 2020 foi dedicado à Sustentabilidade Ambiental (ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis; ODS 13 – Ação Climática).
A inovação não pode esperar
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O dinamismo da Casa do Impacto na promoção de cultura de impacto é notório, seja no seu blog — constantemente a promover a participação com informação relevante e chamadas para as mais diversas iniciativas do hub — seja na realização de iniciativas que criam valor. Afinal, dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com os quais a Casa do Impacto alinha a sua atuação e os seus critérios, há seis que se diretamente ligados às questões da sustentabilidade do planeta:
- ODS 7 – Energias Renováveis;
- ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;
- ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável;
- ODS 13 – Combater as Alterações Climáticas;
- ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos;
- ODS 15 – Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade.
Programas inigualáveis
Com o objetivo de promover, globalmente, a criação de um negócio de impacto, a Casa do Impacto disponibiliza vários programas como o RISE for Impact, o seu programa de aceleração para startups de impacto social e ambiental. Os projetos distinguidos recebem um total de 10.500 euros para investir no desenvolvimento e implementação das respetivas soluções. Este programa já teve duas edições que, na área da sustentabilidade destacou as startups The Equal Food (otimização da cadeia alimentar e erradicação do desperdício alimentar); Matter (soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos); Reflora Initiative (comercialização de créditos de carbono e assim responder à emergência climática); e a ECO2Blocks (materiais de construção reciclados compostos por resíduos industriais, água não potável e dióxido de carbono). Por sua vez, o +Plus é um programa de investimento para o Impacto que, todos os anos, pode distribuir 500 ml euros para testar novas ideias com potencial de impacto social e ambiental, desde que alinhados com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ver caixa) ou para apoiar o desenvolvimento de organizações comprovadamente inovadoras e sustentáveis. Este programa atua de outras formas, para além do financiamento, como por exemplo, através de um plano de acompanhamento desenhado à medida. Na primeira edição do programa três startups ligadas à sustentabilidade ambiental conseguiram financiamento: A GoParity (uma plataforma através da qual qualquer cidadão pode investir em projetos de sustentabilidade), a Beat the Butt (criada para combater o principal motivo pelo qual os fumadores deitam beatas para o chão: a falta de infraestruturas) e a MadPanda (uma plataforma de suporte para Associações de Apoio animal).
Eventos reconhecidos
Eventos como o Social Good Summit, realizado pela Fundação das Nações Unidas, powered by Casa do Impacto em Portugal, com organização e curadoria da It’s About Impact, uma das stratups residentes no hub; Planetiers World Gathering, o maior evento de inovação sustentável da Europa do qual a Casa do Impacto também faz parte; Women4Climate Lisboa, a inicitiva internacional que entrou em Portugal pela mão da Câmara Municipal de Lisboa da Startup Lisboa e da Casa do Impacto; LIDERA a Década do Clima, que teve lugar na Casa do Impacto em janeiro de 2020 e cujo objetivo foi esclarecer e consciencializar jovens líderes de comunidades sobre as causas e consequências das alterações climáticas a partir de informação científica e capacitá-los para a criação e implementação de soluções sustentáveis.
E como não podia deixar de ser, a Web Summit também tem palco na Casa do Impacto, especialmente marcado pela realização, em 2019 (antes das limitaçoes da pandemia), do side event “A Inovação Social e a sua sustentabilidade na Europa”. Na ocasião, empreendedores, CEO e players da área tecnológica concentraram-se para ouvir oradores de proa sobre como a inovação na área social pode ser caminho para a sustentabilidade, a resiliência e a capacidade de inclusão da Europa.
A relevância dos Residentes
Há várias startups Residentes na Casa do Impacto que fazem a diferença na área da sustentabilidade e do clima:
Lucro com propósito
Já pensou em aplicar o seu dinheiro em oportunidades reais de benefícios financeiros, sociais e ambientais para si, para o planeta e para as gerações futuras? A GoParity é uma plataforma através da qual qualquer cidadão pode investir em projetos de sustentabilidade. Até hoje já atraiu quase 11 mil investidores que concretizaram investimentos na ordem dos 5 milhões de euros. O melhor de investir através da GoParity? Ganhar dinheiro com um propósito e, ao mesmo tempo, criar impacto positivo no planeta e no futuro. Se ainda duvida, visite https://goparity.com e comprove.
Nada se perde
A Matter, que já citámos neste artigo, consegue utilizar subprodutos e resíduos orgânicos e valorizá-los a ponto de oferecer soluções premium e de valor acrescentado. Trocando por miúdos: resíduos da produção vinícola transformam-se no enchimento de móveis, sobras da moagem de café passam a ser painéis sensoriais e, numa lógica de economia circular, o que sai da Natureza é sempre aproveitado. Inovação ao melhor estilo de Lavoisier. Veja para crer no Instagram.
Comer melhor é impossível
Basta olhar para um caixote de fruta ou legumes para perceber que, para reunir tantas peças com um visual perfeito e homogéneo, foi preciso preterir outras, igualmente saudáveis. E logo nos lembramos que, em todo o mundo, 30% dos alimentos são desperdiçados ao longo da cadeia alimentar. A EqualFood quer acabar com este desperdício e, simplesmente, dá valor a toda a comida que tem valor. Evita que os agricultores sofram perdas e faz chegar produtos em excelentes condições — apenas com tamanho ou forma que o mercado de superfície não absorve – e entrega em sua casa até 40% mais barato. Se vive na Grande Lisboa pode aderir já e fazer a sua encomenda até à meia noite de domingo para receber tudo à porta de casa na quinta-feira seguinte. Saiba tudo em https://www.equalfood.co/
Oceano mais defendido
Ninguém quer ver as imagens onde produtos de plástico sujam os mares e sufocam a vida marinha. Por isso a Skizo resolveu transformar plástico em sapatilhas personalizadas fabricadas em Portugal com as melhores técnicas e materiais que existem. Os fornecedores da matéria prima são pescadores que, cada vez mais, recolhemos nas suas redes o plástico que se transformou no lixo que mais ameaça os oceanos mas que, entregue à Skizo, passará a ser um par de sapatilhas que dificilmente voltará a ser lixo no lugar errado. A esta odisseia, a Skizo alia a tradição portuguesa no fabrico de sapatos e coloca um produto único e muito procurado pelos consumidores. Escolha os seus em https://skizoshoes.com/
Inovação é fundamental
Quando comenta as razões de apoiar projetos ligados ao clima e à sustentabilidade do planeta Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, não tem dúvidas: “É fundamental trazer inovação para esta causa, por isso queremos apoiar e investir nestes projetos vencedores. É essencial dar-lhes uma oportunidade para que estas novas soluções surjam e ganhem escala”. Neste artigo focámos quatro destas soluções. Pode conhecer outras no site da Casa do Impacto.