Samantha Power, ex-embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, foi esta quarta-feira confirmada pelo Senado na liderança da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Power, que serviu no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca durante o primeiro mandato do ex-presidente Barack Obama, reagiu de imediato à confirmação, através das redes sociais, manifestando-se “cheia de energia” para começar a trabalhar na USAID, “cujo trabalho em todo o mundo nunca foi tão vital”.

A nomeação foi confirmada com voto a favor de 68 senadores e 26 contra.

Durante a confirmação, senadores republicanos levantaram questões sobre o aumento de migrantes ao longo da fronteira EUA-México e sobre o apoio passado de Power à intervenção militar norte-americana na Síria e na Líbia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ouvida no Senado, Power apontou a ajuda externa como uma forma de lidar com questões fundamentais da diplomacia norte-americana, como combater a influência da China.

A China está a usar a sua influência económica e peso, frequentemente de forma predatória, não apenas para mudar as práticas de governo dentro dos países, mas para atenuar os compromissos internacionais de direitos humanos”, disse perante o Comité de Relações Exteriores do Senado.

Ex-correspondente de guerra, ativista e académica, Power irá enquanto diretora da USAID supervisionar a distribuição de milhares de milhões de dólares em ajuda externa.