O primeiro volume das obras completas do dramaturgo português Bernardo Santareno vai ser publicado em maio pela E-Primatur, adiantou fonte editorial. O início do lançamento da coleção estava originalmente marcado para o ano passado, mas a situação relacionada com o novo coronavírus levou a que fosse adiado. O centenário de Santareno celebrou-se em 2020.

Neste primeiro volume, com introdução de Ana Paula Medeiros, foram reunidas as peças do período inicial de produção do autor, influenciadas pela sua experiência como médico a bordo da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia. Uma destas peças é O Lugre, que estreou no Teatro D. Maria II em 1959, ano em que Santareno deu à estampa um outro livro surgido da sua experiência no mar, Nos Mares do Fim do Mundo, que reúne as histórias dos pescadores bacalhoeiros com os quais se cruzou em 1957 e 1958.

Um segundo volume de teatro está previsto para 2022 e um terceiro para 2023. Haverá ainda um quarto, de prosa, poesia e dispersos. Os livros serão editados ao ritmo de um por ano.

O primeiro volume da obra completa de Bernardo Santareno chega este mês de maio às livrarias portuguesas, numa edição da E-Primatur

Conhecido por obras como O Judeu, sobre a vida do dramaturgo António José da Silva, que morreu num auto de fé em 1739, ou Crime da Aldeia Velha, sobre o chamado Crime de Soalhães, Bernardo Santareno é considerado um dos mais importantes dramaturgos portugueses do século XX. A postura de denúncia e comentário social que adotou nas suas obras, valeram-lhe vários problemas com a PIDE. Muitas das suas peças foram apreendidas e proibidas durante o Estado Novo.

Nasceu a 19 de novembro de 1920, em Santarém (daí o pseudónimo que escolheu para assinar as suas obras), e morreu a 29 de agosto de 1980, com 59 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR