O verão aproxima-se a passos largos e com ele os constantes dias de sol e calor. De repente, a nossa mente é inundada com imagens de areais brancos e águas azul-turquesa, e é difícil não começar a pensar nos destinos de praia que farão parte dos nossos fins de semana e férias na estação mais desejada do ano (para alguns).

Neste artigo, damos-lhe a conhecer quatro praias pouco conhecidas pelos portugueses, que o ajudarão a fugir à agitação típica desta época do ano. Para lá chegar, precisará de um carro que o leve ao destino sem percalços. Neste ponto, o PiscaPisca.pt poderá dar uma ajuda preciosa. Haverá melhor maneira de estrear o seu novo carro do que num dia perfeito de verão?

Praia da Cova da Mijona (ou Praia do Ilhau), Sesimbra

Para quem vê nas caminhadas em trilhos difíceis um momento de diversão e desafio pessoal, a Praia da Cova da Mijona, em Sesimbra (também conhecida por Praia do Ilhau), será, sem dúvida, um destino a considerar este verão.

O prémio para quem decidir embarcar nesta aventura encontra-se no fundo de uma ravina: uma língua de areia branca de extensão considerável, decorada com inúmeros seixos rolados, e “habitada” por uma única casa que outrora serviu de abrigo a pescadores que andavam no mar à noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sol é garantido durante a maior parte do dia, dada a orientação da praia a sul, e o ambiente não podia ser mais tranquilo e idílico. Na mochila, não se esqueça de levar bastante água, alguma comida, o protetor solar e lembre-se de se equipar adequadamente com um chapéu, roupa e calçado adequado para caminhar.

6 fotos

Praia da Foz, em Sesimbra

Entre o Cabo Espichel e a Praia das Bicas, perto da aldeia do Meco, em Sesimbra, encontra a Praia da Foz. Esta pequena praia, em estado quase selvagem, é o destino de eleição para pescadores e amantes do sossego. As falésias que a rodeiam protegem-na do vento, tornando-se um abrigo das nortadas que se podem fazer sentir na zona.

O mar é, no entanto, um pouco agitado, pelo que terá de ter alguma atenção na altura dos banhos de mar. A agitação marítima é, felizmente, compensada pela tranquilidade que se sente no areal.

Quanto ao acesso à praia, é algo com que não precisará de se preocupar muito. Aqui, o equipamento de caminhada não será algo essencial, já que poderá estacionar o seu carro tranquilamente no espaço que existe junto à praia, a não ser que tenha a ideia de complementar a sua ida à Praia da Foz com um passeio pela natureza envolvente. Seja como for, o sossego e paz de espírito estão garantidos.

2 fotos

Praia da Adiça, Almada

Localizada a sul da Praia da Fonte da Telha, no concelho de Almada, a Praia da Adiça é o destino de eleição para quem tira o maior prazer na comunhão total com a natureza.

Esta praia naturista (uma das duas existentes no concelho de Almada) oferece cerca de 1,4 km de areia branca banhada por águas cristalinas, e um ambiente tranquilo que contrasta com a agitação habitual das praias da Costa de Caparica em fins de semana de verão.

A sua localização, perto da base militar da NATO., fez com que ficasse igualmente conhecida por Praia da NATO. Para lá chegar, terá de estacionar alguns metros antes da entrada para a base militar. Depois, prepare-se para uma caminhada de 10 a 15 minutos pelo trilho de areia branca que segue junto à vedação.

Não se esqueça do chapéu de sol, dos habituais snacks e bebidas frescas. Para não queimar os pés na areia quente do trilho que o leva até à praia, talvez seja boa ideia optar por calçado fechado.

3 fotos

Praia do Rio da Prata, Meco (Sesimbra)

A liberdade e comunhão com a natureza voltam a estar em destaque na Praia do Rio da Prata. Localizada a sul da Praia do Meco, em Sesimbra, e conhecida pelo seu extenso areal branco. Curiosidade: foi uma das primeiras praias naturistas em Portugal.

Além do ambiente tranquilo e da vasta extensão de areia, que oferece uma tão desejada privacidade, a Praia do Rio da Prata encontra-se emoldurada por uma imponente arriba feita de argila e nascentes de água que permitem complementar o dia de praia com uma limpeza e tratamento natural de pele. Um autêntico dia de spa self-service em plena natureza.

4 fotos

As sugestões que lhe damos para uma ida a esta praia são bastante similares às anteriores, só que neste caso poderá até deixar o fato de banho em casa.

Estas são apenas algumas das praias menos conhecidas que terá a oportunidade de explorar este verão em Portugal. Em todas, encontrará dois elementos em comum: uma beleza ímpar e a tranquilidade tão típica de destinos selvagens.

Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca