As estatísticas não enganam: ano após ano, as doenças cardiovasculares continuam, teimosamente, no topo das causas de morte em todo o mundo, sendo a principal ameaça, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), responsáveis por 16% dos óbitos em todo o mundo.

Ainda assim, nos últimos anos, essa tendência tem registando um decréscimo graças a comportamentos mais conscientes e saudáveis da população em geral, especialmente no que toca à prática regular da atividade física, uma estratégia que, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), inserida logo na infância, ajuda a combater o sedentarismo e a obesidade, dois dos maiores inimigos da saúde do coração.

Nesse sentido, a FPC aconselha os pais “a manter as crianças em movimento”, seja pelo incentivo e exemplo. Segundo a instituição, “os estudos mostram que pais mais ativos têm filhos mais ativos”, apelando também à realização de “atividade física em família”, reforçando assim também o espírito de comunhão.

Filosofia do movimento

Tendo essa questão em consideração, a FPC, inspirada pela realização dos Jogos Olímpicos e por Lisboa ser a Capital Europeia do Desporto, assumiu como mote para o mês do coração em 2021 a importância da atividade física.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Essa questão é hoje particularmente sensível, já que a conjuntura pandémica impediu não apenas a socialização, como também a prática mais livre de exercício físico na generalidade, e em especial a realização de competições desportivas, a nível regional e nacional, dos mais jovens.

Assim, a FPC reforça a importância da atividade física para as crianças, sendo uma prática que “fortalece o coração e ajuda-as a manter um peso e uma pressão arterial saudáveis, o que vai baixar o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares em idade mais avançada”, acrescentando como sendo benéfico começar cedo, porque “crianças ativas tornam-se mais facilmente em adultos em forma”.

É também por isso que a OMS recomenda a realização média de 60 a 90 minutos de atividade física aeróbica moderada diária para crianças e adolescentes, incluindo nessa filosofia de movimento, formas de exercício que variam entre a caminhada, corrida, jogar futebol, nadar ou andar de bicicleta.

Três em um

Outra das soluções para manter a boa forma física na infância, e cuidar do coração, é juntar algumas dessas atividades numa modalidade única, como é o caso do triatlo, um desporto que, segundo Rafael Domingos, coordenador da Escola de Triatlo do Estoril Praia powered by Credibom, e triatleta, “é muito completo e envolve a prática de natação, ciclismo e atletismo, mas até poderia referir uma quarta modalidade, que são as transições. E o que torna o triatlo tão especial é o facto de o atleta não precisar de ser excelente em todas as modalidades para ser um bom triatleta”. E acrescenta ainda que “nesta modalidade, podem existir tantas adversidades em prova que nem sempre quem chega em primeiro é o mais forte”.

Créditos: Revista Triatl3ta

Além disso, “o facto de ser uma modalidade que se pratica ao ar livre e em variadíssimos sítios, junto de outros triatletas, de diferentes idades e especialidades, torna-o mágico”, completa Rafael Domingos.

Material indispensável para praticar triatlo

Mostrar Esconder

“O triatlo é uma modalidade com uma logística complexa, pois é necessário material para três modalidades”, lembra Rafael Domingos. No entanto, “para os principiantes jovens não é preciso mais do que uns ténis, uma bicicleta simples, óculos de natação e touca. Há uma ideia de que o triatlo é, por base, uma modalidade cara, mas isso não é verdade pois hoje existe uma enorme gama de escolha de material, que vai do barato ao muito caro. É uma questão de se fazer escolhas”, explica.

– Em ritmo de competição

“Quando se avança na modalidade e começam a existir provas, é necessário um trisuit, um fato justo ao corpo que permite fazer as três modalidades. Depois, individualmente, para a natação, necessita-se de um fato isotérmico, óculos e touca próprios; para o ciclismo, uma bicicleta específica de estrada e capacete; e, por fim, na corrida, umas sapatilhas próprias.” E quando os níveis de exigência competitiva aumentam, o triatleta e treinador aconselha a aquisição de “um fato isotérmico de melhor qualidade, mais fino e leve, para ir para a água; e no ciclismo, é útil ter sapatos de encaixe para produzir força nos pedais de forma mais eficiente, e uma bicicleta com rodas de carbono, pois torna-a mais rápida e aerodinâmica. Já para a corrida, ajuda ter ténis mais leves com atacadores elásticos para se calçar mais rápido”. Caso precise de ajuda financeira para adquirir algum deste material, consulte as ofertas de crédito pessoal do Banco Credibom, pois não há melhor investimento do que conjugar desporto com saúde.

Tendo em conta essas questões, o treinador da Escola de Triatlo do Estoril Praia powered by Credibom, refere que o início da prática da modalidade pode ser feito “a partir dos 6 anos”, ainda que aponte como a altura ideal “entre os 7 e os 8 anos, pois nessa fase as crianças já têm mais consciência das ações que praticam e começam a entender melhor o meio que as envolve”. Para o triatleta e treinador, “é bastante importante iniciar a prática desportiva de um jovem cedo, pois ajuda a criar uma vida mais saudável, além de promover a disciplina e ajudar a criar rotinas, torna-os mais autónomos e resilientes, características que depois se vão refletir no seu desenvolvimento e vida futura”.

Corpo e mente sã

Em termos físicos, Rafael Domingos aponta como principais benefícios físicos para as crianças ao praticar uma modalidade como o triatlo “o facto de ajudar ao desenvolvimento dos músculos, ossos e articulações, prevenindo o sedentarismo, a obesidade e doenças cardiovasculares”. Já no âmbito emocional, “o triatlo desenvolve a participação social, a autonomia, contribui para o sentimento de pertença a um grupo, aumenta a autoestima, desenvolve a noção de compromisso e sentido de responsabilidade, assim como introduz na vida dos jovens a importância do método e da organização”.

Créditos: Revista Triatl3ta

Posto isto, e caso queira iniciar os seus filhos nesta modalidade, Rafael Domingos convida todos os pais a visitar a Escola de Triatlo do Estoril Praia powered by Credibom, ainda que aconselhe: “As crianças que vierem ter connosco já devem ter algum background na natação, mas também muita vontade e motivação para se divertirem”. Para tal, “basta dirigirem-se às piscinas do Complexo Desportivo da Abóboda e fazer a inscrição. Para mais informações, sugiro que visitem Instagram @estorilpraiatriatlo ou contactem-nos através do email: triatloestorilpraia@gmail.com”.

Saiba mais em
Coragem para Sonhar