440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Best of: os melhores discos do mês de maio

Este artigo tem mais de 6 meses

De 'Daddy's Home' de St. Vincent a 'bpm' de Salvador Sobral. De Mdou Moctar a Black Keys, Iceage, J. Cole e Jorja Smith: cabem todos na nossa playlist de melhores discos de maio.

2018 Boston Calling Music Festival - Day 2
i

St. Vincent (nome artístico da norte-americana Annie Clark, na imagem) regressou aos álbuns com um disco inspirado na coleção de vinis do pai dos anos 70

Getty Images

St. Vincent (nome artístico da norte-americana Annie Clark, na imagem) regressou aos álbuns com um disco inspirado na coleção de vinis do pai dos anos 70

Getty Images

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Com o primeiro semestre do ano a aproximar-se do fim, continua a intensificar-se o lançamento de discos novos — que deverá desacelerar, este ano ainda assim um pouco menos do que nos anteriores, nos meses de verão.

Em maio, tal como em janeiro, fevereiro, março ou abril, o menu musical de novos discos foi variado. Na seleção do Observador, que escolhe uma canção como exemplar de cada álbum ou EP (mini-álbum) que nos prendeu a atenção, há espaço para o indie-rock, ramificações da fok e do country, jazz, hip-hop e música eletrónica, para a música cantada e para a música instrumental, para novos valores da música portuguesa e internacional e para bandas e artistas consolidados.

O mês ficou marcado, inevitavelmente, pelo regresso aos discos de St. Vincent (nome artístico da cantora e compositora Annie Clark), figura de proa da música alternativa norte-americana que regressou aos álbuns com o disco Daddy’s Home, uma coleção de canções inspirada nas sonoridades dos anos 70 e nos géneros do funk e da soul.

A playlist destaca ainda os novos discos da banda dinamarquesa Iceage (Seek Shelter), um álbum de versões de David Bowie intitulado Modern Love, o novo disco do prodígio tuaregue da guitarra elétrica Mdou Moctar (Afrique Victime), um álbum em que o grupo Black Keys homenageia a tradição dos blues (Delta Kream), o EP que marcou o regresso da britânica Jorja Smith às canções novas (Be Right Back) e o regresso aos discos de uma das figuras mais proeminentes da última década do hip-hop americano, J. Cole (com The Off-Season).

Na música portuguesa, o mês de maio trouxe consigo discos de relevo como bpm, de Salvador Sobral, Por Este Rio Abaixo, de Pedro Mafama, Reservado (um EP), de Euclides, Chegou, dos Bateu Matou, Flagship, dos Império Pacífico, Certain Rivers, de Old Jerusalem e Life, de Sean Riley & The Slowriders.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há espaço, também, para a inclusão de canções de álbuns póstumos (There is No End, de Tony Allen, e Exodus, de DMX) e para diferentes facetas modernas do jazz e de estéticas próximas, em VWETO III de Georgia Anne Muldrow, Back to The Future dos Sons of Kemet, Purest Form de James Francies, More Energy Fields, Current de Carlos Niño & Friends, Another Land do veterano Dave Holland e Other Worlds de Joe Lovane e Dave Douglas.

O melhor talvez seja mesmo ouvir e descobrir o melhor da música nova que se vai fazendo nos campos da música popular e do jazz.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.