O Benfica informou esta sexta-feira que se opõe à venda de 25% das ações da SAD a John Textor, referindo a direção do clube, em comunicado, que considera inoportuno receber agora o norte-americano.

“A Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação, pelo que à mesma se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações“, lê-se.

Benfica confirma à CMVM que “Rei dos Frangos” tem acordo para vender 25% da SAD a John Textor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, a direção das águias refere que “desconhecia em absoluto a existência de negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António do Santos e o investidor John Textor”. “Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público”, acrescentam os responsáveis. “Neste contexto, a direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura”, escrevem.

É ainda informado que “no âmbito dos estatutos”, foram formalizadas as “alterações necessárias” à composição da direção “face da renúncia ao mando de Luís Filipe Vieira”. Assim, Jaime Antunes é agora vice-presidente efetivo.

Benfica confirma à CMVM que “Rei dos Frangos” tem acordo para vender 25% da SAD a John Textor

À CMVM a Benfica SAD informou ainda que “o seu conselho de administração deliberou hoje [sexta-feira] a designação por cooptação do Dr. Sílvio Rui Cervan como membro desde órgão social para o mandato em curso, com efeitos imediatos”.

Mais se informa que “na sequência da renúncia apresentada” por Luís Filipe Vieira, a designação de Sílvio Cerna “como membro do conselho de administração da Benfica SAD terá como consequência a imediata produção de efeitos” da renúncia do agora ex-presidente do Benfica.

John Textor, afinal, encontrou-se com Vieira. E está disponível para garantir empréstimo obrigacionista do Benfica

LEIA ABAIXO O COMUNICADO DA DIREÇÃO DO BENFICA

1 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica reuniu esta manhã para formalizar, no âmbito dos estatutos, as alterações necessárias à sua composição em face da renúncia ao mandato de Luís Filipe Vieira. Jaime Antunes foi confirmado como Vice-Presidente efetivo.

2 – No decurso desta reunião foi igualmente realizada uma reflexão sobre o atual momento do Clube, com particular destaque para as declarações públicas do Sr. John Textor e o anunciado interesse em adquirir parte da SAD do Sport Lisboa e Benfica.

3 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica desconhecia em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor. Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público.

4 – Como detentor de ações de Categoria A no capital da Benfica SAD, o Sport Lisboa e Benfica pode, em determinadas circunstâncias definidas no art. 13.º dos estatutos daquela empresa, nomeadamente se estiver em causa a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente, vetar essa aquisição. Esse direito foi objeto de formulação específica na revisão estatutária da Benfica SAD promovida por iniciativa do Clube durante o último mandato dos órgãos sociais.

5 – Em face do exposto, e uma vez que o investidor John Textor invoca que a referida compra depende de aprovação prévia em Assembleia Geral da Benfica SAD com o voto favorável do Sport Lisboa e Benfica com base no referido art. 13.º dos estatutos da Benfica SAD, a Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação, pelo que à mesma se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações.

6 – Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura.