Um jogo ‘online’ para a literacia financeira da autoria de dois alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor de Castelo Branco venceram o concurso ‘Hackathon’ a nível nacional e internacional, anunciou esta quarta-feira o município.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco refere que os alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor Afonso Lourinho e Francisco Soares “foram os vencedores do concurso Hackathon promovido pela Happy Code.

“O tema escolhido para este concurso foi ‘Educação Financeira’, cujo objetivo era propor uma solução para um problema relacionado com este tema. O processo consistiu na definição do problema, na ideação, na criação de um protótipo e apresentação do mesmo”, lê-se na nota.

O projeto desenvolvido pelos dois alunos albicastrenses apresentou um jogo ‘online’, no qual a literacia financeira se aprende autonomamente em cinco etapas bem estruturadas: Investimento, fluxo financeiro, créditos, impostos e reinvestimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O objetivo desde jogo é aprender conceitos financeiros de forma educativa e divertida. Os jogadores ficam responsáveis por tomar decisões acertadas com o objetivo final de manterem uma empresa a funcionar, tendo sempre o apoio de vídeos e dicas de profissionais fictícios, que representam os recursos humanos de uma empresa”, refere o comunicado.

O problema detetado pelos alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor de Castelo Branco foi a falta de educação financeira nas escolas, pelo que “o jogo foi pensado para ser desenvolvido nas aulas de cidadania”.

Os dois albicastrenses concorreram ao ‘Hackathon’ promovido pela ‘Happy Code’ e tiveram que passar por duas fases, em primeiro na fase nacional, na qual concorreram 120 participantes e na qual se sagraram vencedores.

Após esta fase, seguiu-se a etapa internacional, que envolveu três países: Portugal, Brasil e Espanha, sendo que os dois primeiros países apresentaram um total de 1.288 participantes.

Segundo a autarquia, o próximo passo da equipa de Castelo Branco “vai ser a construção real da aplicação, onde estes alunos terão o acompanhamento próximo da Happy Code e da Fábrica do Jovem Empreendedor”.

A ‘Happy Code’ é uma escola de tecnologia e programação, e é uma referência global no ensino de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Promoveu o concurso ‘Hackathon’, uma maratona de trabalho que promove a criação de soluções tecnológicas para problemas identificados inicialmente.

A Fábrica do Jovem Empreendedor foi inaugurada pelo município em 2018 e destina-se a crianças e jovens até ao 12.º ano e aos agrupamentos de escola locais, tendo como objetivo a promoção das suas competências empreendedoras.