Dusty Hill, baixista dos ZZ Top morreu esta quarta-feira, aos 72 anos, revelaram os companheiros de banda Billy Gibbons e Frank Beard, numa publicação no Instagram.

“Estamos tristes com a notícia de que o nosso Compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia em sua casa em Houston, Texas. Nós, junto com a legião de fãs dos ZZ Top em todo o mundo, sentiremos falta da sua presença constante, da sua natureza gentil e do compromisso duradouro de crescer do ‘bottom’ ao ‘Top’. Estaremos para sempre ligados àquele ‘Blues Shuffle in C’. Sentiremos a tua falta, amigo“, pode ler-se na mensagem assinada por Frank e Billy.

No dia 23 de julho, a banda já tinha anunciado que Dusty se retiraria temporariamente dos palcos pela gravidade do seu estado de saúde, depois de ter sido operado à anca.

“Gostaríamos de partilhar convosco que Dusty, o nosso destemido baixista, está num curto desvio dos palcos para tratar um problema na anca. Esperamos uma rápida recuperação que o traga de volta aos palcos muito brevemente! Mas a seu pedido, the show must go on!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A banda já tinha contratado um baixista substituto — Elwood Francis, mas depois da morte do músico decidiu adiar os próximos concertos.

The members of ZZ Top, Billy, and Frank, would like to share that Dusty, their fearless Bass player, is on a short…

Posted by ZZ Top on Friday, July 23, 2021

Dusty foi um dos membros fundadores originais dos ZZ Top, em 1969, a que se seguiu uma carreira de mais de 50 anos. Deixou também um marco de evolução nos géneros hard rock, country rock e country blues, ao lado dos outros membros da banda.

Com um visual famoso pelas longas barbas e sempre presentes óculos de sol, os ZZ Top começaram como uma banda de blues, mas eventualmente adotaram um som de rock tradicional. Rapidamente, muito pela inovação de sonoridades e pela imagem marcante, foram lançados para os tops nas décadas de 70 e 80. Produziram 15 álbuns ao longo da sua carreira e estima-se que tenham vendido 50 milhões de álbuns por todo o mundo.

Em 2004, os ZZ Top foram homenageados ao serem introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame e, por todo o sucesso comercial que tiveram, atingiram discos de ouro, platina, multiplatina e até mesmo um disco diamante com o álbum “Eliminator”, de 1983.

Tendo produzido músicas tão influentes no mundo do rock como “Give Me All Your Lovin”, “La Grange”, “Sharped Dressed Man” e “Legs”, Dusty deixou o seu marco por todo o mundo nas digressões realizadas a todos os cantos do mundo.