909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Borges

Colunista

Artigos publicados

Imigração

A companhia da Índia

É curioso ver isto acontecer em povos há tanto tão dados à emigração, com “E”, como italianos, polacos ou portugueses. O semelhante passa-nos despercebido e o diferente salta-nos à vista.
Donald Trump

Dom Donald e o seu pequeno mundo

Trump e Coca-cola poderiam parecer exactamente a mesma coisa. A mesma marca. Mas uma rápida pesquisa por “Trump” e “Coca-cola” recorda-nos uma história diferente.
Guerra

A conversa

Que qualidades terão levado Tó I e Tó II aos prestigiantes cargos que hoje ocupam? É simples: a conversa. São como o Melhoral: não fazem bem, nem fazem mal.
Eleições

Um almirante no cockpit

Às pessoas preocupa mais a recolha do lixo, o buraco na estrada, o lar do pai, a escola do filho em greve, a segurança nas ruas, a violência, do que o que vão fazer em Janeiro de 2026.
Ucrânia

Guerra na Ucrânia - 1002 dias de idiotas

Passados estes quase três anos de guerra, um milhão de mortos e incontáveis prejuízos, o impacto de que mais nos podemos queixar, nesta longínqua ponta da Europa, é mesmo o da proliferação do idiota.
as pequenas coisas

O último caçador de gelo

Bem podemos perguntar-nos qual de nós será o próximo Baltazar, último praticante de qualquer coisa que, um dia, o mundo considerará obsoleta ou que, simplesmente, deixou de ser possível na Terra.
Eleições EUA

Um mundo sem americanos

Mais uma vez, ser “americano” não é mais do que ser igual a outro humano qualquer, e um pouco por todo o mundo toda a gente acha que o problema são os outros.
Eleições EUA

Eu, Calígula

Trump não vai causar o fim da democracia; é a decadência da democracia que causa Trumps.
as pequenas coisas

Pedrinho e a medida do sucesso

O verdadeiro serviço público de televisão foi este que aconteceu já depois do apito final: mostrar-nos um homem feliz, a chorar de alegria, em horário nobre.
BES

Caso BES - o crime e a pena

Uma coisa é o homem idoso com Alzheimer; outra, quem liderou um grupo empresarial que deixou milhares de pessoas sem as suas poupanças, e prejuízos de quase 12 mil milhões de euros para o Estado.
Comunicação Social

Auriculado era um poeta

O plano do governo para os media é um bom princípio. Seria melhor se o primeiro-ministro boa não criticasse um sector no preciso momento em que vem dizer ao país que é urgente salvá-lo.
Noite Lisboeta

A importância de ser Snob

Durante tantos anos, o Snob foi o refúgio para os que não adoram a passagem do tempo, mas o tempo vence sempre.
Orçamento do Estado

Este estado de ansiedade

Para aprovar o Orçamento, o governo só precisava de ter feito uma coisa: negociar a descida do IRC com o PS (o IRS jovem é para deixar cair. Mesmo que, pessoalmente, vejamos méritos na ideia.
Incêndios

Portugal chama. Quem atende?

Em Portugal, habituámo-nos à desgraça dos fogos, a saber que a nossa floresta é um desastre que, em teoria, pode arder de Norte a Sul com um só fósforo.
Eleições EUA

Da Batcave à Casa Branca

Antigamente os homens mais ricos do mundo eram fulanos cerebrais, implacáveis. Hoje, aparentemente partiram de férias por tempo indeterminado e deixaram o sobrinho a tomar conta do escritório.
as pequenas coisas

Épicos para homens normais

Não há muita coisa mais bonita nem humana do que ver que, de vez em quando, os homens e mulheres normais são capazes de um golpe de asa e tocar os deuses.
as pequenas coisas

Fora de tempo

É o mesmo comportamento que observamos no supermercado, no elevador, na sala de espera do hospital, em todo o lado. Uma lenta decadência da ideia da importância do civismo.
Vulcões

Cuidado com o vulcão

Ter um vulcão activo à vista da janela é talvez o lembrete sereno de que não é por termos o fim à espera desde que nascemos que deixamos de viver.
as pequenas coisas

Como quem vai ao Evereste

Não é o Pico nem o Evereste que escalamos, mas os nossos medos de falhar ou sofrer, física ou psicologicamente, de não estarmos à altura não da montanha, mas da ideia de quem achamos que devíamos ser.
Companhias Aéreas

A república dá-te asas

Melhor do que pagar uma companhia aérea pública para competir com os privados, só mesmo pagar duas companhias aéreas públicas para competirem uma com a outra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.