824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Borges

Colunista

Artigos publicados

Desporto

Assange e a imaculada concepção da internet

18 anos depois das revelações do WikiLeaks e 12 de encarceramentos de Assange, a obsessão pela “transparência” conduziu-nos a um mundo onde a verdade pura e simplesmente desapareceu enquanto valor.
Conselho Europeu

É o prestígio, estúpido!

Pedir-nos que apoiemos alguém para um importante cargo internacional só porque é “dos nossos” é talvez a esperança naquela coisa muito portuguesa de ter um primo nas finanças ou um cunhado na polícia.
Mulher

A vitória de todas as mulheres. Menos dessas

Mulheres líderes?! Só é defesa dos direitos das mulheres, só é luta pela igualdade, se vier da esquerda. A esquerda tem o exclusivo. E que incrível vai ser no dia em que o decidir pôr em prática.
Europa

Não és tu, Europa; somos nós

Nós gostamos da Europa porque sabemos que precisamos dela para nos pôr na ordem. Desde que não se atreva a dizer mal de nós porque, para isso, estamos cá nós.
Ucrânia

Zelensky em Portugal - A história da ida à guerra

À alegria e ao orgulho por ver entre nós aquele que é o líder de facto da resistência do mundo livre na guerra sobrepunha-se o desconforto da pergunta: que teríamos nós para oferecer a este homem?
Liberdade de Expressão

É proibido permitir

Chegámos a este curioso ponto de evolução da sociedade humana em que os que se dizem democratas proíbem, e os que permitem se arriscam a passar por fascistas.
as pequenas coisas

Assento de iluminações

Esse sorriso sozinho pode ser o princípio de todas as coisas. De todas as mudanças. Se ao menos nos esquecermos de o perder. Hoje, o cronista queria falar dessa pequeníssima brecha de luz.
História

Pushkin e os comprimidos para a memória

Ter um resto de memória não será apenas cada vez mais importante; será vital. A diferença entre liberdade e servidão. Precisamos de clínicas para a memória, spas, ginásios para a memória.
Literatura

Paul Auster: um obituário e dez cêntimos

A nossa fantasia com Nova Iorque foi moldada por ele, muito antes de friends e sexos e a cidade e de toda a criatura se sentir, ao que parece, legalmente obrigada a visitar a cidade pelo menos uma vez
25 de Abril

A liberdade ainda não se está a passar por aqui

O 25 de Abril não tem donos e toda a beleza do dia residir nisso. Tem, quando muito, uns porteiros de discoteca que acham que podem seleccionar a entrada.
Pedro Passos Coelho

Passos em volta

Depois de anos de silêncio, entrou-se, ao que parece, numa época boa para os avistamentos de Passos. Para os encontros imediatos. Mas quais serão as suas intenções?
Eclipse

Desaparição

O eclipse! Milhares olhavam em espanto o céu, parados no meio do caminho, para irritação da malta que só queria passar de bicicleta ou continuar a sua corrida.
Novo Governo

De braços bem cruzados

A tarefa que aguarda o governo que agora tomou posse não é mudar o que o anterior não mudou; é a de o fazer num país que apura há séculos a arte de cruzar os braços.
Assembleia Da República

O deputado 89

No dia em que ficámos todos a perceber, com certeza absoluta, que o futuro de Portugal está nas mãos de um menino birrento, o deputado 89 foi o adulto na sala.
Legislativas 2024

Meu querido mês de Março

Seria uma extravagância assim tão grande pedir que os votos da emigração fossem enviados até à hora do fecho das urnas no dia das eleições, e contabilizados ao mesmo tempo que os outros?
Legislativas 2024

Um optimista no jardim

O que era grave, Cândido, era se não tivéssemos ouvido o alerta. Se partidos, governantes e instituições, simplesmente, o desprezassem, em vez de tentar compreender o descontentamento.
Indecisos

A coligação de quem se fala

Os indecisos deveriam sair da solidão da dúvida e vir para a rua. Empunhar cartazes onde se leria talvez: “Não sei o que fazer ao país”.
Terceira Idade

A casa da avó

[Prometo-lhe que este texto não é sobre a avó de Mariana Mortágua. Mesmo que, lá mais para a frente, se cruze com isso.]
Rússia

Navalny e a extravagância de lutar

Por cansaço, cinismo ou em nome de uma noção totalmente enviesada de tolerância, deixámos de combater os algozes de tiranias.
Eleições

Um fascista de pechisbeque

O que aqui temos é um arruaceiro, que não engana ninguém. É um azeiteiro, com o devido respeito por tão importante indústria nacional.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas