Até ao último quilómetro da prova, Érica Sena estava em jogo. A atleta brasileira e Sandra Arenas estavam coladas e numa disputa intensa pelo segundo lugar nos 20km de marcha. Mas um dos jurados detetou uma violação das regras: Sena não tinha um dos pés em contacto com o solo. Consequência: dois minutos de penalização em cima da linha da meta. E a atleta, que lutava pela medalha, acabou no 11º lugar. O sonho da primeira medalha nuns jogos Olímpicos naquela modalidade acabava ali.

Érica Sena, à esquerda da imagem. Ao centro, Antonella Palmisano, que venceu a prova. E, à direita, Hong Liu, que acabou por beneficiar da suspensão de Sena e vencer o bronze

Érica tinha dobrado a última curva e a linha da meta já estava à vista. A atleta ia lançada na luta pela prata quando um dos responsáveis da prova a encaminhou para uma faixa lateral. Tinha sofrido uma penalização por uma terceira violação das regras, dois minutos de suspensão. A partir daquele ponto, Érica Sena viu a adversária direta — a colombiana Sandra Lorena Arenas — seguir isolada para a prata. E ainda viu outras oito atletas passar por ela.

A desolação era notória no rosto da atleta brasileira, que não conseguiu conter as lágrimas enquanto aguardava pela ordem de recomeço da prova e, depois, quando cumpriu os restantes metros da prova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A suspensão de dois minutos foi aplicada à terceira advertência por ter levantado os dois pés do solo em simultâneo, uma das regras centrais da modalidade — com a quarta violação da regra, a atleta é afastada da competição. Outra lei da modalidade impede que as atletas dobrem o joelho na passada.

O que ocorreu no final foi muito inesperado e nunca tinha acontecido comigo em grandes competições. A chinesa que estava atrás de mim é a atual campeã mundial e uma atleta muito rápida. A ideia era acelerar antes e ganhar distância dela. Deu certo e quando vi, já estava me aproximando da colombiana e brigando pelo segundo lugar. Depois disso, todos viram o que aconteceu. É muito duro por tudo que fiz, mas aconteceu. Fiz o melhor que pude e dei tudo de mim por essa medalha”, disse a atleta, no final da prova.

Érica Sena está longe de ser uma novata na modalidade. Aos 36 anos, soma um, 6º lugar no Mundial de 2015, um 4ª lugar no Mundial de 2017 e um 7º lugar nos Jogos de 2016, quando corria em casa.