Fico mais tranquilo por ser português também, a minha filha já é e a minha família vai ser. Fico feliz. Fui bem recebido em Portugal, ainda mais na cidade do Porto. Foi importante para mim ter-me naturalizado“, disse Otávio, jogador do FC Porto, em março deste ano, poucos dias depois ter renovado até 2025 com os dragões. Agora, o médio dos dragões, nascido no Brasil, foi esta quinta-feira convocado para a seleção nacional portuguesa por Fernando Santos.

Nascido em João Pessoa, no estado brasileiro de Paraíba, Otávio Edmilson da Silva Monteiro fez a sua formação enquanto futebolista no Santa Cruz e no Internacional, tendo sido por este último que se estreou no principal escalão do futebol, ainda com 17 anos.

Depois de época e meia no clube de Porto Alegre, Otávio dá o salto para o FC Porto, joga meia dúzia de encontros pela equipa B dos dragões e é emprestado ao V. Guimarães em 2014/2015 e 2015/2016, sendo que na segunda época na cidade berço consegue bons números: seis golos e dez assistências em 27 jogos.

Segue então na época seguinte para o FC Porto onde “pega” finalmente, ainda pela mão de Nuno Espírito Santo. Em 2017/2018 faz 21 jogos já com Sérgio Conceição ao leme dos azuis e brancos e a partir da época seguinte faz quase sempre mais de 40 jogos em cada época (quatro), somando boas exibições, assistências, golos, mas sobretudo representando bem o papel que o treinador lhe dava dentro de campo. Este ano, Otávio leva já três assistências em três jogos na I Liga pelos dragões.

Pelo caminho ainda venceu, sempre pela equipa da Invicta, dois campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Vale, segundo o Transfermakrt, 24 milhões de euros, estando (até agora) no auge do seu valor de mercado. Fernando Santos deu-lhe esta quinta-feira mais um triunfo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR