William Shatner, o ator que interpretou o Capitão Kirk em Star Trek (“O Caminho das Estrelas”, em português) vai ao espaço na próxima semana a bordo da cápsula da Blue Origin, a empresa de viagens espaciais de Jeff Bezos. “Sim, é verdade. Vou ser um rocket man“, escreveu no Twitter, numa referência à música de Elton John que Shatner interpretou em 1978.

Com 90 anos, Shatner tornar-se-á assim a pessoa mais velha a ir ao espaço —título ocupado até então por Wally Funk, ex-piloto de aviões, primeira investigadora de segurança aérea do National Transportation Safety Board e primeira inspetora da Federal Aviation Administration. Wally Funk, que na década de 60 foi rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher, tem 82 anos e juntou-se a Bezos no voo inaugural da Blue Origin, em julho passado.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela empresa de viagens espaciais de Jeff Bezos, numa publicação feita no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há muito tempo que ouço falar do espaço. Estou a aproveitar esta oportunidade para o ver por mim mesmo. Que milagre”, disse Shatner, num comunicado divulgado pela Blue Origin e citado pela Reuters.

William Shatner fará parte da tripulação de quatro pessoas que irá descolar no dia 12 de outubro. Além de Shatner, Chris Boshuizen, ex-engenheiro da NASA e cofundador da empresa de observação espacial Planet Labs, Glen de Vries, cofundador da plataforma de pesquisa Medidata Solutions, e Audrey Powers, vice-presidente e engenheira da Blue Origin, vão também participar. De acordo com a Associated Press, Shatner vai voar como convidado mas, dos restantes três tripulantes, dois que pagaram bilhetes.

Este voo acontece quatro meses depois do voo inaugural: em julho, Bezos, o fundador da Amazon, voou cerca de 66,5 milhas (107 quilómetros) acima do deserto do Texas a bordo de um veículo de lançamento New Shepard e voltou em segurança para a Terra. O voo de Shatner durará apenas 10 minutos e não alcançará mais de 66 milhas (106 quilómetros).