O Belenenses SAD, com 17 elementos infetados com covid-19, vai realizar nova despistagem este sábado, antes da receção ao Benfica, da 12.ª jornada da I Liga de futebol, sendo que o adiamento nunca foi pedido. Em conferência de imprensa através de meios digitais, o presidente dos ‘azuis’, Rui Pedro Soares, afirmou que a decisão sobre a realização da partida, agendada para as 20:30 deste sábado, no Estádio Nacional, em Oeiras, cabe apenas às autoridades de saúde. Mas, em declarações ao Observador, a Direção-geral da Saúde afasta poder de decisão.

“O Belenenses SAD não pediu o adiamento do jogo, nem ao Benfica, nem à Liga, nem às autoridades de saúde. Não houve pedido, nem recusa, nem acordo. Não houve nada. Isso não aconteceu, nem vai acontecer”, começou por esclarecer o dirigente. Os resultados dos novos testes PCR serão conhecidos durante esta tarde e, de acordo com Rui Pedro Soares, quem voltar a efetuar um teste com resultado negativo poderá alinhar frente aos ‘encarnados’, dependendo da decisão do delegado de saúde.

“Temos 38 jogadores inscritos. Confiamos em todos e, se os inscrevemos, é porque consideramos que têm valor para jogar. A decisão é das autoridades de saúde, em quem confiamos plenamente. Quando a decisão for tomada, vamos respeitá-la”, disse Rui Pedro Soares.

Contactada, a DGS esclarece que não poder de decisão sobre a realização do jogo. “O delegado de saúde” que está a acompanhar o caso “emite um parecer” sobre as condições para a realização do jogo mas, “depois, são os clubes que decidem” se têm capacidade de resposta face aos jogadores impedidos de entrar em campo por terem obtidos resultado positivo no teste PCR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O médio Cafú Phete é um dos jogadores infetados com o novo coronavírus — é já a terceira vez que o sul-africano contrai a doença -, o que provoca algum receio sobre a possibilidade de o surto ter origem na nova variante (Omicron), detetada naquele país africano, de onde o futebolista viajou rumo a Lisboa, no passado dia 18 de novembro. “Todos os atletas estão vacinados”, realçou o líder da equipa lisboeta, acrescentando: “Há casos com sintomas, mas a maior parte [dos infetados] estão assintomáticos.”

Rui Pedro Soares lembrou ainda a altura em que o Benfica teve um surto no plantel e foi a jogo frente ao Nacional, na última edição da I Liga: “O Benfica pediu o adiamento, o Nacional não aceitou e o jogo realizou-se. Três dias depois, decorreu um Benfica-Belenenses SAD para a Taça de Portugal, o Benfica pediu o adiamento e o Belenenses SAD aceitou. No entanto, veio a ser realizado porque o Marítimo não deu a aprovação para o adiamento. Não temos nada a ver com as decisões tomadas por outros clubes.”

O Belenenses SAD, no 16.º lugar, com oito pontos, tem agendada para a noite deste sábado a receção ao Benfica, terceiro, com 28, às 20h30, no Estádio Nacional, em Oeiras, em jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol, com arbitragem de Manuel Mota, da associação de Braga.

A covid-19 provocou pelo menos 5.180.276 mortes em todo o mundo, entre mais de 259,46 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.393 pessoas e foram contabilizados 1.136.446 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o “elevado número de mutações” pode implicar maior infecciosidade.

Artigo atualizado às 16h20 de dia 27 de novembro com esclarecimentos prestados pela Direção-geral de Saúde