A redução de impostos como forma de combate à “evasão fiscal e à economia paralela” é a prioridade do partido Reagir Incluir Reciclar (RIR), do antigo candidato presidencial Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, para as eleições legislativas de janeiro.

No comunicado enviado esta quinta-feira à Lusa, o RIR apela à “redução global da carga fiscal sobre os portugueses”, através da diminuição do IVA, do IRS e de outros impostos, como forma de combater a evasão fiscal, que é, para o partido, motivada pela “elevadíssima” carga fiscal.

No programa com que se apresentará às eleições legislativas, o RIR vai propor a redução da taxa máxima de IVA de 23% para 17% e da intermédia de 13% para 10%, mantendo a mínima nos 6%, mas atualizando a lista de bens e serviços com isenção de pagamento de IVA.

Também a redução das taxas de IRS é uma proposta do partido, que defende que “o Estado iria recuperar a descida de receita no aumento do poder de compra” dos cidadãos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seria este encarado como um investimento do Estado, que iria por sua vez ser compensado com redução na despesa de subsídios de desemprego e com receitas de TSU e de IRS”, esclarece o RIR.

No que às empresas diz respeito, o RIR propõe a redução da Taxa Social Única (TSU), uma medida contributiva paga mensalmente pelo trabalhador (11% do salário bruto) e pela entidade empregadora (23,75%) à Segurança Social, como forma de permitir à entidade empregadora “aumentar salários” e consequentemente aumentar o poder de compra e o consumo dos trabalhadores.

O RIR apresenta ainda a redução do imposto sobre produtos petrolíferos (IPS) como única opção para “travar o aumento dos bens, inclusive essenciais”.

As eleições legislativas de 2021 são as segundas a que o RIR concorre, tendo, em 2019, na altura estreante, obtido 0,67% dos votos (35.359).