Eleições Legislativas
Eleições Legislativas

Abstenção nas eleições superou 51%, valor recorde

3327
Fechada a votação nos círculos da emigração, confirma-se que a abstenção atingiu um valor recorde em eleições legislativas, ascendendo a 51,43%.
Eleições Legislativas

PS e PSD repartem deputados da emigração

PS e PSD conquistam dois deputados cada nos círculos da emigração. PS elege fora da Europa 20 anos depois. PAN é a terceira força política entre emigrantes. Abstenção sobe e votos nulos atingem 22%.
Eleições Legislativas

Cheques e contas entre os votos dos emigrantes

140
Dentro dos mais de 150 mil envelopes que chegaram à assembleia de apuramento dos votos dos círculos da emigração, em Lisboa, não estão apenas boletins de voto e até contas e cheques apareceram.
Eleições Legislativas

Eleições. Votos da emigração são apurados hoje

A contagem dos votos e apuramento dos resultados que vão eleger quatro deputados vai decorrer esta quarta-feira no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

600
Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
CDS-PP

CDS-PP mais forte onde houve mais área ardida

438
Os concelhos onde o CDS-PP obteve resultados mais altos registam menos divórcios e filhos fora do casamento face à média nacional. E mais área ardida nos fogos.
Legislativas 2019

Há mais crime onde comunistas tiveram mais votos

Nos concelhos onde a CDU obteve melhores resultados nas eleições de domingo há mais crimes, a população é mais velha, as empresas geram mais negócio e há maior instrução.
Legislativas 2019

E se Rui Rio der a mão a António Costa? /premium

Se a tripla PS/PAN/Livre não chega para a maioria absoluta, o PCP rejeita uma nova geringonça e o Bloco faz propostas irrealistas, resta saber se António Costa se alia a Rui Rio.
Legislativas 2019

Prova dos nove. O filme da noite eleitoral

Três partidos estreiam-se no Parlamento: Livre, Iniciativa Liberal e Chega. PS canta vitória, BE estabiliza, PCP e PSD descem e o CDS cai com estrondo. É a hora zero de um novo capítulo.
Legislativas 2019

Presidente faz apelo "urgente" ao voto

Numa mensagem dirigida aos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta os elevados números da abstenção nas eleições europeias e sublinha que o próximo Governo terá "desafios de peso" pela frente.
Eleições Legislativas

Costa estava mesmo de férias durante os incêndios?

1277
Homem que abordou António Costa acusou o primeiro-ministro de ter ido de férias em plenos incêndios de Pedrógão Grande. É verdade?
Legislativas 2019

Cartão do cidadão caducado? Como votar domingo

Se for um dos portugueses que, devido aos atrasos nos serviços, estão sem cartão atualizado, já se terá interrogado se conseguirá votar este domingo. Resposta a esta e outras dúvidas sobre como votar.
Legislativas 2019

Um deputado, só um, pode fazer a diferença?

103
Sim, se nunca se cansar de colocar duas singelas questões: “Quanto custa?” “Quem paga?” aos pensadores de mirabolantes soluções que, infelizmente para todos nós, têm inundado o nosso parlamento.
Incêndios

Fogos. FT escreve sobre o "desconforto" de Costa

1891
Financial Times, que há semanas escrevia sobre as "perspetivas brilhantes" de Portugal, faz reportagem a recordar os incêndios que ainda hoje colocam o primeiro-ministro em "desconforto".
Mercados Financeiros

Geringonça difícil. País pode ficar "ingovernável"

162
Banco de investimento holandês ING acredita que o "enfoque do PS na prudência orçamental" torna menos provável nova aliança à esquerda. Costa pode ter as mesmas dificuldades que está a ter Sánchez.
Eleições Legislativas

O desinteresse de Portugal por Portugal

131
O Portugal sem interesse do Estado Novo que apenas olhava para o seu “umbigo” tornou-se no Portugal sem interesse do século XXI, que apostou tudo no beco sem saída que é a União Europeia.
Legislativas 2019

"Mini" Entrevista a Joacine Katar Moreira

271
Numa entrevista acompanhada de uma 'mini', Joacine Katar Moreira levanta uma das grandes bandeiras do Livre - o combate à violência doméstica. "Um ano ou oito meses na cadeia" não chegam.
Eleições Legislativas

Os professores e as eleições

219
Este não é o tempo para ideologias políticas de direita ou de esquerda, ou de ficar agarrado à cor do partido político em que sempre votaram. É tempo de repor a justiça e de reconquistar o respeito.
Legislativas 2019

Santana Lopes. "SNS tem de ser pago pelos seguros"

Pedro Santana Lopes ficou pela água, mas não escapou à 'Mini' Entrevista do Observador. Revela os planos do Aliança para a área da saúde e conta como foi cruzar-se com a campanha do PSD em Setúbal.
Legislativas 2019

"Mini" Entrevista com Pedro Santana Lopes

579
Pedro Santana Lopes ficou pela água, mas não escapou à 'Mini' Entrevista do Observador. Revela os planos do Aliança para a área da saúde e conta como foi cruzar-se com a campanha do PSD em Setúbal.
Assalto em Tancos

A principal lição de Tancos /premium

1040
Sempre que sente a sua ascendência beliscada, logo o PS é tomado de um sentimento de subversão e de guerrilha. Foi o que vimos em todos os “casos” que o incomodaram nestes anos, da Casa Pia a Tancos.
Eleições Legislativas

António Costa: o grande ilusionista

2650
As pessoas ouviram António Costa e acreditaram que tinham mais dinheiro e mais tempo, quando na prática estão mais pobres e demoram mais tempo a fazer o quer que seja.
Eleições Legislativas

Decidir pelos sub-30

459
Nos últimos 24 anos, o PS governou durante 69% do tempo. Os 31% restantes foram períodos de pouca ou praticamente nenhuma margem de manobra. O que significa que os sub-30 nunca conheceram alternativa.
Eleições Legislativas

Geringonça só nos dará crescimento económico baixo

878
Estarmos a crescer pouco não resulta do abrandamento do crescimento económico internacional, mas da política económica errada da coligação de esquerda. Não é uma situação a que estejamos condenados.
Eleições Legislativas

Jovens contra a abstenção! /premium

390
Sublinho a imparcialidade do site por ser uma estratégia determinante para atingir os objetivos a que o Pedro e o Francisco se propõem: apelar ao voto informado e combater a abstenção.
Legislativas 2019

O "economês" desta campanha, trocado por miúdos /premium

A carga fiscal, as cativações, o investimento, o crescimento e os riscos para a economia. Com a ajuda de Miguel St. Aubyn, do Conselho de Finanças Públicas, esclarecemos o "economês" desta campanha.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Eleições Legislativas

As costas salvaram António Costa?

102
O conselho médico que o vai obrigar a uma gestão muito criteriosa dos contactos de rua pode constituir solução para travar o plano inclinado descendente em que a sua imagem tinha mergulhado.
Partidos e Movimentos

O Amante da Natureza não vota no partido das focas

1471
Tal como os leopardos marinhos, o pan também é um partido muito fofinho. Tal como os leopardos marinhos também é uma besta que procura desarticular a sociedade portuguesa abanando-a com toda a força.
Serviço Nacional de Saúde

Até quando a Saúde vai estar presa à ideologia?

410
Em 1979 os melhores modelos de serviço público já eram o holandês e o dinamarquês, mas o modelo escolhido ideologicamente foi o modelo inglês em que o financiamento é centralizado e governamentalizado
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Alterações Climáticas

PS e Tancos: "Conspiração? Sinal de desespero"

358
No seu comentário semanal da SIC, Marques Mendes falou ainda do Governo "talvez muito provável" do PS com o PAN: "Tipo queijo limiano". E criticou o discurso de Greta: "Quase a tocar o fanatismo".
Eleições Legislativas

Os dados estão lançados /premium

881
Tancos. O papagaio. Acusações de conspiração. O cerco ao PR. A regionalização encapotada. Há no ar uma opacidade que cobre tudo... Mas o que está para lá do que vemos? O que nos espera?
Eleições Legislativas

33 milhões de euros dos contribuintes depois...

O Estado paga às televisões generalistas (RTP, SIC e TVI) os famosos tempos de antena. Será que este modelo ainda faz sentido quando não parece contribuir para garantir a participação dos eleitores?
Eleições Legislativas

Não somos todos iguais

383
O comportamento do Governo demonstra desde o início é que este caso não é apenas um caso, antes representa uma estrutura de atuação. Não é um evento isolado, é uma cultura de impunidade.
Eleições Legislativas

Rio é melhor do que Costa em campanha /premium

1143
António Costa não é popular e tem dificuldades nos contactos nas ruas. Os seus discursos são fracos e por vezes nem se percebe o que diz. A sua prestação nos debates foi medíocre.
Presidente Marcelo

Marcelo. Em campanha "tudo dirão" sobre o que diz

Presidente da República disse que "o melhor é não dizer nada" durante o período de campanha eleitoral. "Mesmo não dizendo nada, tudo dirão" sobre o que chefe de Estado diz.
Sondagens

Sondagem. PS perdeu 3,5 pontos na última semana

1103
Numa semana marcada pelo caso Tancos, o PS perdeu gás. Intenções de voto caíram 3,5 pontos percentuais e o PSD está agora a 10,7 pontos de distância.
Eleições Legislativas

Mais do mesmo?

Será que os partidos políticos do início da democracia e que não conseguem resolver os problemas crónicos que se arrastam há décadas vão finalmente encontrar as soluções? Infelizmente acho que não.
Eleições Legislativas

 À volta do voto católico /premium

278
A fé não deve ser instrumentalizada a favor de nenhum partido. Não há, nem pode haver, um ‘voto católico’, mas os cristãos devem votar de forma coerente com a sua fé.
Eleições Legislativas

Um guia inútil para o voto útil /premium

495
Perante o alheamento dos cidadãos, resolvi juntar o desagradável ao escusado e contribuir com o meu próprio alheamento. Eis, portanto, partido a partido, um guia inútil para o voto útil no dia 6.
Serviço Nacional de Saúde

Porque o SNS não é atractivo?

219
Nem os nossos conseguimos manter no serviço público. Muitos optam pelo sector privado ou emigração. Essa é a razão fundamental porque há tanta carência de profissionais médicos e de enfermagem.
Eleições Legislativas

Catarinas, Joacines, Assunções /premium

Escrevo esse texto porque reconheço a coragem necessária para enfrentar a exposição da vida política. E, sobretudo, reconheço a coragem para enfrentar a exposição da vida política quando se é mulher.
contra-corrente

Costa deve explicações ao país, não apenas a Rio

7501
Quando um político em vez de dar respostas começa a pregar lições de moral, o caldo está entornado. Mas foi esse o caminho escolhido por António Costa para fugir às explicações sobre o caso de Tancos.
Eleições Legislativas

Sondagem. PSD recupera e PS mais longe da maioria

900
Intenções de voto medidas pela Aximage, para o Jornal Económico, indicam que PSD recuperou cinco pontos em duas semanas e supera 25%. PS e PAN recuam. Livre, Chega e IL superam 1%.
Eleições Legislativas

A questão da maioria absoluta /premium

147
Uma eventual maioria absoluta de António Costa colocaria todas as responsabilidades da governação no PS, um partido que sempre soube fugir delas. Não poderia desculpar-se com esta ou outra geringonça.
Justiça

Rio de lágrimas

144
Todos os programas na área da Justiça são extensos, palavrosos e redigidos em tom proclamatório, mas nenhum, salvo o do PSD, adopta uma estratégia de hostilidade em relação às magistraturas.
Eleições Legislativas

Keep calm and enjoy socialism

368
As bandeiras eleitorais socialistas de 2019, são as mesmas de 2009. E voltarão a ser iguais em 2029 porque nenhum socialista prescinde de uma fórmula gastadora.
Eleições Legislativas

Bloco de Esquerda, o início do esvaziamento

137
Se o PS para ser Governo na próxima legislatura tivesse de fazer um qualquer acordo com o BE e o PCP, estes quatro anos seriam trágicos para o País. Especialmente com a crise internacional que aí vem.
Eleições Legislativas

Sondagens. Rio mais próximo de Costa

821
Tracking poll da Pitagórica feita para o JN, TSF e TVI diz que esta terça-feira o PSD estava a 7,5 pontos percentuais do PS de Costa, metade do que esteve no sábado. Subamostra é de 150 pessoas.
Eleições Legislativas

Estratégia de sonso para chegar à maioria absoluta /premium

1094
Os portugueses não querem uma maioria absoluta mas o PS quer desesperadamente o poder absoluto. Só que quer chegar lá de mansinho, para não darmos por isso, com aquela sonsice a que Costa nos habituou
Finanças Públicas

Os medos de Mário Centeno /premium

140
Centeno ofusca tudo e todos fazendo esquecer que Portugal precisa de reformas para que esta nova fase de crescimento, iniciada em 2014 e que passa pelo investimento e as exportações, seja sustentável.
Justiça

Eu tinha vergonha! /premium

117
Se os arguidos fossem julgados e se se confirmasse que muitos ou alguns deles são efectivamente culpados, o actual governo e o seu partido não escapariam a uma severa punição política.
Legislativas 2019

Sabe o que defende cada partido? O teste nas ruas

177
Há colagens do PAN ao CDS, incredulidade com o Bloco e muitos tiros ao lado na identificação de propostas dos partidos. Levámos o desafio a Lisboa e Bragança -- polos opostos nos números da abstenção.
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Eleições Legislativas

Quem tem medo do pluralismo?

274
Sem a entrada de novos partidos em São Bento, sobretudo de partidos que não se posicionem sempre “à esquerda”, o debate político em Portugal continuará profundamente inclinado e desequilibrado.
Eleições Legislativas

15 mil inscreveram-se para voto antecipado

No primeiro dia de inscrições para o voto antecipado nas legislativas de 6 de outubro, registaram-se 15.700 eleitores. A cidade em que o voto antecipado foi mais requerido foi Lisboa.
Eleições Legislativas

O ataque dos partidos de esquerda à poupança

136
Para o PCP e o BE as pessoas que mais possibilidades têm de poupar são fortemente penalizadas no seu património e no rendimento das suas poupanças. Inevitavelmente a poupança irá diminuir ainda mais.
Eleições Legislativas

A sociedade fechada de Rui Rio /premium

531
Rio quer aproximar Portugal da Hungria de Orban com um ataque cerrado à liberdade de imprensa e o controle da Justiça. Tudo para construir um país de segredos e evitar o escrutínio ao poder político.
Eleições Legislativas

O que podemos esperar da próxima legislatura? /premium

Os programas partidários deveriam quantificar mais as suas propostas para se tornarem credíveis. Não o fazendo está-se no domínio das boas intenções e da fé. Mas o inferno está cheio de boas intenções
Eleições Legislativas

Inscrição para voto antecipado começa no domingo

De domingo até quinta-feira, os eleitores residentes em território nacional devem manifestar a vontade de votar nas eleições legislativas antes através da plataforma ou pedir por via postal.
Eleições Legislativas

Por uma maioria absoluta do PS /premium

267
Quero a grande "famiglia" socialista a controlar os destinos do país sem limites, sem constrangimentos e sem concessões a nada nem ninguém, em roda livre. E sim. Sei os riscos que isso comporta.
Aliança

Santana: esquerda faz de conta que é direita

Para Pedro Santana Lopes, país vive "duplo embuste": "Praticamente tudo se põe em causa, até o próprio lugar da condição humana". Santana ironiza que Catarina Martins "já diz" que é social-democrata.
Legislativas 2019

Cristas: "É preciso insistir e persistir"

216
Cristas cita "avanços e recuos", e diz que a natalidade continua a ser um problema para o país, com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Portugal não consegue "acertar na receita".
Legislativas 2019

Catarina Martins pede "bancada forte e grande"

137
Catarina Martins discursou no final de um comício dedicado aos jovens, no Capitólio, em Lisboa, no qual defendeu que só "uma bancada grande" pode fazer diferença em áreas como a habitação ou saúde.
Eleições Legislativas

Como enviesar um debate de campanha eleitoral /premium

134
Após o debate entre Rio e Costa, as fotografias que fizeram as manchetes mostram Rio numa posição corporal de subserviência perante Costa – imagens que baralham a percepção do que foi o debate.
Eleições Legislativas

Afluir de Rio em Costa instável

296
O líder do PSD fez ver que Portugal não soube aproveitar uma conjuntura externa extraordinária: apesar dos juros do BCE e do crescimento económico da zona-euro, nada melhorou substancialmente.
Eleições Legislativas

A linguagem silenciosa do debate político

O debate foi equilibrado, pautou-se por uma atmosfera positiva, sem comportamentos de crispação excessiva, que por vezes afasta os candidatos do eleitorado, e sem ataques de caráter, o que é salutar.
Eleições Legislativas

Os equívocos da direita /premium

Cristas e Rio estiveram francamente bem nos debates e entrevistas da pré-campanha. Foi uma pena que tenham desperdiçado tanta boa vontade, com erros crassos e acumulados, antes disso.
Eleições Legislativas

Programas eleitorais e economia: um menu variado /premium

257
Há muitas e variadas propostas, sendo o mais provável que continuemos a ser governados como habitualmente. Mas isso não nos protegerá duma crise futura, nem nos permitirá descolar da cauda da Europa.
Eleições Legislativas

Voto a voto, enche o PS o papo! /premium

É assim desde que há eleições: quanto mais promessas fazem os partidos de governo, menos os eleitores acreditam, pelo que não admira que grande parte do eleitorado venha a abster-se, como em 2015.
Legislativas 2019

Debate Costa-Rio visto por 2,7 milhões de pessoas

266
Debate dos líderes do PS e PSD foi transmitido nos três canais generalistas nacionais, em direto do Pavilhão do Conhecimento. SIC liderou audiências, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Braga

Eleições. Em Braga, preservar é palavra de ordem

"A região é, essencialmente, marcada pelo culto mariano, de Nossa Sr.ª do Alívio, da Franqueira, da Fé", destaca Jorge Ortiga, arcebispo da cidade. Reitor da UMinho sublinha "património e legado".
Partidos e Movimentos

PCTP/MRPP critica PCP e BE por apoio ao PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável".
Eleições Legislativas

Costa: "Rui Rio tem uma obsessão com a Justiça" - como aconteceu

814
Mais de uma hora a debater contas públicas, o estado da economia, o Serviço Nacional de Saúde, os números do investimento, os da emigração, impostos, justiça e os professores.
Jerónimo De Sousa

Manuais escolares. Jerónimo critica economicismo

O líder comunista diz que a reutilização dos manuais é uma "ideia peregrina" e uma medida "mesquinha" do Governo para poupar "uns milhares de euros", impedindo a criança de ter um livro novo.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Eleições Legislativas

Partidos prometem campanha mais sustentável 

Partidos comprometem-se a fazer deslocações em híbridos, transportes públicos e até em bicicletas. PSD promete reduzir "drasticamente" jantares-comício, enquanto CDU mantém elementos tradicionais.
Sondagens

Sondagem. PS mais longe da maioria absoluta?

306
O estudo da Pitagórica aponta para projeções de voto de 39% no PS e de 23% no PSD. BE quase com o dobro das intenções de voto do CDS, que se mantém também atrás da CDU. Número de indecisos sobe.
Rui Rio

O centro-direita tem solução? /premium

105
O futuro do centro-direita deverá passar pela federação de liberais, conservadores e dos que desejam uma alternativa ao PS. Sem uma oposição forte, é a democracia que fica posta em causa.
Eleições Legislativas

BE atira privatizações, Rio responde com Sócrates

126
Rio diz que programa do BE parece o "PREC de 75", e que se fosse cumprido haveria em Catarina um novo Sócrates. Catarina atira com promiscuidade entre público e privado. Um debate com pouco debate.
Eleições Legislativas

Costa quer que se faça mais pelo aeroporto de Beja

567
O líder do PS, António Costa, num discurso em Beja, apelou ao voto, garantiu que o SNS ia melhorar na próxima legislatura e prometeu melhoras as infraestruturas de Beja.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes sobre Rangel: "É uma vergonha"

223
Marques Mendes diz que o juiz que é investigado devia pedir escusa de todos os processos criminais. Fala também em sondagens e diz que a maioria absoluta do PS ainda "não está no papo".
Eleições Legislativas

TVI. Debate de Costa e Cristas visto por 935 mil

O frente a frente televisivo entre o líder do PS, António Costa, e a presidente do CDS, Assunção Cristas, foi o terceiro mais visto. O mais visto foi o debate entre Costa e Jerónimo de Sousa (PCP).
PAN

PAN. Ex-líder local faz post polémico no Facebook

5018
Georgina Figueiredo foi responsável pelo Conselho Local do Porto do PAN. O partido reagiu à publicação e garante que atualmente ela não tem qualquer cargo no partido. Nem militante é.
Eleições Legislativas

CDU contra maioria absoluta do PS

O secretário-geral do PCP dramatiza uma maioria absoluta do PS nas legislativas e pede o voto na CDU para evitar o regresso do "ramerrame" da política de direita, com os socialistas.
Catarina Martins

PS? Maioria é "contra direitos" dos trabalhadores

261
Num jantar comício em Ponta Delgada, a líder bloquista destacou a precariedade na região e afirmou: o verdadeiro "debate" é entre "estar contra os patrões dos patrões" ou "puxar pelos salários".
Política

Partido JPP assume-se contra maiorias absolutas

O Juntos Pelo Povo, que concorre pela segunda vez às eleições legislativas, considera "muito negativo existir uma maioria absoluta" e espera que o diálogo se mantenha na Assembleia da República.
Orçamento do Estado

CIP: Em regra, falta justificada não deve ser paga

1275
CIP propôs aos partidos que lei estabeleça "como princípio geral" que as faltas justificadas não sejam remuneradas. Entre as propostas para a próxima legislatura, CIP pede IRC de 17%.
PSD

PSD. As cartas dentro e fora do baralho /premium

Rio assume que a sua liderança pode estar em causa a 6 de outubro. Montenegro, Rangel, Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva e Miguel Morgado podem ir a jogo no day after. Que trunfos tem cada um?
Eleições Legislativas

Governo reforça meios para voto antecipado

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna apela aos membros das mesas de voto para que estejam disponíveis para trabalhar no domingo anterior, no voto antecipado em mobilidade.
Eleições Legislativas

Facebook faz "tábua rasa" da lei nacional, diz CNE

CNE diz que Facebook "faz tábua rasa da lei portuguesa” e que tem encontrado “problemas” com a rede social quando pretende atuar contra a publicação de publicações de propaganda patrocinada.
Marcelo Rebelo de Sousa

Eleições. Marcelo com "agenda reduzida ao mínimo"

O Presidente da República afirmou que até às eleições legislativas de 6 de outubro manterá uma "agenda reduzida ao mínimo", mas acrescentou que está "atentíssimo" à campanha que tem sido "exaustiva".
Facebook

Facebook atento às eleições legislativas 

Equipas na Califórnia, em Nova Iorque, em Washington, em Londres e em Dublin vão verificar conteúdos relativos às legislativas portuguesas. Facebook quer "linhas abertas de comunicação" com partidos.
PSD

Rio: com PS, conflito com professores é inevitável

O presidente do PSD diz que o PS "não faz rigorosamente mais nada e os professores não aceitam isso". Rio garante que, se vencer as eleições, vai sentar-se na mesa de negociações com os professores.
Bloco de Esquerda

PCP? "Imprescindível a equilíbrio de forças"

“Nós temos gostado muito de trabalhar com o PCP", declarou Catarina Martins. A líder bloquista afirma que o seu partido valoriza a convergência com o PCP, mas também destaca alguns "desacordos".
Eleições Legislativas

Emigrantes. "Esmagadora maioria" vota por correio

Dos 1.466.750 eleitores registados, apenas 2.242 exerceram a opção pelo voto presencial nos consulados portugueses. Em França, há 400 mil eleitores inscritos e apenas 24 votam nos consulados.
Eleições Legislativas

MAS defende união do BE e PCP para governo 

532
O Movimento Alternativa Socialista defende que o BE e o PCP deviam juntar-se para criar "um governo alternativo" de esquerda e "romper" com os sucessivos governos PS e PSD/CDS.
Legislativas 2019

Eleições. CNE admite campanha fora da Madeira

A CNE admitiu ações de propaganda para as legislativas, onde se inclui a publicação de textos ou imagens dessas ações, fora do território da região autónoma na véspera e no dia da eleição regional.
PAN

PAN altera proposta polémica sobre reconciliação

6204
Na proposta original, PAN propunha uma sessão semanal obrigatória com vítimas para criminosos com o objetivo de promover reconciliação. A polémica medida 1081 gerou críticas e partido alterou redação
Eleições Legislativas

Jerónimo dará entrevista durante debate Costa-Rio

120
A entrevista "online" tem o propósito de “furar a discriminação” das TV’s. O PCP acusa as televisões de tratarem PS e PSD como "partidos de primeira" e os restantes como "partidos de segunda".
PSD

PSD. Chumbo? "Não estou preocupado", diz Capucho

Histórico do PSD diz que desconhece o teor da moção no PSD e afirma que não está preocupado. "Vão ter que fundamentar", aponta, no entanto, Capucho, que admite fazer campanha ao lado de Rio.
Eleições Legislativas

"Ecologia dos anos 80!". PAN ditou regras com Rio

2069
Debate de Rio com André Silva foi dominado por temas que são a praia do PAN. O PSD já era "crescido" quando o PAN não era "nascido" ou o "PSD não largou a ecologiazinha dos anos 80"? O debate aqueceu.
CDS-PP

Cristas encontrou-se com UGT e notou convergência

456
A líder do CDS reuniu-se com a UGT e entregou-lhe uma cópia do seu programa eleitoral. Falou de ideias convergentes, elogiou a concertação social e pediu "competitividade fiscal e crescimento".
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Eleições Legislativas

Para que serve uma maioria absoluta do PS? /premium

134
O PS de António Costa é um partido essencialmente conservador. Pouco ou nada quer mudar de estrutural na economia porque tem uma muito reduzida ambição: gerir o presente sem pensar no futuro.
Eleições Legislativas

Rio diz que foi PSD a propor Eramus para Interior

359
O presidente do PSD concorda com um programa Erasmus Interior agora proposto por Costa, mas recorda que a "boa ideia" já tinha sido apresentada pelos sociais-democratas há "meses largos."
Eleições Legislativas

Cristas ataca PS por atrasos nos fundos agrícolas

129
A presidente do CDS-PP considera "inaceitável que o Governo tenha 22.000 candidaturas aos fundos para a agricultura à espera de serem aprovadas".
Eleições Legislativas

TGV. Costa "deixou-se levar pelas notícias"

O líder do PSD nega que queira iniciar a construção de uma rede de alta velocidade. Apenas quer estudar o dossiê e assegura que a execução do TGV depende da situação das finanças públicas.
Eleições Legislativas

Ser deputado "não me entusiasma completamente"

137
O presidente do PSD diz que qualquer acordo sobre reformas que possam vir a ser feitas com um Governo PS teria de ser "por escrito". Rio diz que ainda há tempo para o partido recuperar nas sondagens.
Eleições Legislativas

Debate BE/PAN. Muita convergência e pouco debate

133
Foi o primeiro debate de André Silva desde que é deputado. Como primeira adversária teve Catarina Martins, que fez de anfitriã, por vezes condescendente. Houve acusações mas também muita convergência.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS com mais 15% do que o PSD

486
Um estudo de opinião da Eurosondagem publicado em diversos órgãos de comunicação social coloca o PS à frente com 38,1%, mais 14,8 pontos percentuais do que o PSD.
Eleições Legislativas

PURP quer dignificar ex-combatentes do Ultramar

O Partido Unido dos Reformados e Pensionistas apresenta-se como "um partido de causas e virado para as pessoas mais desfavorecidas" e quer resolver o problema dos combatentes do Ultramar.
Eleições Legislativas

Debate PS vs BE. Começou meigo, terminou azedo

671
António Costa e Catarina Martins começaram dispostos a renovar votos mas depressa entraram em despique. Sem juras de amor nem ameaças de divórcio, as diferenças e semelhanças e as "contas certas".
Fenprof

Fenprof quer respostas de partidos na campanha 

Fenprof quer que os partidos políticos "deem respostas" na campanha eleitoral para as legislativas de 6 de outubro, sobre reivindicações como a valorização da carreira e o rejuvenescimento da classe.
Legislativas 2019

PR quer "atenção aos partidos" sem voz

197
O PR diz que ainda tem esperança de que "haja atenção" dada a esses partidos porque "não se pode deixar de dar voz" a quem quer entrar na AR. Sobre os incêndios, o Governo trocou-lhe as voltas.
PSD

PSD/Açores: meta é vencer regionais

Rio visita os Açores este fim de semana, naquela que é a primeira passagem do social-democrata pela região depois das eleições europeias de maio. Gaudêncio tem os olhos postos na vitória regional.
Paulo Rangel

Rangel elogia arranque da pré-campanha do PSD

Rangel afirma que é um "militante empenhado" e "uma voz" do partido. O eurodeputado diz que Rio tem representado "muito bem" o PSD, que defende ser a única alternativa ao PS.
Eleições Legislativas

Rui Tavares: "Livre pode ter grupo parlamentar"

728
Rui Tavares acredita que Livre vai eleger pelo menos dois deputados. Sobre a gaguez de Joacine em entrevista, Tavares aconselhou eleitores a irem ver os discursos da candidata que estão na Internet.
Eleições Legislativas

Rio/Cristas. Quem dá mais na baixa de impostos?

203
No duelo da direita, Rio e Cristas concordaram em baixar impostos mas disputam quem é mais ambicioso. Cristas recusou defender líder da JP sobre identidade de género. E Rio "não errou" nos professores
PSD

Rio insiste nos professores (e mais 6 medidas) /premium

PSD não tem medo do "papão" dos professores e insiste na medida. Versão final do programa vai ser apresentada esta sexta-feira. Há redução de impostos, gestores de tribunais e aeroporto em Alcochete.
Eleições Legislativas

"O liberalismo é um inimigo da corrupção"

1366
"Todos se conformaram que as eleições serão ganhas pelo PS, e os partidos parecem mais interessados em posicionar-se como futuros aliados do PS do que em oposição ao PS", diz Carlos Guimarães Pinto.
PSD

Rui Rio: "O PSD não é um partido de direita"

1206
"O CDS é um partido de direita (...) o PSD não é um partido de direita genuinamente desde a sua fundação. É social-democrata, somos um partido do centro" explicou Rui Rio em entrevista à Lusa.
Eleições Legislativas

PS pode ter maioria absoluta com apenas 39%

538
O diretor da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa, considera que o PS pode atingir a maioria absoluta com 39% dos votos, ou seja, menos cinco pontos do que necessitava em anteriores sufrágios.
Eleições Legislativas

Cristas e Catarina concordaram em discordar

214
Catarina Martins quer mais investimento público, Cristas quer privado como motor da economia. A centrista quer baixar IRS e IRC para níveis irlandeses, a bloquista só admite mexer nos escalões do IRS.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
António Costa

Costa agradece às comunidades confiança no país

134
Em Paris, o primeiro-ministro admitiu que poderá chamar lusodescendentes para formar um eventual próximo governo. Costa diz que confiança das comunidades "foi fundamental para a transformação".
Eleições Legislativas

Impostos dividem Catarina e Cristas

342
Foi a primeira vez que Assunção Cristas e Catarina Martins estiveram frente-a-frente num debate. Impostos marcaram início do confronto e colocaram as líderes em polos opostos. Não mais se aproximaram.
Eleições Legislativas

Cristas quer apoiar "maioria de centro direita"

Dizendo-se “vacinada” contra os maus números das sondagens, Assunção Cristas deixa de lado a possibilidade de deixar de ser líder do CDS já que acredita num "bom resultado".
Eleições Legislativas

Costa e Jerónimo só engonçam nas leis laborais 

Depois de 4 anos do pacto com a esquerda, os líderes do PS e do PCP debateram na televisão. Desencontraram-se na reforma laboral, mas Jerónimo de Sousa tentou compromisso de Costa para rever salários.
Entrevista

"Na essência, programa do BE é social-democrata" /premium

7832
Em entrevista ao Observador, a líder do BE diz que nacionalização de toda a banca "não é um papão". Evita traçar "linhas vermelhas", mas tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Catarina Martins

Catarina Martins e a social-democracia do Bloco

172
A líder do BE esteve "Sob Escuta" no Observador. Falou dos riscos de uma maioria do PS, do "programa essencialmente social-democrata" do Bloco e afirmou: nacionalizar a banca "não é bicho papão".
Bloco de Esquerda

Alguém acredita que Costa fará igual com maioria?

1018
Em entrevista ao Observador, a líder do Bloco de Esquerda fixou duas condições para o próximo Governo. Diz que o BE está preparado para governar e tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Eleições Legislativas

O perigo de uma maioria absoluta do PS /premium

474
A relação de Costa com a Justiça varia entre a violação da separação de poderes no caso Casa Pia e a recusa em ajudar Sócrates. Uma versão de Dr. Jekyll vs Mr. Hyde. Quem prevalecerá após Outubro?
Partido Democrático Republicano

Pardal diz que só é candidato "por causa" de Costa

287
O ex-porta-voz do Sindicato dos Motoristas e atual cabeça de lista do PDR por Lisboa às eleições legislativas, Pardal Henriques, diz que só se candidatou "por causa do primeiro-ministro".
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente lamenta campanha eleitoral tão longa

O Presidente da República disse que os portugueses tiveram um ano de pré-campanha para as eleições legislativas de outubro, defendendo que deveria ter sido "menos longa".
Bloco de Esquerda

"Recusamos intriga e vamos ao caminho da proposta"

179
Catarina Martins prometeu uma campanha centrada na discussão de propostas e não em intrigas. A líder bloquista estabeleceu o trabalho e o investimento como as prioridades do BE e distanciou-se do PS.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo recusa comparações de Costa com Espanha

"Não se pode comparar o que não é comparável", disse o secretário-geral do PCP em resposta a António Costa que pediu força aos eleitores para não se cair num "impasse à espanhola".
Rádio Observador

Catarina Martins na Rádio Observador

Catarina Martins vem esta segunda-feira à Rádio Observador. A líder do Bloco de Esquerda vai ser entrevistada numa edição especial do programa "Sob Escuta", às 08h30.
António Costa

Costa não quer "impasse à espanhola"

201
Em entrevista à Lusa, António Costa dramatiza resultados eleitorais, crítica a comunicação social e Pardal Henriques e deixa a promessa: "Não serei candidato presidencial, nem em próximas eleições".
Rui Rio

Rio. Um poema para o PS e uma guerra para comprar

860
Inspirou-se em António Aleixo e dedicou um poema a Costa. Rio chegou inspirado ao Pontal, onde esqueceu a "geringonça" e só teve olhos para atacar Costa. Eis as 10 razões de Rio para não votar no PS.
CDS-PP

Assunção Cristas diz ter “vacina contra sondagens”

237
Rentrée do CDS foi na Madeira, no mesmo dia em que saiu uma nova sondagem que prevê um mau resultado para o partido. Assunção Cristas desvalorizou dizendo que tem "vacina contra sondagens".
António Costa

Costa pede "mais força" ao PS para governar

168
No Machico, onde decorreu a rentrée do PS, António Costa garantiu que o partido não exige "um cheque em branco", porque apresenta programas eleitorais concretos.
Rui Rio

Sondagens-encomenda como bruxas. "Que as há, há"

236
Rui Rio diz que não faz "fé nenhuma" nas sondagens que fazem prever um mau resultado para o PSD. O líder do PSD garante que não o desmotivam: "pelo contrário".
Eleições Legislativas

Sondagem: PS aproxima-se da maioria absoluta

2361
Sondagem da Pitagórica aponta para um PS com 43,6% das intenções de voto (em abril eram 37,2%). PSD, em queda acelerada, de acordo com a sondagem – vai pouco além dos 20%.
Eleições Legislativas

Este não é o momento para o PAN estar no Governo

411
O porta-voz do PAN está convicto de que "vai contribuir para o PS não ter maioria absoluta" nas eleições legislativas, mas recusa integrar o Governo, considerando que o partido "é ainda uma criança".
Eleições Legislativas

PAN quer pagar cultura com mais IVA na hotelaria

2699
O PAN quer reforçar o orçamento para a cultura em cerca de 235 milhões de euros, valor que seria proveniente da instituição de uma taxa intermédia de IVA para a hotelaria de 13%.
Pedro Santana Lopes

Santana: leilão "quase pornográfico" nos impostos

159
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, critica o leilão “quase pornográfico” de propostas de descida de impostos. O Aliança defende como prioridade uma baixa de impostos.
Política

Sondagem. PS não ganhou nada com gestão da greve

1091
Sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, indica que são quase tantos os portugueses que acham que o Governo geriu bem a crise dos combustíveis como os que acham que geriu mal.
Eleições Legislativas

CDS quer deixar de ser "poucochinho"

117
Cristas não quantifica, mas tem ambição de sair do clube dos "pequeninos". Acredita ter programa eleitoral para isso. Apresentou-o quinta-feira numa sessão ao ar livre em que o único atacado foi o PS.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo remete solução de governo para portugueses

Sobre a rejeição de uma coligação formal de esquerda por parte de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa pede para "esperar" :"Os portugueses é que devem escolher o que querem para o governo do país".
Rui Rio

Rio quer investir na justiça na área da corrupção

118
O presidente do PSD defendeu a " formação dos magistrados e monitorização dos setores de atividade com maior risco de corrupção" afirmando que, nesses casos de justiça “a eficácia é próxima de zero".
Eleições Legislativas

21 forças políticas vão a votos nas legislativas

Portugueses vão ter número de partidos recorde entre os quais escolher nas legislativas de 6 de outubro, às quais concorrem 21 forças políticas, mas apenas 15 apresentaram listas em todos os círculos.
Assunção Cristas

Cristas. Da redução de impostos à recusa do Basta

Para a líder do CDS, baixar os impostos é "prioridade número um". Em entrevista ao Observador, assume que o partido passou mal a mensagem nas últimas eleições e afastou uma coligação com o Basta.
Assunção Cristas

Votar CDS é "não apoiar Costa", diz Cristas

457
Assunção Cristas garante que votar no CDS "servirá para termos uma alternativa de centro-direita em Portugal". E não deixa de lado uma possível coligação com o PSD.
Rui Rio

Rio admite coligação à direita, liderada pelo PSD

132
O presidente do PSD admite a possibilidade depois das eleições mas deixa a garantia que "à direita nunca haverá uma geringonça". Sobre alternativas ao PM não tem dúvidas: "A única alternativa sou eu".
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Eleições Legislativas

Partidos contam gastar 8,1 milhões na campanha

PS é o partido que prevê mais gastos: 2,4 milhões de euros. Partido da Terra diz que não gastará qualquer dinheiro. PSD prevê gastos de 2,05 milhões e o Aliança fez orçamento de 250 mil euros.
Assunção Cristas

CDS quer baixar IRS em 15%, diz Cristas

297
Para o CDS, apostar na redução do IRS e do IRC significa "mais receita, mais investimento e mais postos de trabalho". Cristas ambiciona ainda ter "um IRC tão competitivo como o da Irlanda: 12,5%."
A página está a demorar muito tempo.