Eleições Legislativas

Eleições Legislativas

PSD e PS de acordo com data para legislativas

Depois das respetivas audiências com o Presidente da República, o PS e o PSD revelaram estar de acordo que a data das eleições legislativas se realizem a 6 de outubro.
Os Verdes

Verdes preferem legislativas a 6 ou 13 de outubro

No final de uma audiência de mais de uma hora com Marcelo Rebelo de Sousa, Heloísa Apolónia revelou que o partido indicou estas duas datas ao chefe de Estado.
Estados Unidos da América

Trump: Eleições intercalares são referendo a mim

Donald Trump afirmou esta segunda-feira que as eleições de terça-feira para a Câmara dos Representantes, Senado e governadores são um referendo à sua Presidência.
Política

Costa já faz contas a ministros caso ganhe em 2019

180
Quem fica no Governo em 2019, se o PS ganhar as próximas eleições legislativas? Apenas 8 dos atuais 16 ministros terão lugar garantido, segundo uma notícia do Público.
São Tomé e Príncipe

Presidentes de São Tomé quer encontro de partidos

Miguel Trovoada e Pinto da Costa apelaram à serenidade, face à "tensão política e social reinante", e propuseram um encontro entre todos os partidos que participaram nas eleições legislativas.
São Tomé e Príncipe

Partido no poder condena protestos em São Tomé

O porta-voz da Ação Democrática Independente, partido no poder em São Tomé e Príncipe, condenou "veementemente" os protestos violentos que ocorreram esta segunda-feira na capital.
São Tomé e Príncipe

S. Tomé. Protestos por alegada recontagem de votos

A juíza são-tomense Natacha Amado Vaz, cuja intervenção na comissão eleitoral de Água Grande motivou um protesto violento em São Tomé, negou estar a recontar votos das eleições de domingo e garantiu estar a agir na legalidade.
Eleições Legislativas

S. Tomé. Oposição vence com maioria absoluta

189
MLSTP-PSD reclama vitória nas legislativas de São Tomé e Príncipe, esta segunda-feira, quando ainda não foram divulgados os resultados oficiais das legislativas autárquicas e regional do Príncipe.
Política

Para que serve este último ano de legislatura? /premium

Há um País para governar. E não vai haver nem tempo, nem dinheiro, nem capacidade para o fazer. Pode ser que a factura seja passada no foto finish. Mas será mais um ano perdido.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
CDS-PP

CDS sobe a fasquia: "Ninguém nos pára!"

537
Na rentrée do CDS, em Ermesinde, Cristas subiu a parada para as ambições do partido. Num discurso carregado de críticas ao governo e indiretas ao PSD, voltou a exigir a recondução da atual PGR
Pedro Santana Lopes

Santana: "Vim para ganhar a António Costa"

1.733
Santana Lopes fez várias críticas a Rui Rio, que acusa de aproximação a Costa. Não será candidato às europeias e não deseja ser deputado, pois prefere o Governo. Por isso, quer ganhar legislativas.
Rui Rio

Rio. Eleições serão decididas "taco a taco" com PS

327
Para o presidente do PSD, atualmente uma maioria absoluta do PS nas eleições de 2019 "é algo praticamente impossível" e estas "estão longe de estar ganhas" pelos socialistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR ouve partidos sobre legislativas só em 2019

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que tenciona ouvir os partidos políticos com assento parlamentar no começo de 2019 sobre a data das eleições legislativas desse ano, que lhe compete marcar.
Rui Rio

Rio: PSD com ambição para ganhar todas as eleições

112
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que o partido "tem condições" para ir para as eleições europeias, legislativas e autárquicas com a "ambição de ganhar".
Política

Estratégias de Costa e Rio. Descubra as diferenças

106
Os dois líderes dos maiores partidos já apresentaram as bases da estratégia para os combates eleitorais que aí vêm. Fomos olhar para as duas moções. Há mais a uni-los que a separá-los.
Congresso do CDS

Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
CDS-PP

Meireles defende ida a solo às legislativas

A vice-presidente do CDS-PP defendeu que o partido deve ir sozinho às europeias e legislativas, argumentando que "o segredo" para ganhar eleições é mostrar ser alternativa.
Guiné-Bissau

PAIGC diz que Presidente quer legislativas em 2019

O líder do PAIGC afirmou esta quarta-feira que o modo "como as coisas se passam" o levam a crer que o presidente, José Mário Vaz, "não quer eleições em 2018".
Eleições Legislativas

Sondagem. PS continua tendência de queda

3.223
Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.
Timor-Leste

Timor. Presidente reunido com Alkatiri e Xanana

O Presidente timorense está reunido esta segunda-feira com os líderes da Fretilin e do CNRT. Este é primeiro encontro entre Mari Alkatiri e Xanana Gusmão desde as legislativas de 22 de julho.
Timor-Leste

Campanha eleitoral de Timor foi "a mais tranquila"

240
A campanha eleitoral para as legislativas de Timor-Leste foi "a mais pacífica" e a "mais tranquila de sempre", avançaram as autoridades locais, que garantiram que "quase não houve incidentes".
Timor-Leste

Eleitorado timorense ligado a líderes históricos

O ex-Presidente timorense José Ramos-Horta disse que a maioria do eleitorado timorense ainda se identifica com os líderes históricos, "fator que vai ser determinante nas legislativas de 22 de julho".
Eleições Legislativas

Partido de Macron deverá garantir maioria absoluta

O partido A República em Marcha! do Presidente Emmanuel Macron e o seu aliado Movimento Democrático devem confirmar no domingo uma ampla maioria absoluta na segunda volta das legislativas.
França

Lusodescendentes rivais na mesma em França

Na corrida às eleições legislativas de 11 e 18 de junho em França, há dois rivais lusodescendentes na 9ª circunscrição do Val d'Oise, nos arredores de Paris, entre 19 candidaturas.
Eleições Legislativas

Macron com probabilidade de maioria absoluta

O presidente francês Emmanuel Macron, reúne 31% das intenções de voto nas legislativas de junho, o que representa "grandes probabilidades" de obter a maioria absoluta.
Eleições Legislativas

Rio ameaça: "Vai ser difícil" Passos ganhar

302
Com as presidenciais fora de rota, Rio marca terreno para a liderança do PSD? Essa é a pergunta que fica depois de ouvir o ex-autarca do Porto duvidar de um bom desempenho de Passos no futuro.
Governo

Angola: Portugal quebra “tabu” com van Dunem 

251
Vice-procurador-geral de Angola considera que Portugal quebrou um "tabu" com a escolha de uma mulher negra, Francisca van Dunem, para o Governo, para ocupar a pasta da Justiça.
Legislativas 2015

Nas aldeias das esquerdas. "Então, temos Governo?"

303
Nas freguesias onde CDU e Bloco tiveram maior percentagem de votos, poucos estão convencidos de que vai haver Governo à esquerda. Desconfiam do PS. Os que acreditam, querem um ministro PC no trabalho.
Legislativas 2015

PàF ganhou, governa. PS perdeu, deve colaborar

6.614
Comentários às 21h, com dois terços das freguesias apuradas, não deixam lugar a dúvidas: a vitória da coligação é tão grande que deve governar. O PS deve fazer os acordos necessários para o viabilizar
Campanha dia a dia

O que eles disseram no último dia da campanha - como aconteceu

402
Passos pediu maioria "por favor". Costa apelou aos abstencionistas. CDU quer travar maiorias absolutas. BE não quer "jogos" na segunda-feira.
15 questões eleitorais

Escolas. Temos de lhes dar mais autonomia?

195
Desde 1989 que se fala em autonomia das escolas, mas 26 anos depois os diretores dizem que a autonomia é como o Pai Natal. O Partidos prometem reforçar competências. Mas como? E o modelo dá resultado?
Espanha

Baltasar Garzon avança com alternativa ao Podemos

Jornal espanhol El Confidencial avança que o antigo juiz espanhol se aliou a alguns pesos pesados da esquerda espanhola para formar um movimento de esquerda que seja alternativa ao Podemos.
Futuro da Grécia

Debate quente na Grécia, novo empate nas sondagens

Alexis Tsipras e Evangelos Meimarakis enfrentaram-se em debate intenso. Tsipras garante que não haverá coligação com partidos conservadores, mas as sondagens dão empate. Eleições são no domingo.
Legislativas 2015

Podcast: o que esperar do debate?

Ontem vimos o primeiro debate aceso das legislativas, hoje temos o debate decisivo. David Dinis e Helena Pereira fazem apostas e explicam o contexto com que vamos seguir o duelo.
Legislativas 2015

Podcast: de táxi, entre Sócrates e Macedo

A campanha foi parada pelos táxis, num protesto que uniu partidos... improváveis. E por uma breve declaração de Sócrates. E um enorme silêncio sobre Miguel Macedo. Análise David Dinis e Helena Pereira
Legislativas 2015

Podcast: Sócrates ou a campanha, ganha quem?

Faltam 28 dias para as legislativas e apenas dois para o debate entre Passos e Costa. David Dinis e Helena Pereira analisam o dia, as incógnitas com Sócrates e o posicionamento do PS.
Eleições Legislativas

Podcast das Eleições Legislativas

A um mês das eleições legislativas, lançamos o nosso novo programa diário sobre o andamento da campanha eleitoral. De segunda a sexta, ao fim da tarde, estaremos online no SoundCloud e no iTunes.
Legislativas 2015

Eleições Legislativas 2015

Este é o primeiro podcast das Eleições Legislativas. Daqui até 4 de outubro, teremos uma nova conversa diária sobre o andamento da campanha.
Legislativas 2015

Quando Portas criticava os Oliveiras da Figueira

373
Ser Oliveira da Figueira, ou seja, um vendedor por esse mundo fora, nem sempre foi uma boa imagem para Portas. Na década de 90, significava vender o país por meia dúzia de autoestradas pagas pela CEE.
Legislativas 2015

Quatro bancos negaram crédito a Marinho e Pinto

248
Falta dinheiro ao Partido Democrático Republicano e o líder já pediu emprestado a seis bancos, mas "a crise" está a conduzi-lo a respostas negativas. Estima-se que a campanha custe 207 mil euros.
Legislativas 2015

Dezasseis forças políticas vão a votos

Dezasseis forças políticas vão a votos nas eleições legislativas de 4 de outubro, mas apenas 12 - dez partidos e duas coligações - concorrem aos 22 círculos eleitorais.
Futuro da Grécia

Divisão confirmada: Ala radical abandona Syriza

475
A Plataforma de Esquerda decidiu avançar para a formação de um novo partido. 25 deputados saem do Syriza e formam o terceiro maior bloco no Parlamento grego.
Legislativas 2015

Carlos César pede resultado inequívoco para o PS

455
Em reação aos discursos do PSD e CDS, na Festa do Pontal, Carlos César pede também um resultado inequívoco, mas para o PS. E defende que a coligação não pode inspirar a confiança dos portugueses.
Legislativas 2015

Bloco de Esquerda dá voz a "desempregados reais"

707
O Bloco de Esquerda aproveitou a polémica dos cartazes e lançou uma campanha que pretende dar voz aos "desempregados reais".
Legislativas 2015

A emigração é um problema também para as eleições

356
Em quatro anos, emigraram de forma permanente cerca de 200 mil portugueses. Mas só 20% se terá recenseado fora de Portugal. Serão menos duas centenas de milhar a votar. Logo, a abstenção vai subir.
Legislativas 2015

Setúbal ganha deputado. PS leva vantagem de dois

122
Santarém perde um deputado para Setúbal nas legislativas - o que, em 2011, daria mais um deputado ao PS e tirava um ao PSD. Nas eleições são poucos os distritos que realmente contam. Veja quais.
Eleições Legislativas

CDS subscreve Cavaco: "É preciso estabilidade"

Assunção Cristas afirmou esta quinta-feira que o CDS se revê no discurso de Cavaco Silva quando pediu "estabilidade e condições de governação" depois das eleições de 4 de outubro.
Eleições Legislativas

Desemprego. Costa responde a Passos

148
O secretário-geral do Partido Socialista acusa o primeiro-ministro por "enganar" os portugueses com os dados do desemprego. E diz que se perderam 320 mil postos de trabalho nesta legislatura.
Eleições Legislativas

Vêm aí eleições mais rápidas

PS prepara projeto de lei para reduzir prazos eleitorais de forma a acelerar tomada de posse dos Governos. CDS propôs o mesmo em 2011, mas diploma caiu com a dissolução da Assembleia.
Fact Check

Segurança Social: 2 propostas, 1 guerra de números

119
Economistas do PS e da coligação PSD/CDS fizeram contas sobre as medidas dos dois lados à Segurança Social. O Observador cruzou os dados para perceber o possível impacto nas contas. Conclusão?
Legislativas 2015

PSD/CDS. Programa em junho e poupança na campanha

Com o slogan "Portugal no caminho certo", PSD e CDS anunciaram que o programa só será apresentado depois do do PS e que vão gastar menos 40% do que na campanha de 2011.
Legislativas 2015

Empate técnico na primeira sondagem pós coligação

2.794
Sondagem da Aximage feita para Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostra PS a ser apanhado pela coligação. É a primeira após programa económico do PS e anúncio da coligação.
Privatização da TAP

Privatização em ano de eleições? TAP não é a única

120
Em 1995, com Cavaco primeiro-ministro e Catroga nas finanças, o Estado abriu o capital da PT, vendeu a Siderurgia e deu luz verde à OPA do BCP sobre o BPA. O governo seguinte continuou a privatizar.
Eleições Legislativas

PSD envia carta com 29 dúvidas ao PS

149
Ao todo são 29 as perguntas que o PSD tem a colocar ao PS sobre o programa dos economistas. Os sociais-democratas desafiam ainda os socialistas a sujeitarem o documento à avaliação da UTAO.
Eleições Legislativas

"Antecipar legislativas era mau para o país"

152
As eleições para a Assembleia da República vão ocorrer entre 14 de setembro e 14 de outubro, garantiu o Presidente da República. Portugal tem de se habituar à "normalidade democrática", diz Cavaco.
Eleições Legislativas

António Costa: "Não haverá arranjinhos" no Governo

O secretário-geral do PS afirmou, em Almada, que é preciso dizer basta à política do Governo e deixar claro que, com os socialistas, não haverá arranjinhos para prosseguir as mesmas políticas.
Pedro Passos Coelho

Passos quer país a vencer "com a força da alma"

Passos Coelho quer que Portugal olhe para o passado e que com a mesma "vontade" e "força da alma" enfrente o futuro. Primeiro-ministro já fala nos trabalhos para a próxima legislatura.
Espanha

Vêm aí as eleições e o discurso social

Os dois países vão a eleições este ano. Rajoy já prometeu dar mais atenção às políticas sociais. Por cá, Passos fala cada vez mais no Programa de Emergência Social.
Câmara Municipal Lisboa

Costa sai da câmara: "A casa está arrumada"

209
António Costa renunciou dizendo que é tempo de "encerrar um ciclo e abrir um novo, na câmara e no país". E confirmou que vai passar a receber ordenado do PS: "Não tenho outra fonte de rendimento".
Câmara Municipal Lisboa

António Costa vai receber salário do PS

206
O líder do partido vai passar a ter um ordenado pago pelo partido. Regulamento de salários para a direção do PS foram aprovadas por António José Seguro.
Israel

Netanyahu volta a vencer eleições em Israel

141
Vitória inesperada do Likud reconduz Benjamin Netanyahu no cargo. Sondagens apontavam para vitória da União Sionista ou para empate entre os dois partidos.
Eleições Legislativas

Israel. Presidente quer bloco central após empate

Sondagens à boca das urnas sugerem empate (27-27 cadeiras) ou vantagem mínima de Netanyahu (28-27), que celebrou a vitória no Twitter e já encetou negociações com Habayit Hayehudi.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)