Eleições Legislativas

PSD

Rui Rio desafia governo a assumir derrota na greve

463
Esta manhã no Palácio da Justiça, no Porto, foi altura de entregar as listas do PSD para as legislativas de outubro. Mas o momento político levou Rui Rio a tecer duras críticas ao governo.
Eleições Legislativas

Eleições. César é o mandatário nacional do PS

560
PS informou que o presidente do partido aceitou o convite de António Costa para ser mandatário nacional. Eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro.
Eleições Legislativas

Madeira: 4 partidos pedem o fim da maioria do PSD 

237
PNR e Chega pedem a redução de lugares na assembleia regional. Já o PDR nega qualquer possibilidade de coligação com o PSD, no poder há quatro décadas, e o BE acredita que pode ganhar "mais força".
Eleições Legislativas

PAN não quer maiorias absolutas

654
Para o PAN é preciso "evitar maiorias absolutas" e aponta como prioridades para a próxima legislatura "a matéria ambiental", "os direitos sociais" e "a Justiça".
Partido Democrático Republicano

Pardal Henriques candidato a deputado pelo PDR

4.528
O vice-presidente e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques, será cabeça-de-lista em Lisboa pelo partido de Marinho e Pinto, o PDR.
Partidos e Movimentos

Listas do Chega vai ter militantes do PPV/CDC

749
O partido Chega, liderado por André Ventura, irá integrar nas suas listas às eleições legislativas elementos do Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC).
Eleições

Guarda e Viseu cedem deputados a Lisboa e Porto

299
É a primeira vez na democracia portuguesa que o Porto chega às quatro dezenas de mandatos. Guarda e Viseu nunca tiveram tão poucos e isso podem ser más notícias para o PSD.
Eleições Legislativas

Professores. PSD quer devolver tempo integral 

3.501
No programa eleitoral, PSD explica que devolução pode significar a revisão da carreira docente. Partido quer ainda universalizar o acesso a creches e alterar provas de aferição e exames no ensino.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS na frente e PSD com apenas 20%

1.586
Costa renovaria o cargo de primeiro-ministro, mas sem maioria. PAN seria a quarta força política do país. PSD teria apenas 20%. Sondagem TVI mostra como seria resultado das eleições se fossem hoje.
CDS-PP

Excluídos entram na universidade a pagar, diz CDS

551
Cristas quer que os alunos que não entrarem nas universidades públicas devido ao numerus clausus possam ingressar em vagas adicionais, pagando propinas ao preço do mercado.
PSD

Miguel Pinto Luz: "Veto não me irá fazer recuar"

281
Miguel Pinto Luz afirma que esteve disponível para servir o país no parlamento através do PSD, confessando que muito o “honrou o convite da distrital de Lisboa para ser o primeiro nome indicado”.
PSD

PSD. Os preparativos para (mais) uma noite longa /premium

322
Porto, pró-Rio, em alvoroço. Lisboa com muitas incógnitas, incluindo Rodrigo Gonçalves. Votação é de braço no ar e promete discussão acesa. Programa está "pronto" e contém reforma do sistema eleitoral
PSD

Rio promete baixar impostos consoante Orçamento

414
Caso vença as legislativas, a sua principal medida de Rui Rio será baixar os impostos consoante o que o Orçamento permitir. "Há um momento em que a subida de impostos tem de parar", disse na Madeira.
PSD

Rio vai excluir dois terços dos deputados do PSD

409
Apenas 16 deputados têm lugar garantido nas listas do PSD às próximas eleições e há ainda 14 dúvidas. A grande maioria não vai renovar mandato.
Eleições Legislativas

Tino de Rans não quer política feita "às escuras"

1.062
O cabeça de lista do R.I.R. pelo Porto às eleições legislativas disse que se for eleito será a "voz do povo" para combater a corrupção e aqueles políticos que fazem "política às escuras".
Eleições Legislativas

Miguel Pinto Luz fora da lista do PSD

Miguel Pinto Luz “era o primeiro nome” indicado pelo PSD/Lisboa. No entanto, esta quinta-feira, Rio disse que o vice-presidente da Câmara de Cascais “não seria uma prioridade”.
PS

PS pronto e com a fasquia resvés maioria

517
Costa apresentou os candidatos do topo dos 22 círculos eleitorais. Só um esteve ausente, Santos Silva -- precisamente aquele que mostra que a fasquia está alta para o PS, ao nível da quase-maioria.
PS

PS. Secretariado da Federação da Guarda demite-se

Os 15 elementos demitem-se por acharem que não estavam reunidas as condições para continuar o trabalho que pretendiam. Queriam ser ouvidos durante a elaboração da lista de candidatos do partido.
PS

PS candidata quase metade do atual Governo

175
Comissão Política Nacional do PS aprovou por 88% as listas às legislativas. Costa saudou o cumprimento de 40% da quota de género. Diz que renovou face a 2015, mas há 45% de candidatos bem conhecidos.
PS

Santos Silva é cabeça de lista por Fora da Europa

Líder socialista vai fazer avançar uma carta de peso por um círculo menos óbvio, apontando o MNE Santos Silva a cabeça de lista por um círculo onde o PS não elege desde 1999.
PS

Capoulas Santos em Évora e Jamila Madeira em Faro

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e a coordenadora da bancada do PS para a área da saúde, Jamila Madeira, vão encabeçar respetivamente as listas de candidatos a Évora e Faro.
Eleições Legislativas

Centro de cibersegurança fará ações com partidos

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) planeia estabelecer, como já fez no passado, uma sala de situação e acompanhamento para o dia das legislativas.
PS

"Artífice das cativações" já só fala em investir

Não, não é Mário Centeno. Aliás, foi o próprio ministro que apelidou assim o seu secretário de Estado do Orçamento, em tom de orgulho. João Leão falou a seguir para tentar fugir à alcunha.
PS

PS. Vieira da Silva não se vai recandidatar

1.540
Em entrevista ao Expresso, o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social diz que chegou a altura de dar o lugar a novos deputados. Garante que a decisão nada teve a ver com a filha.
PS

Marta Temido vai ser cabeça de lista por Coimbra

993
A ministra da Saúde vai encabeçar a lista socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas eleições legislativas, disse à agência Lusa a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.
CDS-PP

CDS quer travessia do Tejo aberta a privados 

500
É a sétima medida do programa eleitoral do CDS: abrir travessia do Tejo aos privados, em que os passes sociais podem vigorar, admitindo empresas de táxis fluviais.
Bloco de Esquerda

BE vai apresentar proposta relativa à eutanásia 

221
O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar na próxima legislatura "uma proposta de despenalização da morte assistida nos mesmos termos da que apresentou em 2018”.
PS

Listas do PS. Pedro Nuno número um por Aveiro

113
Ministro das Infraestruturas volta a ser indicado por António Costa para liderar a lista de candidatos a deputado por Aveiro. Raúl Castro é número um em Leiria e João Azevedo (Mangualde) em Viseu.
PCP

Creches para todos e despenalização de reformas

Numa hora o PCP apresentou sete compromissos para as legislativas de outubro. Quer que a ACT possa fazer de vínculos precários contratos efetivos e garantir creches às crianças até aos três anos.
Eleições Legislativas

Iniciativa Liberal quer pelo menos um deputado

709
Em entrevista à Rádio Observador, o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal por Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, assume objetivos do partido e defende necessidade de mais políticas liberais no país.
PCP

PCP quer taxar depósitos acima de 100 mil euros

490
O PCP propõe baixar a taxa do IVA de 23% para 21% e cobrar um imposto de 0,5% aos depósitos bancários acima de 100 mil euros, estendendo esta medida fiscal a todo o património mobiliário.
Rui Rio

Rio quer acabar com rendas fixas nas renováveis

É uma das 11 medidas propostas pelo PSD para reduzir as emissões de CO2 e promover as renováveis: acabar com as rendas excessivas e promover renováveis sem custos para o consumidor.
CDS-PP

CDS quer reduzir IRS para todos os escalões

964
É mais uma proposta do CDS para as legislativas: reduzir em 15% a taxa efetiva média de IRS nos próximos quatro anos, o que significa uma redução em todos os escalões. Medida custa 3,2 mil milhões.
Programa Eleitoral do PS

PS quer incentivar teletrabalho 

448
Os socialistas querem incentivar a deslocalização de trabalho de empresas dos grandes centros para o interior do país. Quanto ao tipo de incentivos, ainda está por definir.
CDS-PP

CDS quer dívidas do Estado abatidas em impostos

595
"Se o Estado nos deve dinheiro, essa dívida deve servir para pagar impostos". É este o mote da quinta medida do programa do CDS. Ideia é criar mecanismo de acerto de contas entre Estado e empresas.
Eleições Legislativas

Livre dá prioridade a alterações climáticas

162
Partido Livre aprovou em congresso os temas prioritários para o combate eleitoral das legislativas de outubro. Carlos Teixeira diz que partido considera a "ecologia numa perspetiva de justiça social".
PS

Legislativas. PS Braga indica Joaquim Barreto

Joaquim Barreto é o primeiro nome proposto pela distrital. A lista aprovada esta noite tem ainda que ser aprovada na Comissão Nacional do PS.
Eleições Legislativas

Rio revela mais caras novas para as legislativas

205
O presidente do PSD escolheu mais quatro caras novas para cabeças-de-lista nas legislativas de outubro para os círculos eleitorais de Beja, Castelo Branco, Setúbal e Santarém.
Eleições Legislativas

Costa repete estratégia de 2015 com cenário macro

127
Socialista volta a apresentar previsões e cálculos de medidas que apresentará a aleições, como fez em 2015 com o trabalho de uma equipa que produziu seis governantes -- Centeno foi um deles.
Eleições Legislativas

PS com apoios públicos para aumentar empregados

197
Socialistas querem desempregados de longa duração ou jovens nem-nem inseridos em mercado de trabalho social. E prevê "brigadas de intervenção" junto de empresas em risco de fechar.
Eleições Legislativas

PS quer reforma parcial e prémio para mais filhos

O projeto de programa eleitoral do PS dedicado à demografia tem várias medidas para a promoção da natalidade mas também do envelhecimento ativo.
PSD

Rui Rio promete reduzir impostos

543
Rio apresentou o cenário macroeconómico do PSD para a próxima legislatura, onde prevê uma redução da carga fiscal na ordem dos 3,7 mil milhões de euros. IRS e IRC na mira (mas detalhe só sexta-feira).
PSD

Hugo Carvalho quer "menos conservadorismo" no PSD

620
Tem 28 anos, é a escolha de Rio para o Porto, e diz que não se vai limitar a representar os jovens. Em entrevista à Rádio Observador, Hugo Carvalho disse acreditar que pode influenciar programa do PSD
Eleições Legislativas

Chega. GNR condenado número um em lista do Porto

4.633
O Chega vai para as eleições legislativas com André Ventura a liderar as listas em Lisboa e com Hugo Ernano, GNR condenado por ter matado jovem cigano em perseguição, como número um no Porto.
Eleições Legislativas

PSD/Braga quer Hugo Soares na lista de candidatos 

191
Hugo Soares, que foi um dos principais rostos da oposição ao presidente do PSD, será a "primeira indicação" para a lista final de candidatos a deputados do PSD/Braga.
PSD

"Caso PSD perca legislativas haverá eleições"

"Será inevitável que o PSD procure um novo caminho, novos protagonistas e se possa assumir como alternativa ao Partido Socialista", disse o antigo secretário-geral do PSD.
PS

PS quer "maioria absolutamente inequívoca"

610
Socialistas querem ir a votos com listas "tendencialmente paritárias" e em que seja considerada lealdade com a direção no mandato que agora termina. Ana Catarina Mendes reconheceu mérito a parceiros.
Eleições Legislativas

PSD: Candidata a deputada não sabia que o era

1.168
Polémica no caso da candidata que não sabia que o era. José Eduardo Martins lamenta "caminho para a irrelevância do PSD Lisboa". Em Santarém, Duarte Marques ficou fora das listas.
PS

PS. Daniel Adrião sai à rua para exigir primárias

O grupo de Daniel Adrião também enviou uma carta aberta ao secretário-geral do PS, António Costa, subscrita por 117 militantes. Ação realiza-se a partir das 17h30 no Largo do Carmo.
PSD

Indicação de críticos para a AR pressiona Rio

340
Hugo Soares, Maria Luís Albuquerque, Pinto Luz ou Matos Rosa foram indicados pelas concelhias para as listas de deputados. Apoiantes de Rio dizem que é jogada para passarem por "mártires"
PSD

Demitiu-se o líder da concelhia de Lisboa

404
Escolha dos deputados agita clima de guerra em Lisboa. Líder da concelhia demitiu-se durante reunião daquela estrutura do partido. Luta pelo poder na distrital já tem data marcada: 9 de novembro.
CDS-PP

"Isto é o que eu sou". A vida da otimista Cristas

273
Cristas apresentou o livro "Confiança" sem Portas, mas com Passos e Maria Luís. Chorou ao falar dos pais e da sua história. Lembrou que é professora e a política a resposta a um "desassossego".
Aliança

Aliança admite coligação com Nós, Cidadãos!

798
Senado do partido Aliança aprovou cabeças de lista às legislativas e deu mandato à direção para negociar coligação pré-eleitoral com Nós, Cidadãos!. Santana vai encabeçar círculo eleitoral de Lisboa.
Política

Podemos falar de coisas sérias?

327
Outubro já não está assim tão distante, e o governo sabe isso. Mas o assunto da maior carga fiscal de sempre? E o da corrupção? E o de sermos um dos países com um dos piores crescimentos da zona euro?
António Costa

Costa: Combate às desigualdades não pode terminar

763
António Costa abre a primeira de quatro convenções temáticas do PS a recordar que "um dos desafios centrais tem a ver com a transição para a sociedade digital".
Bloco de Esquerda

BE divulga cabeças de lista às legislativas

Moisés Ferreira e Joana Mortágua repetem candidatura como cabeças de lista em Aveiro e Setúbal. Em Braga, o cabeça de lista de 2015 Pedro Soares dá lugar a José Maria Cardoso.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau recebe partidos 

Passados três meses desde as eleições legislativas, o Presidente da Guiné-Bissau vai receber os partidos políticos com assento parlamentar. Audiências vão decorrer entre as 10h e as 12h locais.
CDS-PP

CDS lança proposta para evitar abusos do fisco

274
É a segunda proposta do CDS para as legislativas: depois da Saúde, o fisco. Em tempos "partido do contribuinte", o CDS quer alterar lei para proibir penhoras enquanto decorrerem prazos de reclamação.
PCP

As 5 apostas do PCP para as legislativas

252
O PCP demarca-se das opções do PS e destaca a necessidade de combater a corrupção "a nível global”. O programa eleitoral só será revelado em julho, mas os comunistas já têm as linhas gerais.
Eleições Legislativas

CDU avança com Jerónimo de Sousa nas legislativas

Nas legislativas de outubro o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai liderar a lista da CDU e a a deputada Rita Rato será cabeça de lista pelo círculo eleitoral da Europa.
PSD

"O resultado de Costa também é poucochinho"

321
Miguel Pinto Luz, um dos homens fortes do PSD e vice-presidente da Câmara de Cascais, assumiu a surpresa na "derrota do seu partido" nas europeias, mas acredita numa vitória de Rui Rio em outubro.
Eleições Legislativas

Sondagem. PS atinge 40% com vantagem de 18 pontos

523
Estudo realizado ainda antes das Europeias coloca socialistas na casa dos 40%. Bloco de Esquerda consolida terceiro lugar.
CDS-PP

O que Cristas vai mudar na estratégia do CDS

2.032
Cristas percebeu "sinal": eleitores não querem carga ideológica da direita conservadora, preferem soluções concretas. Depois da derrota, ordem é começar já a apresentar propostas. Partido reúne quinta

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)