Os maquinistas e inspetores do Metropolitano de Lisboa vão enviar um ofício ao conselho de administração da empresa com as reivindicações dos trabalhadores, não descartando novas formas de luta, como a greve, caso as suas pretensões não sejam atendidas.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Machado, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), explicou que no plenário desta sexta-feira em que participaram “maquinistas e suas chefias – encarregados de tração e inspetores de tração” foi decidido enviar um ofício à administração do Metropolitano com um prazo de resposta.

“O ofício irá elencar os problemas que os trabalhadores apontaram no plenário. Vamos dar um prazo de oito dias à empresa para que dê resposta e aponte a resolução do problema”, disse, adiantando que os trabalhadores podem decidir por “um processo de luta”, no qual, embora “não esteja no imediato apontada como solução, o recurso à greve não está descartado”.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores querem ver a resolução de “muitos dos seus problemas” que, no fundo, de acordo com o responsável, passa por “quererem o respeito por todos os acordos e protocolos firmados com a empresa, neste caso com o diretor da área operacional de tração, que continua a não cumprir e o conselho de administração tem sido inoperante para resolver a questão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Paulo Machado, há cerca de 300 pessoas no universo de trabalhadores maquinistas, encarregados e inspetores de tração.

Os maquinistas e inspetores do metro reuniram-se em plenário entre as 13h15 e as 16h15, tendo o Metropolitano de Lisboa alertado na sexta-feira que o normal funcionamento do serviço poderia ser afetado entre as 12h45 e as 16h45.

Pelas 15h00, segundo a informação no site do Metropolitano de Lisboa, a circulação nas quatro linhas encontrava-se “condicionada”, com o aviso da existência de “perturbações na circulação”.

“O tempo de espera pode ser superior ao normal. Agradecemos a sua compreensão”, podia ler-se no aviso que aparecia para as linhas Azul, Amarela, Verde e Vermelha.

O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato – Odivelas), Verde (Telheiras – Cais do Sodré), Azul (Reboleira – Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto – São Sebastião), das 06h30 às 01h00 todos os dias.