É uma das missões dos órgãos de comunicação social: garantir que os leitores, ouvintes e espectadores estão bem informados, para que as suas decisões possam ser tomadas em consciência e na posse de todos os factos. Neste sentido, e com as eleições legislativas de 30 de janeiro à porta, o Observador preparou algumas iniciativas dirigidas a uma franja essencial da sociedade: os jovens.

Assim, hoje às 17h00 transmitimos a conferência “O meu Primeiro Voto: os Jovens e a Política em Portugal”, que contará com a presença de Jorge Fernandes, cientista político, investigador do Instituto de Ciências Sociais, autor do livro O Parlamento Português [ed FFMS, 2015] e coordenador científico do Votómetro, Maria José Brites, especialista em literacia para os media e investigadora do CICANT, Pedro Raínho, editor-adjunto de Sociedade e coordenador de Fact Checks do Observador e Joana Fernandes, estudante de 18 anos e eleitora pela primeira vez. A moderação estará a cargo do jornalista Paulo Farinha.

Qual é a magnitude da participação eleitoral e cívica dos jovens? Quais os principais perfis juvenis? Qual é a responsabilidade dos órgãos de comunicação social na inclusão de vozes mais jovens? Como podem os partidos e os movimentos políticos envolvê-los mais na agenda política? Será que os jovens sentem que as suas preocupações estão refletidas no discurso político? Como combater a desinformação e as notícias falsificadas? E quem é mais permeável a elas: os mais novos ou os mais velhos? Estas são algumas das questões que estarão em análise.

Este artigo faz parte de uma série sobre eleições, cultura democrática e participação dos jovens na política. A iniciativa é uma parceria entre o Observador e Ben & Jerry’s.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR