787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O som que tirou o sono a Apichatpong Weerasethakul

Este artigo tem mais de 2 anos

No passado, o realizador tailandês colocou espíritos à mesa connosco. Em “Memória” parte de um som para falar do que podemos ouvir no silêncio das coisas, com a sensibilidade rara de Tilda Swinton.

“Memória” é um filme que se vai transformando: ao mesmo tempo que os desejos puros de uma narrativa terminam, a experiência começa
i

“Memória” é um filme que se vai transformando: ao mesmo tempo que os desejos puros de uma narrativa terminam, a experiência começa

“Memória” é um filme que se vai transformando: ao mesmo tempo que os desejos puros de uma narrativa terminam, a experiência começa

Num dos primeiros papéis de Tilda Swinton, no filme “Friendship’s Death” (1987), de Peter Wollen, a atriz interpreta um androide que vem de outro planeta numa missão de paz. O plano era aterrar no MIT e convencer uma série de especialistas da sua existência e de como isso poderia ser bom para a Terra. Mas, por erro, cai na Palestina, nos anos 1970, num clima de guerra, onde conhece um jornalista inglês (Bill Paterson) com quem inicia uma série de conversas profundas e existenciais. De certa forma, Friendship – a personagem de Swinton – está bem presente naquela que agora interpreta em “Memória”, o mais recente filme de Apichatpong Weerasethakul, filme que venceu o Prémio do Júri na edição 2021 do Festival de Cannes.

Tal como no filme de Wollen, Swinton aparece em “Memória” à procura de algo e é também uma estranha numa terra que não é a dela. É Jessica, uma inglesa que vive em Medellin, na Colômbia, e que está de passagem por Bogotá para visitar a irmã doente. Há uma curiosidade inerente a Jessica, misturada com um desconforto em perceber o que a rodeia. É uma personagem firme, com uma fragilidade à flor da pele que é trabalhada a partir de um som. Um som que domina o filme.

Eis o ponto de partida para “Memória”: um som. Este é o primeiro filme do realizador tailandês fora do seu país, depois de “Cemitério do Esplendor” (2015) ter sido censurado por lá, o que levou à decisão de Weerasethakul de ir à procura de outros mundos. A Colômbia é, para o cineasta, tal como para a personagem do filme, um local estranho. E, tal como ela, toma-o como seu. A presença de um som durante o sono, em 2016, levou Weerasethakul a criar uma obra à procura desse mesmo som. Curiosidade: o próprio já revelou em entrevistas que deixou de ouvir esse som durante a rodagem de “Memória”.

[o trailer de “Memória”:]

Este som é uma síndroma estudado. Tem o assustador nome em inglês de “Exploding Head Syndrome”. No filme, é representado por uma batida metálica, forte, estranhamente seca, que se faz ouvir logo no arranque do filme. Tilda Swinton não sabe de onde vem, nem o que é, nem o que o está a causar, e resolve ir à sua procura. Tal como foi à procura do realizador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O desejo de trabalhar com ele é antigo. Bem expresso na belíssima carta que escreveu ao filho em 2006, onde menciona o que sentiu quando viu “Febre Tropical”, o filme de 2004 que, na altura, constou em muitas listas de melhores do ano e apresentou Weerasethakul, e a sua forma de misturar passado, presente e futuro, memória com a ficção e o real com o imaterial, a um mundo que não aprenderia a dizer o seu nome, mas aprenderia a ver os seus filmes. No passado já tinham tentado colaborar, mas para o realizador só agora, fora do seu país, fazia real sentido dar um filme a Swinton.

Dá-lhe um filme e ela vai à procura de um som. E é aqui que “Memória” se transforma, onde os desejos puros de uma narrativa terminam e a experiência começa. Tal como noutros filmes do realizador, há uma recusa em explicar. O espectador tem de aceitar o que acontece e, a ele, é-lhe também exigido atenção e paciência. Nesta comunhão existe a calma – a paz – para se viver a experiência de um filme de Weerasethakul. O som não é mais do que um instrumento para levar Tilda – e o espectador – a locais inesperados. Seja ele um estúdio de gravação e a procura da replicação desse som, a tentativa de explicar – e encontrar uma cura – junto de um médico ou o encontro com um pescador e a sua perceção de memória.

O desconhecido – e sobretudo o desconhecido de Apichatpong Weerasethakul – é um local fascinante. E “Memória” é um ótimo sítio para se viver. Por duas horas, numa sala de cinema

A experiência é, como em quase todas as obras do realizador, uma viagem ao desconhecido. Não será estranho para quem viu “O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores”, o maravilhoso filme de 2010 que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes, onde espíritos se sentam à mesa com os humanos – e connosco –, ou “Síndromas e Um Século”, quando o sistema de ventilação de um hospital parece puxar o espectador para dentro do filme – e dele nunca mais sair – ou até mesmo daquela sensação de que a doença misteriosa de “Cemitério do Esplendor” pode muito bem ser a nossa cura. “Memória” torna um som misterioso numa forma de nos reconectarmos com o mundo que não vemos, com as experiências que não são nossas.

Quando Tilda Swinton percebe – e isto não é um spoiler, não se preocupe – que a sua experiência vivida pode ser muito mais do que as próprias memórias, o espectador vivencia um dos momentos mais mágicos do cinema em anos. Há qualquer coisa que Apichatpong Weerasethakul nos quer dizer e que não pode ser explicado, só vivido a ver os seus filmes. De preferência no cinema, que é onde este filme habita: nos Estados Unidos, a distribuidora promete que “Memória” andará em digressão, de cidade em cidade, durante o tempo que for necessário, e que nunca chegará às plataformas de streaming; por cá não sabemos se terá vida depois das salas.

A procura de Swinton pela cura e pela origem do som que ouve não é muito diferente do desejo de contacto do seu androide Friendship. Ambas descobrem algo no mundo, nas relações humanas e suas experiências, que não podem ver, mas sentir. Que não vale a pena perceber, é melhor experienciar. O desconhecido — e sobretudo o desconhecido de Apichatpong Weerasethakul — é um local fascinante. E “Memória” é um ótimo sítio para se viver. Por duas horas, numa sala de cinema.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora