789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fundação Gulbenkian adquire pinturas "O Anjo" e "O Banho Turco" de Paula Rego e é a instituição privada com a maior coleção da artista

Este artigo tem mais de 2 anos

"É uma grande felicidade para mim saber que dois dos meus quadros mais importantes vão viver na Gulbenkian", disse a pintora portuguesa.

A obra "O Anjo" de Paula Rêgo, faz agora parte da coleção da Fundação Gulbenkian
i

A obra "O Anjo" de Paula Rêgo, faz agora parte da coleção da Fundação Gulbenkian

A obra "O Anjo" de Paula Rêgo, faz agora parte da coleção da Fundação Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou esta sexta-feira que adquiriu as pinturas “O Anjo”, de 1998, e “O Banho Turco”, de 1960, de Paula Rego, para a coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), em Lisboa.

Estas obras “complementam de forma muito singular” o acervo de Paula Rego na coleção do CAM – constituído por 35 obras, entre pintura, desenho e gravura – pelo “potencial expositivo e mediático que comportam”, de acordo com um comunicado divulgado pela Gulbenkian.

“Com esta incorporação, a Fundação Calouste Gulbenkian consolida a sua posição internacional como a instituição privada com o maior e mais significativo acervo da artista, reforçando a ligação histórica e os profundos laços profissionais e afetivos” que ligam a artista à instituição, desde que foi bolseira Gulbenkian nos anos 1960.

A fundação sublinha ainda que “a icónica pintura “O Anjo” reveste-se de uma enorme importância no contexto da produção artística de Paula Rego, sintetizando todo o seu programa artístico”, apontando que “a própria pintora confessou tratar-se do trabalho que gostaria de levar para a sua última viagem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fundação sublinha que "a icónica pintura "O Anjo" reveste-se de uma enorme importância no contexto da produção artística de Paula Rego

“Não sendo explicitamente um autorretrato, esta obra é uma imagem forte e irradiante que se identifica com o sentido interventivo do trabalho da artista: entre a espada e a esponja, a proteção e a vingança, o castigo e o perdão”, sustenta a Gulbenkian, citando a curadora Helena de Freitas, que foi diretora da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, que acolhe um importante acervo de obras da autora.

A Fundação Gulbenkian adquiriu também, para a Coleção do CAM, “O Banho Turco”, da década de 1960, em cujo verso figura um retrato de nu de Paula Rego, realizado por Victor Willing (1928-1988), seu marido.

Nesta obra, a artista, “logo no início da sua carreira e numa notável antecipação, faz uma ligação subtil, muito pessoal, mas assertiva, a um dos temas que hoje agita o mundo das artes, em Portugal e no mundo, como o feminismo e a representação da mulher”, sublinhou a fundação.

A Gulbenkian cita ainda, no comunicado, a pintora Paula Rego, depois da confirmação da aquisição das obras: “É uma grande felicidade para mim saber que dois dos meus quadros mais importantes vão viver na Gulbenkian.  A Gulbenkian apoiou-me quando eu mais necessitava de apoio. Eu sei que vão tomar conta do meu anjo e espero que lhes traga a sorte e o conforto que merecem”, acrescentou.

A Fundação Gulbenkian adquiriu também, para a Coleção do CAM, "O Banho Turco", da década de 1960, em cujo verso figura um retrato de nu de Paula Rego, realizado por Victor Willing (1928-1988), seu marido

Nascida em Lisboa, Paula Rego, que completou 87 anos na quarta-feira, começou a desenhar ainda em criança, e partiu para a capital britânica com 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art, onde viria a fixar residência e a distinguir-se pela singularidade da obra, inspirada na literatura, e marcada, ao longo das décadas, pela defesa dos direitos das mulheres.

Em Londres conheceu o marido, o artista inglês Victor Willing, que morreu em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias. Nas últimas décadas, a pintora tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e também sociais, como o aborto e a mutilação genital, entre outros do universo feminino.

Em 2004, foi elevada a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e, em 2010, foi nomeada Dame Commander of The Order of the British Empire pela Coroa Britânica, pela sua contribuição para as artes. Em 2016 recebeu a medalha de honra da cidade de Lisboa. Em 2019, a pintora foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura. A obra de Paula Rego está representada em várias das mais importantes coleções públicas e privadas em todo o mundo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora