458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Viktor Orbán

Republicanos

Um circo de horrores, agora em versão europeia

Forma-se um círculo vicioso, de extremistas dos dois lados do Atlântico, que aprendem uns com os outros e podem testar as soluções que resultam num lado e no outro.
E o vencedor é...

Os alunos estão a passar de ano com que mérito?

Alunos sem saber distinguir verbos e palavras no plural. Descemos o nível de exigência só para não chumbar crianças? Um processo de descentralização "feito com os pés" e o murro na mesa de Rui Moreira
Hungria

Orbán assume novo mandato e critica UE

Com críticas a União Europeia e reafirmação da oposição aos embargos ao petróleo russo, Viktor Orbán assume o quarto mandato como primeiro-ministro da Hungria.
Hungria

Orbán aceita formar quarto governo consecutivo

O grupo parlamentar do partido do governo, Fidesz, será composto por 135 deputados, garantindo assim o quarto mandato consecutivo de Orbán com maioria absoluta desde 2010.
Noticiário

13h. Ribau Esteves fora da corrida a líder do PSD

O atual autarca de Aveiro afirma que não conseguiu montar uma estrutura de campanha com capacidade para ganhar. Ainda, Putin deu os parabéns a Viktor Órban pela vitória nas eleições da Hungria.
Noticiário

7h. Mundo reage com choque às imagens de Bucha

Centenas de cadáveres foram encontrados nas ruas desta cidade e enterrados em valas comuns. Líderes internacionais reagem com choque. Ainda, Viktor Orbán reeleito para um quarto mandato na Hungria.
Hungria

"Dizem que o Orbán rouba, mas não me roubou a mim"

Viktor Orbán cresceu em Félcsut e agora investe na aldeia, gerida pelo melhor amigo, com dinheiros públicos. Os eleitores admitem que pode haver corrupção — mas gostam do PM húngaro à mesma.
Hungria

O conservador que uniu toda a oposição húngara

Pela primeira vez em 12 anos, a Hungria vai a eleições sem uma vitória garantida do Fidesz de Orbán. Péter Márki-Zay é conservador e católico, mas agrada até à esquerda: "É uma cara nova." Chegará?
Hungria

Hungria. Orbán quer Trump como trunfo na campanha

Orbán quer convidar Trump para que este vá a Budapeste e utilizá-lo como um trunfo nas eleições marcadas para abril, uma vez que ex-Presidente é visto como "ícone" por certos setores da população.
Hungria

Orbán. Bloqueio do PRR é "sabotagem brutal" da UE

Líder do executivo húngaro considera que "todo o processo, do ponto de vista da unidade e do futuro da Europa, é uma sabotagem das mais brutais".
Relações Internacionais

Macron e Órban afirmam ser parceiros leais

Macron destacou a necessidade de diálogo e compromissos sobre questões como a liberdade de imprensa, direitos fundamentais e Estado de direito. 
União Europeia

Orbán acusa UE de querer interferir nas eleições 

"Eles querem interferir, porque nos próximos quatro anos querem impor as suas intenções em matéria de imigração, preços de energia ou de como criar os nossos filhos", acusou Orbán.
Hungria

Húngria: Polónia é vítima de "caça às bruxas" 

"O facto é muito claro: a primazia da lei da UE não está contemplada nos tratados", disse Órban. A UE "muda os tratados sem ter autoridade legitima para o fazer. Por isso, os polacos têm razão".
Ciberespionagem

Hungria recusa revelar se usou Pegasus

De um lado a Arábia Saudita a assegurar que não utilizou o software para "fins reprováveis". Do outro, a Hungria sem confirmar nem reprovar acusações de espionagem. Facto é que ambos utilizam Pegasus
Papa Francisco

Papa Francisco visita Viktor Orbán em setembro 

Segundo o programa da visita divulgado pela Santa Sé, o encontro de meia hora entre o pontífice e o político húngaro ultranacionalista está agendado para 12 de setembro na capital húngara, Budapeste.
Direitos LGBTQ

Viktor Orbán vai referendar lei anti-LGBT

Orbán pediu aos húngaros que respondessem "não" a todas as perguntas do referendo, com destaque para o debate da sexualidade nas escolas ou a apresentação de conteúdos mediáticos sexuais a menores
Comissão Europeia

Timmermans apela a mudança política na Hungria

O vice-presidente da Comissão Europeia criticou o primeiro-ministro Viktor Orbán por ignorar "valores fundamentais" europeus e apelou a mudanças políticas em Budapeste.
Viktor Orbán

A República de Budapeste

Vários partidos da oposição, da direita conservadora à esquerda socialista, decidiram formar uma coligação única. Seria como ter André Ventura e Mariana Mortágua na mesma coligação. Alguém imagina?
União Europeia

Orban reitera que vai vetar orçamento europeu

O primeiro-ministro da Hungria considera inaceitável que o orçamento europeu e o fundo de reconstrução fiquem condicionados ao cumprimento do Estado de Direito.
Política

António, no varão 

Independentemente da banda sonora em reprodução, Costa dança o que houver, com quem estiver, para quem tiver de ser. Pelo caminho, quanto mais notas e gorjetas angariar, melhor.
Democracia

As noites de Budapeste são noites de "roll over"

AC deixou subentendido que este não é o momento de dar lições de democracia, porque há valores mais importantes em jogo. Nomeadamente, uma necessidade muito grande de aceder a fundos europeus.
Conselho Europeu

Que história conta a foto da reunião Costa/Orbán

Um ex-conselheiro que se mantém conselheiro de Costa e um português que é conselheiro principal de Orbán. A história da reunião de Budapeste contada através de uma imagem.
Conselho Europeu

Orbán. Governo e Costa com posições diferentes

Costa quer separar águas e não fazer depender atribuição de fundos da conduta democrática dos Estados membros. Mas na reunião que preparou o Conselho, Portugal defendeu existência dessa condição.
António Costa

Costa responde a críticas após visita a Orbán

António Costa escreveu um artigo de opinião no Público a responder diretamente a Rui Tavares e a justificar a sua visita a Viktor Orbán. Garante que quer assegurar o acordo para a recuperação da UE.
António Costa

Os princípios por um punhado de euros

A cedência de Costa a Orbán é uma vergonha. Quem se deixar comandar pelo realpolitik, seja o motivo dinheiro ou conveniências partidárias, acabará a sacrificar o que de mais valioso há na política.
Viktor Orbán

Orbán ameaça condicionar acordo para fundos da UE

O primeiro-ministro húngaro apoia a proposta europeia de um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros, mas insiste que a discussão sobre o Estado de Direito pode impossibilitar o acordo.
café europa

Duelo ao meio-dia: Merkel contra Orbán

Angela Merkel é conhecida pelo seu pragmatismo e acusada de falta de visão. Mas no seu discurso ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, adotou um tom guerreiro pela democracia liberal na Europa.
Hungria

Fidesz suspenso do Partido Popular Europeu

O partido de Orbán, que lidera a Hungria desde 2010 sob várias críticas de Bruxelas, foi suspenso do Partido Popular Europeu. Para voltar a ter plenos direitos, tem de cumprir quatro requisitos.
Viktor Orbán

Viktor Orbán quer travar "o declínio da Europa"

"Queremos um novo começo para travar o declínio da Europa e para pôr fim ao pesadelo 'Estados Unidos da Europa', para que a Europa seja de novo dos europeus", disse o primeiro-ministro húngaro.
Justiça

Para que serve Neto de Moura?

O aproveitamento do caso do juiz Neto de Moura por Rui Rio prova como a nossa oligarquia não descansará enquanto não tiver o poder judicial sob controle. É o que julga faltar-lhe para reinar em paz.
Atualidade

Húngaros gritam "não" a mais 400 horas de trabalho

Novas medidas do governo de Viktor Orbán estão a enfurecer a Hungria. Milhares estão nas ruas para dizer "Não!" a três anos de espera pelo salário e ao novo teto máximo de 400 horas extra de trabalho
Entrevista

Stubb, o triatleta que quer apertar com Orbán

O ex-primeiro-ministro finlandês é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Como triatleta, considera que ainda está na fase da natação, mas quer ganhar a corrida ao sprint.
Entrevista

Weber quer ser um presidente dos afetos na Europa

Seis pontos-chave da entrevista a Manfred Weber. O potencial candidato à presidência da Comissão Europeia quer Rio e Merkel a falar a uma só voz, critica governo de Costa mas diz respeitar Centeno.
Hungria

PPE dividido na condenação de Viktor Orbán 

Na véspera de uma votação inédita, o polémico primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán enfrentou os eurodeputados com estratégia de vitimização: "Não vão condenar um governo, vão condenar um país"
Conversas à Quinta

Compreender a Hungria para compreender Órban

O sentimento nacional que Viktor Órban explorou nas eleições húngaras tem raízes na singularidade do povo magiar e numa memória histórica algo traumática. A UE fará mal se ignorar estas circunstâncias
Hungria

JSD critica Órban por lei contra Soros

JSD critica partido de Viktor Orbán, da mesma família política do PSD, dizendo que o Governo húngaro está a violar a carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. E promete que não se vai calar.
Hungria

Viktor Órban aprova lei anti-Soros

Primeiro-ministro húngaro aprova lei que vai forçar a universidade do seu inimigo George Soros a fechar portas no país. Para não encerrar, Soros teria de abrir universidade nos EUA.
Europa

Quem é que, afinal, não é populista?

A polarização, a demagogia, e a irresponsabilidade atribuídas ao "populismo" não são, como agora nos querem fazer crer, exteriores ao actuais sistemas políticos. São parte desses sistemas.
Crise dos Refugiados

O plano secreto da Alemanha segundo a Hungria

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, denunciou um alegado "acordo secreto" entre a Alemanha e a Turquia para recolocar até 500 mil refugiados à margem do oficialmente acordado.
Crise dos Refugiados

Hungria: "Europa não vai carregar o fardo sozinha"

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, manifestou hoje num encontro das Nações Unidas a sua preocupação com uma possível "desestabilização" da Europa, causada pela crise dos refugiados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.