Uma explosão num edifício de apartamentos em São Mamede, no concelho da Batalha, provocou este sábado dois feridos e 20 desalojados, disse à Lusa fonte policial.

A explosão ocorreu pouco depois das 20h00 deste sábado e ter-se-á devido a uma fuga de gás, disse a mesma fonte, precisando que um dos feridos ficou em estado grave.

Os habitantes do prédio estão a ser realojados pela Proteção Civil da Batalha, no distrito de Leiria.

De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estão no local nove operacionais, com três viaturas.

Já na manhã de domingo o Presidente Câmara Municipal da Batalha, Raúl Castro, falou com a Rádio Observador e explicou que o ferido mais grave, a proprietária da habitação onde ocorreu a explosão, está internada no Hospital de Leiria. O marido também foi encaminhado para a mesma unidade, mas já teve alta.

Todos os habitantes do prédio em causa foram aconselhados a deixar as suas casas, para que sejam analisadas as condições estruturais do edifício, e foram para casa de familiares.

Segundo o autarca, “o apartamento onde aconteceu [a explosão] está completamente destruído”.  Os prédios à volta não foram afetados.

Durante a noite o prédio esteve sob vigilância da GNR e estava prevista para este domingo uma avaliação das causas, por parte das autoridades. “Agora há que aguardar o relatório da situação estrutural, para saber se as famílias podem regressar às suas casas ou se terão de ser tomadas outras medidas.”

Artigo atualizado às 11h20 de 13 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR