O professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi alvo de uma denúncia assinada por 129 alunos da Faculdade de Letras no ano passado, que levou o senado da Universidade do Porto a determinar o seu despedimento. Agora, avança o jornal Público, António Sousa Pereira, reitor desta instituição de ensino, confirma que o professor auxiliar será despedido, através da assinatura de um despacho. Em causa estavam comentários sexistas, racistas e xenófobos.

Em janeiro deste ano, o senado da universidade determinou que a sanção a aplicar ao docente seria o despedimento e o reitor não contrariou essa decisão. O despedimento só terá efeito após a publicação do respetivo despacho em Diário da República — que deverá acontecer nos próximos meses. O mesmo jornal indica ainda que Pedro Cosme da Costa Vieira ainda pode recorrer da decisão no Tribunal do Trabalho.

Professor da Universidade do Porto suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Na altura da denúncia, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto entendeu que era “suficientemente clara a existência de matéria factual para instaurar o competente processo disciplinar ao professor (…) por estarem em causa, em abstrato, violação de deveres imputados aos trabalhadores (…), bem como outros que poderão ser apurados, sem prejuízo de eventual apuro em matéria criminal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR